Como ler mais rápido? Confira dicas valiosas para adquirir essa habilidade!

Sua lista de livros continua crescendo e você não sabe por onde começar? As  leituras acadêmicas estão atrasadas? Você gostaria de ler mais livros – e mais rápido? Então, confira aqui nossas dicas!

Como ler mais rápido

Ler mais rápido é uma habilidade desejada por muitos estudantes. Se você já se viu às vésperas de uma prova com páginas e mais páginas de leituras obrigatórias acumuladas, você sabe exatamente do que estamos falando. 

Se você está se perguntando como ler mais rápido, a boa notícia é que existem estratégias reais para aumentar o número de palavras que você consegue ler em um minuto. Entretanto, para aprendê-las e executá-las com êxito, é necessário dedicação e prática contínua.

Dessa forma, no texto de hoje, vamos falar sobre a importância e os benefícios da prática da leitura acelerada. Aqui você também encontrará dicas valiosas para adquirir a habilidade de ler e aprender mais rápido.

Confira nossas orientações e se torne um verdadeiro devorador de livros!

 

A importância da leitura

A leitura é uma atividade enriquecedora sob diversos aspectos. Afinal de contas, através dos livros, ampliamos nossos horizontes, conhecemos novas formas de pensar, adquirimos conhecimentos teóricos e práticos, e nos tornamos mais cultos. 

Assim, cultivar o hábito da leitura pode proporcionar diversos benefícios. 

Confira alguns deles a seguir!

  • Ler estimula nosso cérebro

A leitura ajuda a manter nosso cérebro ativo. Vários estudos comprovam que ler é um estímulo mental, ao passo que pode prevenir ou retardar a progressão de doenças como o Alzheimer. 

  • Ler diminuiria nosso estresse

A leitura reduz nosso estado de ansiedade. Ao ler um romance, nos transportamos para outra dimensão, e até a leitura de um artigo interessante pode aliviar nossa ansiedade.

  • Ler melhora nosso conhecimento

Quanto mais conhecimento e bagagem cultural tivermos, mais bem equipados estaremos para enfrentar novos desafios. 

  • Ler aumenta nosso vocabulário

A prática da leitura permite aprender novas palavras e melhora nossa capacidade de comunicação. Ler também tem um efeito benéfico no aprendizado de uma língua estrangeira.

  • Ler melhora a redação de nossos textos

Escrever melhor anda de mãos dadas com o exercício da leitura. Dessa maneira, ao ler textos bem escritos, você terá um efeito perceptível no seu próprio estilo de escrita.  

  • Ler faz nossa memória funcionar

Lembrar os personagens ao longo da história, reter informações relacionadas a narrativa ou os argumentos do autor, ajuda a criar sinapses (áreas de contato entre os neurônios) e solidifica as sinapses já existentes, assim, melhorando nossa memória.

  • Ler é um entretenimento financeiramente acessível

Graças aos sebos, livros de bolso, livros digitais, acervos digitais de livros em domínio público e bibliotecas, você pode encontrar algo para alimentar sua sede de leitura sem necessariamente gastar muito dinheiro.

 

Agora, imagine poder potencializar todos esses benefícios lendo mais livros em menos tempo? Quer saber como ler mais rápido? Então, que tal começar pelo por quê?

 

Por que ler mais rápido?

Frequentemente, apenas o desejo de adquirir alguma habilidade pode não ser motivação suficiente para praticar. No entanto, entender o porquê de obter essa competência, pode te estimular a começar e persistir em seu objetivo. Reflita sobre os pontos que elencamos sobre o porquê ler mais rápido.

  • Para processar qualquer material mais rápido

Processar rapidamente qualquer material escrito é uma habilidade que pode te ajudar a estudar com mais eficácia. Isso porque você consegue entrar em contato com todo conteúdo do material, selecionando os trechos que mais servem aos seus propósitos naquele momento. 

É claro que você não terá aprendido tudo o que leu, mas terá uma ideia clara do que focar.

  • Para memorizar melhor

É comum que, ao ler na sua velocidade normal, você entre no piloto automático: seus olhos rolam pela página, mas você está com a cabeça em outro lugar. Por outro lado, ler mais rápido demanda maior concentração mental, melhorando a memorização das informações importantes.

Claro, se você ler muito rápido em algum ponto, isso também tornará sua memorização pior. Assim, é preciso encontrar a velocidade ideal para você.

  • Para aumentar a sua compreensão

Mesmo discurso do ponto anterior. A leitura rápida é uma das estratégias que o conduzem ao nível ideal de concentração para compreender um texto. Ao utilizá-la, você se vê obrigado a permanecer atento e receptivo, precisamente porque se trata de um processo de leitura ativo. 

  • Para potencializar suas habilidades

Treinar nosso cérebro é, de certa forma, como treinar nosso corpo. Se você não aumenta a dificuldade dos exercícios, você não evolui. A leitura rápida força seu cérebro a se esforçar um pouco mais conforme você acelera – é, portanto, um antídoto para a preguiça mental e um incentivo para sempre melhorar.

Agora que você já tem motivos suficientes para aprender a como ler mais rápido, descubra nossas orientações para vencer a sua pilha de livros e textos acumulados. 

 

Maneiras de ler mais livros

Primeiro, vamos internalizar a seguinte ideia: não existe forma errada de ler. Cada leitor tem dificuldades específicas, portanto você precisa focar em melhorar suas habilidades pessoais, sem se comparar com os outros. 

Contudo, existem algumas dicas que funcionam para a maioria das pessoas que desejam ler mais rápido para, assim, lerem mais livros. Geralmente, quem lê um volume maior de obras, sempre tem um exemplar ao seu alcance. 

Seja um livro de bolso ou um pequeno leitor digital que armazena milhares de textos, você certamente lerá mais se tiver sempre um livro disponível. Assim, você pode aproveitar aquela longa espera na recepção do dentista para fazer a leitura de algumas páginas, ao invés de ficar deslizando os olhos nas redes sociais.

Outra sugestão que funciona muito bem para estimular a leitura, é criar um grupo de leitura com seus amigos. Isso porque ter metas conjuntas é um bom motivo para ser mais consistente com o objetivo de ler mais. A propósito,  existem muitos grupos online de leitura coletiva aos quais você pode se juntar! 

Sobretudo, mesmo participando de grupos, não se force a ler livros incompatíveis com as suas preferências. Assim você não ficará frustrado no meio da leitura. Mas caso isso ocorra, não tenha medo de abandonar o livro. Existem estilos e temas para todos os gostos!

Finalmente, vamos às dicas de como ler mais rápido para você começar a praticar hoje!

 

Como ler mais rápido: 6 dicas práticas

Como ler mais rápido

As dicas que selecionamos aqui, irão te ajudar a ler mais rápido, mas também a ler com inteligência e eficiência. Portanto, iremos além das técnicas de leitura dinâmica – embora seja uma excelente estratégia para aumentar sua velocidade de leitura. Então vamos às nossas dicas práticas!

Dica 1: Defina uma meta de leitura

Antes de tudo, pergunte-se qual é o objetivo de sua leitura:

  • Você precisa responder a uma pergunta específica?
  • Seu objetivo é se aprofundar em uma técnica em particular?
  • Você quer saber o básico de uma disciplina?

Este exercício o ajudará a distinguir o que você precisa focar na leitura, e o que você pode ter superficialmente – confira a próxima dica!

Dica 2: Pratique a leitura seletiva

Faça uma leitura seletiva do seu livro (skimming).

Dependendo de seus objetivos e do tempo disponível, você pode optar por não ler:

  • O que você já sabe;
  • Passagens repetitivas;
  • Parágrafos muito detalhados em relação ao objetivo;
  • Desenvolvimentos desinteressantes na narrativa;

Dica 3: Aplique a técnica spotting

Folheie seu livro com objetivo de montar um trajeto para sua leitura:

  • Explore o índice, títulos e subtítulos;
  • Leia a apresentação do autor, introdução, contracapa, resumos dos capítulos;
  • Localize as palavras e frases em negrito;
  • Analise rapidamente caixas, diagramas, tabelas.

Dica 4: Amplie seu vocabulário

Quanto maior o seu vocabulário, mais rápido você lerá e compreenderá o texto. Durante a leitura, não hesite em assinalar palavras e frases que você não compreendeu, mas deixe as pesquisas a dicionários para depois. 

Isso porque interromper a leitura pode tirar seu foco e reduzir sua eficiência. Portanto, ao se deparar com termos desconhecidos, tente adivinhar o significado pelo contexto ou pela própria estrutura da palavra (sufixo, raiz, prefixo).

Dica 5: Evite distrações 

Você lerá com mais eficácia se estiver descansado, confortavelmente sentado em uma área tranquila, longe de todas as distrações. Lembre-se de que você está engajado em uma leitura ativa.

Portanto, para fazer anotações e manter seu cérebro alerta, evite ficar em uma postura desconfortável, como afundado no sofá. Escolha sentar-se em uma posição que lhe permitirá permanecer dinâmico para escrever e se concentrar conforme necessário. 

Dica 6: Utilize técnicas de leitura dinâmica

Por último, mas não menos importante, a leitura dinâmica é um excelente recurso para você que quer saber como ler mais rápido. Você encontrará na web diversas ferramentas, treinamentos e cursos intensivos em leitura dinâmica para experimentar.

Ainda assim, listamos aqui as técnicas mais frequentemente usadas. 

Confira:

  • Antes de começar a ler, é preciso relaxar os olhos: boceje e pisque suas pálpebras por um tempo, sempre mantendo o ritmo que preferir. Repita sempre que se sentir cansado
  • Evite a subvocalização – aquela voz mental que fica “repetindo” simultaneamente aquilo que você lê; 
  • Amplie seu campo de visão para capturar o máximo de palavras possível no menor tempo possível. Existem vários exercícios com esse propósito.
  • Aprenda a reconhecer palavras: escolha uma palavra simples, que você sabe com certeza está contida em um texto, e tente encontrá-la na página simplesmente com um relance.
  • Use uma caneta como um ponteiro, movendo-a para frente sempre um momento antes de seus olhos terminarem de ler as palavras. O objetivo é que seus olhos sigam a caneta e não ao contrário.

 

Conclusão

Por fim, ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, ler mais rápido não significa, necessariamente, menor aproveitamento do texto. Como vimos, ler muito devagar pode ser contraproducente, porque faz com que nossa mente seja mais rápida que nosso olho, distraindo-nos.

E então, pronto para colocar em prática nossas dicas? Esperamos que você utilize nossas orientações para transformar os seus hábitos de leitura e, assim, conseguir ler mais rápido, sem comprometer a compreensão e memorização. 

#Dica bônus: você pode encontrar na Internet sites e aplicativos para testar e medir sua velocidade de leitura. Testamos três que funcionaram muito bem, e você pode utilizar gratuitamente: Spreender, Speed Reader e Quick Read. Experimente!

*

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas e técnicas de estudo para aumentar sua eficiência e aproveitamento! Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *