Como é o curso de fisioterapia? Descubra aqui!

A fisioterapia é uma das suas opções de carreira? Saiba mais sobre funciona o curso e a dinâmica do mercado de trabalho!

O fisioterapeuta estuda o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades. É o profissional responsável pela preservação, o desenvolvimento e a restauração de órgãos, sistemas e funções.

O bacharel em fisioterapia atua no tratamento e prevenção de doenças e lesões, decorrentes de fraturas ou má-formação ou vícios de postura. Seus principais aliados são técnicas restaurativas como massagens e exercícios de acordo com a capacidade física e o funcionamento dos pacientes.

Por isso, o fisioterapeuta possui um papel importante dentro da sociedade ao assegurar a globalidade funcional e biopsicossocial dos indivíduos. Se você está interessado em seguir essa carreira e procurar mais informações sobre o assunto, está no lugar certo!

Aqui nesse post, vamos conversar mais sobre a graduação em fisioterapia, o mercado de trabalho e o que aprendemos no curso. Vamos lá?

O que se aprende no curso de fisioterapia?

Conhecer a fundo o corpo humano é a premissa para o trabalho do fisioterapeuta. Por isso, a grade do curso é essencialmente baseada em Ciências Biológicas. Grande parte das disciplinas possui a biologia, anatomia, fisiologia e patologia como principais temas.

Na maioria das universidades, a duração do bacharelado é de quatro anos. Depois do quarto semestre, começam as matérias ministradas nos laboratórios onde técnicas aprendidas nas disciplinas de Anatomia, Massoterapia, Biofísica, Neurofisiologia, Traumatologia e Bioquímica são colocadas em práticas.

No último semestre, os alunos são submetidos ao estágio supervisionado, usualmente, realizados em clínicas e hospitais. É uma oportunidade de aplicar o conhecimento teórico e criar os primeiros vínculos empregatícios para o ingresso no mercado de trabalho.

Como é o mercado de trabalho da fisioterapia?

O fisioterapeuta possui um amplo leque de atuação e um profissional com boa formação e atualizado está apto para seguir a carreira que achar mais adequada. Como na maioria das profissões que envolvem a área de saúde, existe uma alta demanda em todas as regiões do País.

É de se esperar de que as oportunidades estejam concentradas nas capitais e nos centros urbanos, onde existem mais hospitais e clínicas. Porém, devido a multiplicidade de áreas (descritas abaixo), os fisioterapeutas encontram possibilidades em consultórios, academias e empresas.

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), os profissionais podem atuar em 13 áreas diferentes:

Fisioterapia:

• em Acupuntura;
  • Aquática;
  • Cardiovascular;
  • Dermatofuncional;
  • Esportiva;
  • em Gerontologia;
  • do Trabalho;
  • Neurofuncional;
  • em Oncologia;
  • Respiratória;
  • Traumato-Ortopédica;
  • em Osteopatia;
  • em Quiropraxia.

Como é o curso de fisioterapia da Unicep?

Partindo dessas premissas, o curso de Bacharel em Fisioterapia da UNICEP foca na capacitação de profissionais para que possam promover, prevenir e recuperar as disfunções do movimento.

O curso também procura iniciar seus alunos nas atividades de pesquisa científica, fornecendo-lhes oportunidades para realizar experimentações básicas e aplicadas – as quais permitem uma maior compreensão das questões que envolve o homem, a motricidade e o ambiente.

Além de priorizar o conhecimento técnico elevado e aplicação na prática em moderna estrutura laboratorial, a grade curricular foi pensada para desenvolver habilidades socioemocionais como:

• responsabilidade profissional;
  • senso crítico;
  • consciência política e social;
  • consciência de cidadania;
  • espírito de equipe.

Com isso, uma perspectiva holística e sólida, o aluno encerra o curso preparado para atuar em cenários diversos, com espaço para aplicações de técnicas e equipamentos de última geração, com utilização de tecnologias de ponta.

Devido o suporte científico oferecido na graduação, o profissional está plenamente habilitado para trabalhar em equipes interprofissionais de saúde e de produzir conhecimentos relativos à motricidade humana de forma científica e em equipes interdisciplinares de pesquisa.

O curso de Bacharel em Fisioterapia da UNICEP é o caminho para quem gostaria de tornar-se e agente de promoção do bem-estar físico, psíquico e social de sua comunidade.

Conheça mais detalhes sobre a graduação e dê um passo à frente na conquista do seu diploma.