Como focar nos estudos e não cair nas armadilhas das redes sociais?

Como focar nos estudos e não cair nas armadilhas das redes sociais?

As redes sociais estão verdadeiramente te atrapalhando nos estudos, calma.
Esse post vai te ensinar como focar nos estudos e não cair nas tentações das redes sociais.

Se você tenta estudar e não consegue porque fica entrando no Whatsapp de cinco em cinco minutos, esse conteúdo é para você. É muito comum, quando estudamos, cairmos na tentação de vermos uma mensagem ou ainda se sobre aquela notificação de curtida de uma foto.

Sim, as redes sociais são uma tentação. Primeiro, porque são extremamente presentes na nossa realidade atual (ainda mais em momentos de pandemia). Depois, porque biologicamente já é difícil para nosso cérebro se concentrar por muito tempo em uma mesma tarefa.

Aí dá aquela vontade de dar uma olhadinha no celular. Quando você percebe, está há uma hora trocando meme no grupo da família. Se essa é uma das suas sinas e as redes sociais estão verdadeiramente te atrapalhando nos estudos, calma.

Esse post vai te ajudar.

Como focar nos estudos e evitar as distrações?

O celular é o principal vilão e o que te faz perder a linha de raciocínio, então basicamente, esse é o problema que precisa ser atacado. Crie estratégias. É necessário concentração e força de vontade. Divida seus estudos em blocos de tempo, com pausas entre eles.

Uma técnica que pode ajudar é uma chamada Pomodoro. Durante as pausas, verifique as redes sociais, mas apenas durante um tempo específico. Depois, esforce-se para ficar o bloco de tempo concentrado nas matérias.

Outra dica é….

Utilize mais livros e menos aparelhos eletrônicos

Corte as tentações! Se o celular estiver muito perto, claro que será inevitável dar aquela olhada no Instagram. Assim, uma dica é cortar os dispositivos eletrônicos do seu alcance. Concentre-se nos livros.

Desligue o celular, desative as notificações, se possível fuja até do computador. E se possível, avise a família e os amigos que por determinado tempo você estará offline.

Opte por um computador ou notebook em vez do celular

Claro que eventualmente vai ser necessário consultar algo na internet. Nesse caso, opte por fazê-lo de um computador ou de um notebook em vez do celular. Isso porque, seguindo a lógica do item anterior, é uma maneira de cortar a tentação de verificar as redes sociais.

Mas nada de ficar nas versões web do Whatsapp, hein?

Planeje seu estudo diário

Planejar o estudo e seguir um cronograma específico ajuda a estabelecer uma rotina e a equilibrar o uso do celular. Deixar os materiais separados antes de entrar de cabeça nas matérias também é uma dica para começar a estudar e desligar-se da internet.

Planejar-se também é uma forma de diminuir a ansiedade. Assim, você consegue programar o que precisa ser estudado e separar tempo hábil para isso.
Com gerenciamento de rotina, fica simples cumprir cada uma das tarefas previstas e ainda contar com esse espaço para eventuais acontecimentos inesperados.

Assim, você poderá ficar mais focado!

Com essas dicas, você saberá como focar nos estudos e não cair nas armadilhas das redes sociais. Organize-se com disciplina e tenha os estudos em dia! E você atingirá o sucesso, sem sombras de dúvidas.

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *