Como fazer um plano de estudo para faculdade EaD

Como fazer um plano de estudo para faculdade EaD

Fazer um curso EaD demanda disciplina, foco e motivação. Organizar um plano de estudos é a principal via para isso! Saiba mais!

Muita gente acredita que não possui disciplina para seguir uma graduação ou faculdade de ensino à distância. Nós gostaríamos de desconstruir esse mito aqui neste post e te ensinar a fazer um plano de estudos para faculdade EaD.

Primeiro, vale a pena chamar a atenção para o fato que, independentemente do formato do curso, sempre será necessário disciplina no atingimento das suas metas.

Isso também é válido para o presencial. Depois que com dedicação, organização e disciplina, é possível estudar por conta e atingir seus objetivos – quaisquer que eles sejam.

Da mesma forma que acontece com o trabalho, o segredo está em comprometer-se com horários pré-determinados de estudos. Outra dica é reservar dias e turnos para realização das tarefas. Assim, é possível criar uma rotina favorável para mensurar todo o progresso com mais clareza.

Partindo dessas premissas, leia as dicas que separamos a seguir. Elas vão te ajudar não apenas a montar seu plano de estudos EaD, para assim, como criar um cronograma que atenda às suas necessidades. Além de extrair o máximo que um curso à distância pode oferecer. Vamos lá?

Como fazer um plano de estudo para faculdade EaD

Retomando: para conquistar um diploma da faculdade em EaD, é necessário planejamento. Para isso, você precisa analisar quantas horas poderia gastar por dia para aprender. Além de quais matérias possui maior facilidade ou dificuldade.

Com essas informações em mãos, consegue mensurar seu tempo, priorizar atividades e reservar momento tanto descanso quanto para diversão. Para te auxiliar nessas atividades, separamos um passo a passo simples:

Comece focando no objetivo

Focar no seu objetivo, com motivação e entusiasmo, é a única maneira de conseguir seguir seu plano de estudos. Mentalize o porquê você está fazendo uma faculdade e o que vai conquistar quando terminá-la.

Relembrar continuamente sobre as suas motivações é uma maneira eficaz de reunir forças, tanto para seguir o planejamento, quanto para não perder-se no meio do conteúdo. Por isso, organize-se, esse é o primeiro passo para saber como fazer um plano de estudo para faculdade EaD.

Organize-se

Assim, dessa forma, você conseguirá seguir as atividades com mais facilidade. Como mencionamos no item anterior, o primeiro passo consiste em dividir a sua semana com horário reservados para os estudos.

Um ponto de atenção SEMPRE é garantir um equilíbrio entre tarefas, horas de descanso, lazer e atividades físicas. Outro é dedicar duas horas por dia para absorvê-lo. Inclusive, essa é uma maneiras aconselhadas para evitar a fadiga mental.

Siga a rotina

Outro passo importante para concentrar-se no ensino EaD é um plano de estudos, afinal, de nada adianta planejar e não executar. Atenha-se a rotina e comprometa-se com o cumprimento das atividades.

Imprevistos acontecem e, nesses casos, cabe remanejar a sua agenda para honrar o compromisso destinado aquela semana. Contudo, fique atento na hora de realmente classificar imprevistos – e não apenas procrastinar.

Planejar-se também é uma forma de diminuir a ansiedade. Assim, você consegue programar o que precisa ser estudado e separar tempo hábil para isso.
Com gerenciamento de rotina, fica simples cumprir cada uma das tarefas previstas e ainda contar com esse espaço para eventuais acontecimentos inesperados.

Para finalizar, lembre-se que um bom plano de estudos para EaD deve levar em conta momentos de descansos. Como mencionamos na introdução do texto, o cérebro precisa de momentos de diversão e relaxamento.

Exercícios físicos são absolutamente essenciais para aumentar a atividade cerebral e para armazenar mais informações na nossa memória. Dormir também é importantíssimo para a saúde e ainda contribui para a preservação da memória de longo prazo.

Com essas dicas, você saberá como fazer um plano de estudo para faculdade EaD e se dar bem em uma graduação EaD. Organize-se com disciplina e tenha os estudos em dia! E você atingirá o sucesso, sem sombras de dúvidas.

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *