Como escrever um email marketing profissional?

Como escrever um email marketing profissional?

Primeiramente, entenda a importância de um email marketing. Hoje em dia, aproximadamente 92% dos profissionais se utilizam de email. Normalmente, as empresas já possuem um catálogo com o nome de todos os potenciais clientes.

Isso facilita a aproximação e o contato da empresa. Enviando na hora certa, as promoções certas ou até mesmo conteúdos relevantes e mensagens em geral.

Para as pessoas que compram sempre de uma determinada marca, é muito bom estar nesta lista, afinal, elas descobrem antecipadamente os melhores preços e produtos. Além de perceber que o atendimento é mais personalizado e diferenciado, por ter recebido a mensagem diretamente em seu email pessoal.

Agora, para você que entende o valor de um email marketing e para você que ainda está descobrindo, selecionamos algumas dicas indispensáveis, para fazer com que seu email marketing seja ainda mais profissional e eficiente.

Escolha bem o assunto

O assunto é a parte do email marketing que faz o primeiro contato com o cliente, portanto, evite utilizar artifícios como: urgente, atenção, não perca.

Seja direto e conciso ao preencher o campo do “assunto”, para que o leitor já saiba exatamente sobre o que ele estará falando, assim que receber seu email.

Seja objetivo e atrativo no corpo do email

Nada mais tedioso que ter que ler o email até o final, para descobrir do que se trata. Esse é o papel do campo “assunto”, sobre o qual falamos acima.

Após o leitor abrir o email, é seu dever prender a atenção deste possível cliente, afinal, ele já saberá de antemão, se tal email realmente é relevante para ele.

Enrolar nessas situações pode ser ruim, já que o cliente pode perder a paciência e desistir da leitura antes de fim do email. Estamos falando do corpo do email, o conteúdo da sua mensagem.

Onde você escreverá exatamente o que quer dizer para seu leitor, tomando os seguintes cuidados:

  • Não seja repetitivo, escreva exatamente o que precisa, com poucas palavras. Evite falas como, “isso deve ser feito”, “tive algumas ideias”, “pensei em soluções”. Afinal, o email marketing não serve para divagar, mas sim para ser conciso e direto.
  • Seja para seu cliente, ou para um cliente potencial, ou para um parceiro – o ideal é que a mensagem seja de fácil entendimento e de rápida leitura. Atentando-se à isso, seu email marketing despertará muito mais interesse e ganhará muito mais atenção.

Atenção as letras maiúsculas

Um texto escrito em CAIXA ALTA passa a impressão de que o remetente do email está GRITANDO com o destinatário. À menos que seja essa a intenção – de destacar muito o que quer dizer. O ideal é não fazer, na maioria das vezes fica deselegante.

Escolha a linguagem adequada

Você não enviará para um parceiro de negócios, um email marketing escrevendo igual você conversa com seus amigos. Existe uma diferença entre as linguagens que deve ser respeitada.

Por exemplo, a forma como você fala com seus pais é diferente de como você fala em sua roda de amizades. E ambas se diferenciam do adequado no email profissional, que deve ser bem mais formal.

Portanto, saiba diferenciar os momentos e necessidades de se utilizar um certo estilo diferente. Para abordar um email de negociação, é necessário termos profissionais, técnicos, para demonstrar qualidade e eficiência.

Esteja aberto e pronto para falar de diversas maneiras, se adaptar aos diferentes tipos de público e  nos diferente meios de comunicação.  Mas saiba que ao utilizar o email marketing para atingir seu público e até para criar e renovar laços profissionais, existem regras essenciais a serem observadas.

Crie uma assinatura

Essa é a parte que encerra seu email profissional e deve conter seu nome completo, informações para contato, endereço do local de trabalho e muitas vezes até o cargo. É essa assinatura que faz com que seu email marketing ganhe um aspecto mais profissional.

Afinal, quem receber o email verá que foi enviado por um profissional que teve todo o cuidado em escrever aquela mensagem. Para encaminhar para todas as pessoas que considera importantes na relação profissional.

Enfim, a assinatura traz para o email um peso diferente, de profissionalismo.

Seja rápido e educado ao responder

Mas pode ser que você seja o destinatário de algum email profissional. Neste caso, saiba que ninguém gosta de ficar esperando uma resposta, principalmente quando o assunto é trabalho. Nestes casos, assim que receber um email, é educado e conveniente respondê-lo imediatamente.

Caso não seja possível a resposta imediata, por conta de coleta de dados, ou qualquer outros motivos, justifique assim que possível, não deixe o remetente a ver navios. Isso demonstra cuidado, atenção e educação. Três pontos importantíssimos para quem se comunica via email.

Revise, revise e revise

Não envie o email marketing logo após finalizá-lo.

Pequenos erros sempre passam despercebidos por quem escreve em um primeiro instante, por isso, após terminar de escrever, faça uma releitura com calma, analisando linha por linha.

Mandar email com erros grosseiros de português ou ortografia, passa a ideia de relaxo para quem lê e não é isso que você quer que seus leitores ou parceiros pensem de você.

Conclusão

Não é difícil escrever um email marketing. Porém, existem vários fatores que devem ser levados em consideração na hora de enviar um. Seguindo todas as recomendações à risca, você escreverá um email que certamente atingirá os objetivos planejados.

Seja para se comunicar com possíveis clientes, com clientes já fidelizados ou até para falar com seus parceiros profissionais. Seja cuidadoso. A sua comunicação transmite uma imagem que reflete exatamente o que todos pensam de você. É importante então que sua comunicação seja impecável.

Você já tem todas as dicas básicas para se preparar e se comunicar da melhor maneira possível. Agora tudo depende de suas metas e seus objetivos.

Que tal aprender um pouco mais sobre como abrir sua primeira empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *