Como e por que ocorrem os simpósios na faculdade?

Como e por que ocorrem os simpósios na faculdade?

A parte essencial da vida de um universitário está fora da sala de aula.

Essa afirmação pode parecer estranha à primeira vista, no entanto, é a mais pura verdade: participar de palestras, workshops, rodas de conversas, congressos, simpósios e seminários é tão importante quanto às matérias da grade curricular. E ainda é fundamental para socializar, fazer contatos e extrair o máximo da graduação.

Aqui nesse post, vamos falar de uma dessas atividades extracurriculares em específico, o simpósio. Você já foi em algum? Sabe qual é a sua importância para o meio acadêmico e científico? E ainda como e por que esse evento acontece na faculdade?

Ufa! Muitas perguntas sobre o assunto. Mas calma, separamos informações valiosas para responder cada uma dessas questões.

Aqui você vai conhecer mais sobre como funciona um simpósio acadêmico, quais são as suas características e porque participar deles é fundamental para a sua formação.

O que é um simpósio?

Em linhas gerais, um simpósio é uma reunião da comunidade científica em torno de um assunto específico. O objetivo, na maioria das vezes, é agregar resultado, trocar considerações e esclarecer certas abordagens sobre o tema.

Para isso, autoridades são convidadas a trazerem suas opiniões e compartilharem experiências. Os palestrantes possuem total liberdade para discorrer sobre o assunto e interagir com a plateia, a qual participa inteiramente da discussão.

Cabem aos moderadores apenas conduzir a conversa, sem interferências. Inclusive, essa é uma das características mais marcantes dos simpósios.
Em suma, é uma conferência de menor escala onde profissionais conceituados falam sobre seus pontos de vista, abertamente, com o público.

Como ocorrem os simpósios na faculdade?

Então, resumidamente, os simpósios são reuniões formais em um ambiente acadêmico. Neles, especialistas apresentam suas opiniões ou pontos de vista sobre um tema escolhido. São apresentadas inovações, pesquisas, novidades e novas técnicas – sempre com embasamento científico e acadêmico.

Nas faculdades, normalmente, o simpósio tem a duração de apenas um dia. As palestras são apresentadas pelos especialistas e, depois, os participantes realizam um intercâmbio de informações junto com a plateia. O principal objetivo desse formato de conferência é promover o crescimento de todos os envolvidos.

Por que ocorrem os simpósios na faculdade?

Existem diversos motivos pelos quais ocorrem os simpósios na faculdade. Primeiro, porque os conteúdos trazidos para o debate são os mais atualizados possíveis e não são encontrados em livros e apostilas.

Isso enriquece o aprendizado e ajuda o entendimento sobre um tema que, na maioria das vezes, é complexo. Além disso, é uma ótima oportunidade para jogar luz sobre o assunto escolhido, mostrar ideias diferentes, perspectivas de outras áreas e até mesmo estudos disruptivos.

Os simpósios ainda servem para aprofundar as discussões e aumentar o nível dos debate com informações embasadas e sólidas. Também oferecem aos participantes a possibilidade de realizar um networking acadêmico e profissional.

No final das contas, é uma chance de criar vínculos e relacionamentos que podem virar oportunidades de trabalho, parceiras, estudos, colaboração e outras conexões.

Assim como comentamos no início desse post, a vida universitária vai muito além das salas de aula e de sessões individuais de estudo. Para ter uma formação completa e transversal, é fundamental que o aluno envolva-se na comunidade acadêmica.

Por isso, participe de congressos, simpósios e seminários, frequente grupos de estudo, colabore com projetos de extensão… E mantenha em mente de que
certificados de participação recheiam seu currículo e podem abrir verdadeiras portas para seu futuro profissional.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que tem dúvidas sobre o que é um simpósio e iria gostar de ter mais informações sobre o tema? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *