Como exercitar o cérebro: confira conselhos para o dia a dia

Manter o cérebro ativo possibilitará a conservação das suas habilidades cognitivas por muito mais tempo! No post de hoje, descubra como exercitar o cérebro!

Como exercitar o cérebro

Para fortalecer as pernas, os braços ou mesmo as costas, os treinos direcionados permitem obter resultados concretos. Assim como o corpo, nossa mente também requer manutenção contínua para poder manter-se em forma e funcionar eficazmente. Então, como exercitar o cérebro?

Memória, linguagem, emoções, raciocínio… o cérebro regula muitas funções ou capacidades cognitivas, por isso é importante saber como mantê-lo o melhor possível, pelo maior tempo possível.

Daí a necessidade da importância de manter uma rotina saudável e treinar este “músculo” regularmente. No texto de hoje, iremos apresentar conselhos e dicas para um treinamento que consolidará sua atividade cerebral e otimizará suas habilidades intelectuais. Confira!

Por que exercitar o cérebro?

O cérebro também pode ser treinado intensivamente para “aprimorar os músculos” de habilidades cognitivas, como a memória. Segundo pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, seria de fato possível treinar seu cérebro como outras partes do corpo, um gesto que não o tornaria mais “inteligente”, mas que melhoraria o desempenho exigido para a vida, escola ou trabalho.

Os avanços da neurociência e as recentes descobertas feitas no campo da “plasticidade cerebral” validam a importância do treinamento e seu impacto em todas as áreas: bem-estar, desempenho, autoconfiança.

Em particular, tem sido demonstrado por estudos recentes que novas conexões cerebrais são possíveis em qualquer idade, cancelando assim o postulado que tornava as perdas cognitivas inevitáveis.

Vários mecanismos fisiológicos explicam esse benefício ligado a uma vida intelectual intensa:

  • neurônios estimulados e, portanto, ativos, recebem mais oxigênio e nutrientes; 
  • a estimulação neural multiplica o número de conexões sinápticas; 
  • neurônios ativos secretam fator de crescimento neuronal essencial para seu desenvolvimento e sobrevivência; e
  • a regeneração de neurônios a partir de células-tronco embrionárias pode ocorrer durante a vida adulta.

Hábitos que fazem bem para o cérebro

Antes mesmo de montar exercícios para fortalecer o cérebro, é uma questão de adotar esses três bons hábitos diários:

Hábito 1: ter o sono em dia

O sono é essencial para o corpo, que precisa descansar… mas também é crucial para o cérebro! De fato, uma das principais funções do sono é consolidar a memória dos eventos que ocorreram durante o período em que estávamos acordados.

Assim, se você não dormir o suficiente notará problemas de concentração e até mesmo dificuldades em sentir e controlar suas emoções ou em ser criativo.

Um estudo recente da Universidade de Wisconsin-Madison também comprova uma forte ligação entre a falta de sono e a presença de marcadores da doença de Alzheimer no líquido cefalorraquidiano do cérebro. O suficiente para motivá-lo a regular melhor o seu sono, não é mesmo?

E por que não usar seus sonhos como forma de treinar seu cérebro? Anotá-los assim que você acordar em um caderno permite que você trabalhe em sua memória de curto prazo e se reconecte com seu inconsciente. Uma ideia inteligente para fazer do sono uma forte fonte de criatividade.

Hábito 2: ter uma alimentação saudável

A comida também tem uma influência inegável em nossas capacidades cerebrais. O cérebro é composto de diferentes elementos (neurônios, sinapses, neurotransmissores, etc.) que precisam dos nutrientes encontrados nos alimentos para funcionar adequadamente: ômega-3, gorduras, colesterol, aminoácidos, etc.

Além disso, é comprovado pela ciência: um estudo da Universidade de Oxford provou que idosos com altos níveis sanguíneos de vitamina B12 tinham um risco de envelhecimento cerebral seis vezes menor do que aqueles com deficiência de B12.

Ainda mais: sabemos há alguns anos que a microbiota presente em nossos intestinos (ou seja, todas as bactérias, vírus e parasitas que se desenvolvem lá) influencia fortemente nosso cérebro e, em particular, nossa capacidade de gerenciar nossas emoções. 

Por fim, lembre-se também de se manter hidratado. Seu cérebro é 85% água e, quando está mal hidratado, você pode notar uma diminuição em certas habilidades cognitivas, como concentração e memória de curto prazo.

Hábito 3: praticar exercícios físicos

Você provavelmente já sabe disso: praticar esportes ou exercícios físicos regulares (como caminhar) ajuda a oxigenar o cérebro e melhorar o metabolismo. 

Há muito se sabe que a prática regular de uma ou mais atividades físicas pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, manter uma boa condição física e evitar a obesidade e a pressão arterial.

Mas muitas vezes esquecemos o quanto a ativação do seu corpo também libera moléculas e hormônios que ajudam o cérebro a funcionar bem, como as endorfinas.

