Como fazer faculdade sem muito dinheiro

Como fazer faculdade sem muito dinheiro

Dicas e orientações de como fazer faculdade sem muito dinheiro e transformar as dificuldades em oportunidades de excelência

Fazer uma faculdade é o sonho de muita gente e, se você está aqui neste post, provavelmente deve ser o seu. E não é para menos. Cursar uma graduação significa abrir-se a uma das experiências mais ricas da vida, dar um grande passo em relação a quem você quer ser no mundo e plantar as sementes do futuro.

Isso mesmo, a graduação é uma das fases da vida mais enriquecedoras, uma das que marcam a nossa própria evolução, no qual criamos oportunidades e caminhos que iremos percorrer. A ideia parece ótima, não é mesmo? Mas nem sempre é assim tão fácil de alcançar. Na maioria das vezes, o obstáculo é a falta de dinheiro. Acredite, é normal, e fique tranquilo, pois você não está sozinho nessa.

Assim como várias conquistas na vida, conseguir fazer uma faculdade demanda planejamento e organização. Com os direcionamentos corretos é mais fácil aproveitar as oportunidades, transformar as dificuldades em desafios e visualizar que SIM é possível fazer faculdade sem ter muito dinheiro.

Separamos aqui algumas dicas de como lidar com a situação de não ter grandes recursos financeiros para conseguir investir no seu futuro. Vamos lá?

Descubra como transformar as dificuldades em oportunidades de excelência

Acompanhe seus gastos

Organize-se desde o começo do mês e evite aquela sensação de chegar no final sem um Real no bolso. Isso só é possível acompanhando seus gastos de perto, anotando tudo que você comprar. Depois de uns meses adotando esse hábito, você consegue ter um panorama de onde está indo seu dinheiro. Um dos maiores “ralos” de dinheiro são as pequenas compras, como um café e um pão de queijo. Prestar atenção nos seus hábitos de consumo é uma das maneiras mais inteligentes de saber onde economizar.

Você também pode:

  • Reservar um dia no mês para organizar a vida financeira;
  • Criar metas e objetivos;
  • Evitar dívidas.

Priorize

Depois de saber em que você gasta seu dinheiro, é possível definir quais são as suas prioridades. Transporte, por exemplo, representa uma grande fatia do orçamento. Então, na hora de ir para algum lugar, analise as possibilidades. Transporte público, caronas, ir a pé ou de bicicleta podem ser boas formas de economizar.

Outro ponto é a alimentação: comer fora de casa é custoso, então a dica é cozinhar para diminuir os gastos. Claro que você ainda terá que sair de vez em quando, ninguém é de ferro. O que acha de tentar gastar menos, por exemplo, evitando pedir bebida? Priorize seus gastos e veja que no final, sobrará dinheiro para você ir naquela festa com os amigos.

Você também pode:

  • Transformar seus gastos em períodos de leitura;
  • Aprender e escolher os eventos;
  • Acessar conteúdos gratuitamente.

Visualize oportunidades

Uma das maneiras de conseguir fazer uma faculdade sem muito dinheiro é enxergar as oportunidades e usufruir delas. Existem muitas instituições que oferecem bolsas de estudo e estágios remunerados. Essas são ótimas ocasiões para quem não tem experiência profissional e precisa de dinheiro.

Existem chances de trabalho que são de grande ajuda, como conseguir freelas na internet, transcrição de entrevistas, legendagem de vídeo e traduções. Há ainda vagas temporárias em restaurantes, lanchonetes e eventos. Vá atrás, lembrando sempre de ver se a rotina de trabalho é compatível com os estudos.

Você também pode:

  • Ficar atento(a) ao desconto de pontualidade;
  • Cuidar bem de seus resultados acadêmicos;
  • Encontrar um trabalho adequado.

Como fazer faculdade sem muito dinheiro? Informe-se

Gostou dessas dicas? De onde vieram essas, têm mais. Você pode consultar sempre que quiser o blog da UNICEP. Aqui, encontra conteúdos de qualidade, orientações e dicas para inspirar a sua vida de universitário.

Você também pode baixar o e-book ‘Segredos para sobreviver a faculdade sem muito dinheiro, preparado exclusivamente para ajudar pessoas que nem você.
As dicas apresentadas buscam inspirar os universitários com pouco dinheiro e criar soluções para auxiliar o sustento durante os anos da faculdade. Não são regras únicas e, tampouco, são suficientes para esgotar as opções disponíveis e aprender a economizar.

Inclusive, as que mostramos aqui nesse post são tratadas mais a fundo no nosso e-book: Segredos para sobreviver na faculdade sem muito dinheiro! Desejamos boa sorte e uma ótima jornada em sua vida na faculdade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *