Como é a vida em uma AGÊNCIA de Publicidade?

Como é a vida em uma AGÊNCIA de Publicidade?

Em uma agência de publicidade são inúmeros os trabalhos prestados, porém o maior deles é a criação.

Não diria o mais difícil, ou até mesmo importante, afinal um publicitário se envolve com um leque de serviços, conhecimentos e responsabilidades.

Porém, a criação é o que mais define essa profissão. Criar, produzir e apresentar peças, visando apresentar ou reforçar um produto ou serviço.

O primeiro ano da faculdade, assim como todos os outros, é um ano mais “tranquilo”.

É nesse período que você será apresentado para o básico da Comunicação: a arte, cultura e todas as suas transformações e adaptações ao longo do tempo.

A partir daí, o curso vai ficando cada vez mais prático, fazendo com que você aplique todo conhecimento adquirido até então nesses trabalhos.

Usando referências do passado e até mesmo referências de gostos particulares.

As agências-escola também são ótimas motivadoras, pois são elas que ensinarão o que é a vivência em uma agência, definindo funções, responsabilidades, prazos, etc.

Se você já possui uma afinidade com o curso e com a grade curricular, basta realizar uma pesquisa pela internet que você encontrará inúmeros motivos para continuar nessa área tão criativa e por que não dizer, atrativa.

Áreas de uma Agência de Publicidade

Uma agência de publicidade deve ter profissionais capacitados para lidarem com diferentes demandas, diariamente.

Para isso, vários publicitários especializam-se, em áreas diferentes de atuação.

Cada departamento possui uma função, uma responsabilidade. A divisão é feita da seguinte maneira:

Atendimento

É quem faz a intermediação com o cliente, quem organiza as solicitações, colhe o briefing (conjunto de informações que ajudam a Criação na produção de um trabalho) e garante o andamento de tudo conforme foi combinado.

Planejamento

É quem realiza pesquisas, análises sobre concorrentes, pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, além de ajudar a Criação na hora de desenvolver estratégias, conceitos e etc.

Criação

Responsáveis pela criação de conteúdo, comerciais, anúncios, slogan, conceitos e etc.

Mídia

Cuida dos espaços onde os comerciais e anúncios serão veiculados. Planejamento e compra de mídia.

Responsável também por analisar o público alvo e a audiência dos veículos que serão utilizados.

Sinergia entre as áreas de uma agência de publicidade

A chave para o sucesso de uma agência é a harmonia e sincronia de trabalho entre essas áreas (pessoas).

Quando todas elas se comunicam da forma como deve ser feita, respeitando o espaço de cada um, suas funções e responsabilidades, o sucesso é mera consequência.

Para isso, reuniões são realizadas de tempos em tempos, onde possíveis estratégias são definidas, decisões são tomadas, tudo em prol da agência e do cliente.

Desafios de uma agência de publicidade

A função de um profissional de publicidade está ligado diretamente com a criação de marcas, conceitos, slogans.

Cada produto ou serviço possui uma forma de se posicionar, adotando valores que se agregam a eles.

Para isso, ou seja, para criar algo dessa forma, é preciso enxergar com os olhos do consumidor, criar uma ligação por meio das artes e das ideias.

Talvez esse seja o maior desafio do publicitário: olhar com os olhos do consumidor.

Afinal, ele não cria para si próprio e sim para os outros.

Pode ser que o criativo de uma agência nem goste de chocolate, mas pode ser possível que um dia, ele tenha que escrever para um produto desse.

É nessa hora que esse profissional mostra sua desenvoltura, seu leque de conhecimento e experiência, que lhe permite escrever e criar um conceito tão legal que passa a ideia de que quem criou aquele anúncio, realmente seja apaixonado pelo produto, ou serviço.

Portanto, após todo o trabalho de criação, depois de ter sido aprovado e veiculado, é de se esperar que a mensagem cause impacto para o público.

Ela deve ser entendida facilmente, gostada e compartilhada, para que se torne viral.

Isso é uma vitória para os publicitários!

Conclusão

Entre todas as possíveis profissões, a estrutura de uma agência de publicidade e a forma como ela funciona no dia a dia é algo exclusivo. Não existem outras empresas que funcionem de maneira parecida.

Uma das maiores características dentro de um ambiente de trabalho desse é o estresse, pelos pequenos prazos impostos pelos clientes, várias exigências para um mesmo dia.

Isso faz com que o profissional da área de adapte, se tornando cada vez mais resiliente.

O “não” é uma palavra constante nesse ramo, assim como as “alterações”, por isso a necessidade de saber lidar com esse tipo de situação.

Para que não atrapalhe na criação de novas culturas que influenciam o público alvo.

O criativo de uma agência, às vezes não consegue separar o que é vida pessoal e trabalho. Afinal, como administrar esses momentos?

Uma ideia criativa pode vir durante o banho, no café da manhã e até na hora de dormir. Você cria durante o seu trabalho e permanece criando no seu tempo livre!

Portanto, para não atrapalhar esse processo, é preciso manter um equilíbrio entre esses dois extremos. Às vezes até se desligando do trabalho, fazendo com que seu inconsciente trabalhe por você.

Uma mente cansada não produz e quando produz não será algo que desperta para o público aquela sensação de inovador.

Sendo assim, para todos os profissionais da área de publicidade, é extremamente aconselhável que em paralelo ao trabalho, tenha uma vida saudável, com momentos de lazer e descanso igualmente determinados.

Gostou de saber como funciona uma agência de Publicidade? Saiba agora a importância de participar de eventos e palestras na faculdade.

 

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