Portanto, é recomendado que você fique ativo por pelo menos 30 minutos por dia. Seja uma atividade de resistência ou cardio, treinamento de força, natação, ou apenas alguns minutos de caminhada, não importa, desde que seu corpo libere essas substâncias incríveis de felicidade!

Você implementou essas 3 dicas básicas? Parabéns: você se preparou para seu treinamento cerebral diário e agora pode começar a explorar as diferentes maneiras de treinar seu cérebro. Então, vamos às dicas!

 

Como exercitar o cérebro?

Assim como há uma ampla gama de exercícios de força, condicionamento físico e cardio, não faltam opções de atividade que melhoram a função cognitiva. É importante descobrir quais funcionam melhor para você, a fim de alcançar seus objetivos. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo

Dica 1: Mudar a rotina e saia do automático

Por um lado, a rotina permite que você concentre sua atenção nas decisões importantes da vida cotidiana. Permite delegar elementos que não requerem a intervenção ativa do cérebro.

No entanto, a rotina também pode tornar seu cérebro preguiçoso rapidamente. Por isso, é interessante forçar-se regularmente a quebrar essas práticas comuns do dia a dia. 

Por que não, por exemplo, tomar seu café após tomar banho pela manhã, e não o contrário? Ou usar as escadas em vez do elevador? Ou tomar um caminho diferente para o trabalho?

Mas cuidado: em momentos de estresse, esse exercício deve ser evitado, pois a rotina ajuda a manter a calma. Não coloque sua saúde mental em risco para fortalecer seu cérebro: você perderá a serenidade.

Dica 2: Desconecte-se e leia mais

São muitos os efeitos benéficos da leitura em nosso cotidiano:

  • Melhora do capital de memória e, portanto, redução de distúrbios de memória e envelhecimento cerebral
  • Melhora da capacidade de empatia, graças à melhoria do discernimento e, em particular, da antecipação do comportamento dos outros, que permite comunicar melhor com os outros
  • Desenvolve a criatividade.

Assim, além de te entreter, a leitura te dá a oportunidade de fortalecer seu cérebro e suas capacidades no dia a dia. Se possível, tente ler em cópia impressa. Ao contrário da leitura em um tablet ou computador, a leitura em papel permite vincular uma experiência motora à atividade: comprar o livro, tocar no papel, guardar na biblioteca… uma experiência sensorial.

Dica 3: Evite usar a tecnologia para resolver tudo

Você precisa calcular a porcentagem de desconto neste item que deseja comprar ou adicionar dois números? Faça isso sem calculadora!

Não consegue lembrar o nome daquele ator famoso ou a data da sua próxima consulta com o médico? Pense nisso por mais tempo, em vez de correr para o seu smartphone para pesquisar no Google!

Esse tipo de pequena matemática mental ou trabalho de memória pode não parecer muito, mas permite que o cérebro use toda a sua plasticidade para resolver um problema simples.

Dica 4: Resolva puzzles e jogos de lógica

Boas notícias: muitos jogos permitem que você fortaleça seu cérebro! Estes são especialmente aqueles que desenvolvem seu processamento de informações e suas faculdades cognitivas.

Não hesite em recorrer diariamente a jogos lógicos, como sudoku, palavras-cruzadas, damas, xadrez ou gamão. Certos tipos de videogame também permitem que você trabalhe a relação do seu cérebro com o espaço, as formas, as cores ou simplesmente a lógica.

Resumindo, divirta-se com qualquer tipo de jogo que aumente o desempenho do seu cérebro: memória visual, projeção, lógica, dentre outros.

Dica 5: Use a técnica de visualização

A visualização é uma técnica que permite que você se projete mentalmente em uma situação que você está indo ou que deseja vivenciar e se coloque nas condições dessa situação. 

Esta é uma técnica de imagens mentais que pede ao cérebro para mergulhar em suas memórias, sonhos e todos os estímulos experimentados anteriormente (e em particular em seus cinco sentidos).

Este exercício cognitivo ajuda-o em particular a preparar-se para um momento em que a sua atenção terá de ser máxima, mas também a regular as suas emoções a montante. Porque você deve saber que seu cérebro não diferencia as emoções realmente experimentadas daquelas projetadas em seu córtex!

Assim, ao implementar a técnica de visualização diariamente, você treina sua mente para enfrentar momentos complexos. Nada como isso para fortalecer seu cérebro e sua inteligência emocional.

 

Conclusão

Pronto, agora você sabe que para manter seu cérebro saudável, você precisa usá-lo e estimulá-lo. Afinal, no Brasil a expectativa de vida continua a aumentar, sendo importante compreender o declínio cognitivo relacionado com a idade é um dos desafios do século XXI.

Para os seus estudos, tanto na fase pré-vestibular quanto após o ingresso na universidade, exercitar o “músculo” cerebral proporcionará benefícios que impactarão seus resultados e seu sucesso no futuro! 

Quer mais uma dica extra para aplicar agora para manter seu cérebro ativo? Explore o blog da Unicep e descubra artigos sobre variados temas relacionados a vida acadêmica e profissional! Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *