Como escolher a faculdade certa: 4 dicas importantes para ajudar na sua decisão

Você está concluindo o ensino médio e vai chegando cada vez mais perto o momento de escolher sua faculdade.

A pressão aumenta e escolher um curso em meio a tantas opções de carreiras para seguir pode ser uma experiência assustadora. Para alguns estudantes.

Nesse processo, existem diversos fatores que devem ser levados em consideração para que você não se arrependa mais à frente. Nem deixe que seus objetivos e sonhos se tornem perda de tempo e dinheiro.

E para te ajudar com esse mar de dúvidas, separamos quatro dicas para que você descubra como escolher a faculdade certa e evitar arrependimentos no futuro.

Faça uma análise de você mesmo

O primeiro passo é olhar para dentro de si e entender suas habilidades, gostos e personalidades.

Depois disso, de acordo com o site Guia do Estudante, você deve procurar as carreiras que possuem características que mais possam combinar com seu perfil. E então adquirir a maior quantidade possível de informações sobre elas.

O site também indica que você veja palestras, congressos, pesquise sobre o mercado e converse com profissionais da área.

Conhecer a universidade e tentar participar de atividades por lá, incluindo algumas aulas, isso pode ajudar você a se decidir.

Manoela Costa, gerente da PageTalent, uma consultoria especializada no recrutamento e seleção de estagiários e trainees, listou algumas perguntas para o Guia do Estudante que podem te ajudar a entender mais sobre você mesmo:

1. Em que profissões poderei usar as habilidades que já tenho?
  2. Eu conheço bem o curso que pretendo fazer? Já dei uma olhada na grade para ver que matérias vou estudar?
  3. Em que locais, empresas e cargos poderei aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade?

Orientação Vocacional

Após obter a resposta para todas essas perguntas, o próximo passo é descobrir com qual área de atuação você se identifica mais. Para isso, o recomendado é que seja feito um Teste Vocacional.

Os programas de orientação vocacional trabalham na direção da reflexão individual.

No entanto, de acordo com o site de notícias Universia, é importante lembrar que recorrer à orientação vocacional não é uma garantia de que você irá saber com precisão qual carreira irá seguir ou muito menos se irá ser bem sucedido nela.

Em geral, estes trabalhos são organizados por psicólogos e são talhados para que o estudante possa se conhecer melhor e fazer uma escolha que seja condizente com sua personalidade.

Após coletarem as informações, os orientadores, com base no seu perfil, irão apresentar as opções de profissões.

É realizado o levantamento de cada carreira que poderá ser seguida por você dentro se suas áreas de interesse.

O interessante da orientação é que muitas vezes você acaba conhecendo profissões que desconhecia até então.

Escolhendo a profissão que deseja seguir

Após realizar a orientação vocacional você já vai conseguir ter em mente algumas opções. Então é hora de conhecer mais detalhes de cada uma delas.

Você deve verificar alguns pontos como jornada de trabalho. Os prós e contras do mercado, faixa salarial, áreas de atuação e muitos outros aspectos que são indispensáveis para saber se determinada profissão é realmente o que deseja.

Conte com a opinião de amigos, familiares, professores e, principalmente pessoas próximas que exercem a profissão, pois eles são ótimas fontes de pesquisa.

Procure saber como é o dia a dia do profissional dessa área e como o curso é oferecido na universidade.

Pesquise na internet.

Veja alguns vídeos e quanto mais pontos de vistas forem levados em conta, mais informado e preparado você estará.

Não tenha pressa

Em diversos casos, a pressa é inimiga do estudante.

Que muitas vezes acaba tomando uma decisão precipitada por conta da ansiedade.

Então, a dica é não escolher o curso com base nas profissões do momento. Afinal elas mudam constantemente e algo que hoje está em alta, amanhã pode estar irrelevante no mercado.

Veja com calma suas necessidades e prioridades, como anda sua situação financeira, emocional, profissional e etc. Isso é o que realmente deve ser levado em consideração antes de decidir por uma faculdade.

Se você já decidiu qual faculdade irá cursar mas não sabe como se preparar para o vestibular, confira essas 7 dicas para se preparar para o vestibular.