Como funcionam os cursos EAD?

Como funcionam os cursos EAD?

Descubra informações chave para descobrir como funcionam os cursos EAD na prática. Saiba mais aqui!

Comodidade, flexibilidade, otimização do tempo e de recursos. Com esses diferenciais, a ensino à distância (EAD) ganha cada vez mais adeptos. Sejam cursos livres, de idiomas ou até mesmo graduação e pós-graduação, a EAD oferece acesso, inclusão e amplia as possibilidades para quem quer estudar, capacitar-se e aprender.

Se você está pensando em fazer uma EAD e tem dúvidas sobre como funciona, confira aqui algumas informações-chave. A ideia é quando chegar no final do texto, você entenda um pouco mais sobre como funciona os cursos à distância e se essa modalidade de ensino supre a sua necessidade.

Acompanhe!

Como funcionam os cursos EAD?

1. Processo Seletivo

Em linhas gerais, cada instituição de ensino (IES) decide como será seu processo seletivo. No entanto, caso a sua pretensão seja fazer uma graduação, é necessário ter concluído o ensino médio. Se for uma pós, é obrigatório ter da faculdade. Isso é comum a todas.

As diferenças entre os processos seletivos variam desde vestibular até a análise do histórico escolar do candidato. Algumas, por exemplo, aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério.

2.Ambiente de aprendizagem

Na prática, os cursos à distância são oferecidos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma plataforma digital onde os alunos possuem acesso às aulas, plano de ensino da disciplina, entrar em contato com os professores, participar dos fóruns de discussão, tirar as dúvidas, entre outras atividades.

O que o aluno faz dentro do AVA fica registrado e utilizado para avaliar a participação dos estudantes.

3. Material didático

Normalmente, cada disciplina possui um livro-texto que serve de base para o professor conduzir o curso. Algumas IES oferecem esse material didático impresso, outras apenas de forma eletrônica.

Fora isso, normalmente, são oferecidos materiais complementares, os quais ficam acessíveis aos alunos pelo AVA. Exemplos: palestras, textos, livros, listas de exercícios, vídeo-aulas…

4. Tutores

Fora os professores, responsáveis pelas disciplinas, os cursos à distância contam com o suporte dos tutores. Esses ficam nos pólos presenciais, em contato direto com os alunos, ajudando nas atividades presenciais obrigatórias. Ainda existem os tutores que efetuam os atendimentos online, tirando as dúvidas e dando suporte necessário aos estudantes.

5. Avaliações

O MEC exige que todos os cursos EAD façam as avaliações presenciais. Assim, os alunos fazem as provas e o trabalho de conclusão de curso (TCC) nos pólos presenciais das IES.

A frequência das avaliações varia de IES para IES. Fora isso, algumas provas são feitas no próprio AVA, assim como entrega de trabalhos, exercícios resolvidos, algumas discussões, tudo feito de forma online.

6. Diploma

Ao chegar ao final do curso EAD, o aluno desenvolve um trabalho de conclusão de curso cuja execução e avaliação são realizadas nos pólos presenciais.

Destacamos que o diploma de uma EAD é idêntico ao de um curso presencial, em termos de validade, aceitação do mercado, contratação para cargos de nível superior, utilização em concursos públicos ou continuação dos estudos em uma pós-graduação.

Inclusive, não existe nenhuma identificação de que o curso foi realizado a distância. Porém, a graduação precisa ser reconhecida pelo MEC.

Com essas informações chave em mãos, você já sabe como funciona os cursos à distância, na prática. No entanto, alguns pontos precisam ser avaliados na hora de procurar uma EAD como informações sobre a IES, o AVA, corpo docente, estrutura dos pólos presenciais entre outras. Fique atento!

Gostou desse artigo? Conhece alguém que gostaria de saber mais sobre como funcionam os cursos à distância? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *