Como fazer Networking na Faculdade

E se o assunto for carreira, logo se fala sobre a necessidade de ter contatos, ou seja, networking. Para conseguir boas oportunidades, além de informações privilegiadas que podem fazer toda a diferença no futuro.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a carreira de qualquer pessoa começa na faculdade e não somente após receber o tão sonhado diploma.

E uma dúvida que muitos jovens possuem é: como fazer o tal networking. Como funciona esse processo?

Afinal, não se trata apenas de fazer bons amigos por aí, mas sim de construir sólidas parcerias que podem ajudar você a avançar na profissão.

Então se você nunca ouviu falar ou já é universitário e quer aprender como fazer a famosa prática do networking, fique com a gente que daremos ótimas dicas para aumentar a rede de contatos no meio acadêmico.

Qual é a importância do Networking?

Além dos recursos oferecidos pela internet, primeiro é preciso reconhecer que a universidade é o ambiente perfeito para conhecer novas pessoas.

Aprender várias habilidades e interagir com professores que já possuem certa experiência no assunto e serão uma ponte para futuras indicações e novos empregos.

Quem possui habilidade para aproveitar os benefícios oferecidos por meio do networking, ainda durante a faculdade, estará sempre um passo à frente dos concorrentes que disputarão vagas com você futuramente.

Converse com os professores

São eles os primeiros a te guiar rumo a carreira. Por isso, esse relacionamento deve ser valorizado ao máximo!

Além de falar com eles nos horários de aula, procure-os também para conversar sobre outras coisas, mesmo que não tenha relação com a matéria que lecionam.

Professores universitários são pessoas com um enorme e vasto conhecimento cultural e dominam outros assuntos.

Conversar com eles podem render ideias para trabalhos. Novos negócios, esclarecer algumas dúvidas e talvez te mostrar uma nova perspectiva onde você não imaginava que seria possível existir algo.

A grande experiência dos professores poderá lhe garantir muito conhecimento, informações sobre sua área e até mesmo ser o mediador em uma oportunidade de trabalho.

Colegas de classe

Seu comportamento em sala de aula é super importante para uma boa relação de networking.

Ser sempre gentil, educado e nunca ser agressivo demais nas discussões em sala quando precisar defender o seu ponto de vista.

Essa é sua chance de ouro, aproveite dos trabalhos acadêmicos em grupo e se torne destaque, se esforçando ao máximo em suas tarefas.

Você não precisa tomar as rédeas como líder para que seja reconhecido. Ouvir mais o que os outros colegas têm a dizer e colaborar sempre além do que foi pedido.

Após um trabalho em grupo bem sucedido, ou um não tão bem sucedido assim, reúna o pessoal para fazer algo descontraído como ir tomar uma cerveja ou café.

Pessoas de outros cursos

Conhecer pessoas de outros cursos da sua universidade é algo muito enriquecedor. Mas para se aproximar deles você precisará se envolver mais nas atividades extracurriculares. Ou seja, ser do tipo que não perde uma palestra, independente do tema. Participando também de projetos como empresas juniores e monitorias.

Procure saber se existe algum grupo no Facebook com os alunos de sua instituição. Pois esse pode ser um bom lugar para conversarem sobre o campus, se informarem dos eventos, cursos e demais atividades.

Não encontrou esse grupo?

Seja o primeiro, crie e divulgue-o para seus colegas!

Participe de grupos

A participação em grupos é uma maneira muito boa para fazer networking e não estou falando apenas de grupos para fazer algum trabalho acadêmico. Grupo são lugares onde geralmente os membros possuem interesses parecidos. Proporcionando uma afinidade nos objetivos e relações mais firmes e produtivas.

Sejam eles grupos de esporte, internet, tarefas e etc, forme grupo ou faça parte deles. Assim sem dúvidas você ampliará seus contatos e conhecimentos.

Porém, o mais importe sobre o networking é saber que o objetivo dele não é se aproximar das pessoas apenas por interesse. Cair nessa confusão pode prejudicar sua reputação, por isso, esteja aberto a novas conexões e possibilidades.

Quanto maior a quantidade de pessoas que você conhecer e quanto melhor for sua reputação com elas. Certamente que coisas boas virão deles e isso irá garantir oportunidades na carreira.

Participe das feiras científicas

É comum que ocorram feiras de profissões na maioria das faculdade e universidades.

Normalmente, o propósito é mostrar como funciona a profissão na prática e o que é aprendido durante a graduação. Além de quem realiza essas feiras são os próprios estudantes.

Esse é um momento importante. Pois está relacionado diretamente com sua capacidade de organização. Caso tudo ocorra da melhor maneira possível, as chances de você ser notado serão ainda maiores.

Além disso, há sempre olheiros que participam dessas feiras para encontrar um futuro e promissor estagiário.

Aproveite sempre cada oportunidade e valorize cada relação que conseguir durante essa fase universitária.

Gostou dessas dicas? Então vai gostar desse post sobre como aproveitar a faculdade para conseguir um emprego melhor.