Como é a rotina de uma faculdade? Confira o dia-a-dia de um estudante universitário

Você pensou por anos sobre o que queria fazer quando atingisse a vida adulta. Sonhou com o trabalho ideal. Estudou com afinco para passar no vestibular. Selecionou quais eram as melhores opções de faculdade. Fez as provas, gerenciou o estresse, superou a ansiedade e apostamos que passaria por tudo novamente apenas pela felicidade ao ver seu nome na lista de aprovados.

Sim, é uma emoção e tanto e não é para pouco. Entrar em uma universidade é mais do que começar a sua trajetória profissional. É um marco na vida, o início de um período enriquecedor essencial para você amadurecer como pessoa e como cidadão.

E é natural que, no meio de tantas transformações, você precise criar uma nova rotina e adequar-se a ela. Mudanças fazem parte da vida e as adaptações sempre serão necessárias. No entanto, são mais fáceis de serem gerenciadas se tiverem orientações e informações corretas para isso.

Por isso, para te ajudar nessa nova etapa da sua vida, preparamos um post bem legal com dicas importantes de como funciona o cotidiano na faculdade. E como acostumar-se com essa mudança da maneira mais natural possível.

Vamos lá?

É só uma questão de organização

Independentemente de qual faculdade você vai começar, saiba que pelo menos 20 horas da sua semana será ocupada por aulas, trabalhos e laboratórios – sem contar o tempo destinado às leituras e resolução de exercícios.

Por isso, para atender às demandas do curso superior, é necessário uma certa reorganização do cotidiano. Calma, sem desespero. É só adaptar-se a uma série de rotinas e atividades diferentes das anteriores e está tudo bem. Você vai conseguir. E para te ajudar nisso, siga essas dicas:

1) Reserve um tempo para sua adaptação

Não seja exigente com você mesmo. Vai demorar um tempo para acostumar-se com a sua nova rotina. Não desespere, tenha paciência e mantenha a calma. Um dia, você vai acordar e perceber que está adaptado à vida universitária. É muito importante não acelerar as coisas e respeitar seu tempo.

2) Conheça sua faculdade a fundo

O campus é um espaço de aprendizado único que oferece oportunidades que vão além da sala de aula. Para aproveitar ao máximo esse leque de opções, conheça a fundo o seu curso e a sua universidade. Leia o projeto pedagógico, descubra as quais são os cursos extras, as atividades de apoio ao ensino e os projetos que a faculdade oferece.

3) Procure equilíbrio

Essa talvez seja a dica mais importante de todo esse post. Descubra quais serão as suas obrigações como universitário e esforce-se para equilibrar com as atividades da sua vida pessoal. O balanço ideal entre essas duas facetas da vida vai te proporcionar inteligência emocional e tranquilidade para viver o melhor que a vida universitária oferece. Lembre-se disso.

Com companhia, as coisas ficam mais fáceis

Tão logo você comece a frequentar as aulas, irá conhecer um leque de pessoas interessantes: professores, funcionários, alunos de outros cursos e colegas de sala. Dizem que a faculdade é a época em que você conhece seus melhores amigos e tem muita gente aí para atestar essa afirmação.

Com companhia, a vida fica mais interessante, as coisas ficam melhores e as adversidades mais fáceis de serem enfrentadas. O ser humano é um ser social por instinto. Por isso, caso você tenha dificuldade em fazer novos amigos, mais uma vez, fique tranquilo.

Sempre vai existir alguém com quem você vai se identificar e criar vínculos. Esteja seguro disso. Separamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar com essa parte da socialização:

4) Explore a diversidade

Uma das melhores coisas da vida universitária é conviver com a diversidade, gente que pensa, age e tem prioridades diferentes das suas. Mesmo diante de um possível conflito, a faculdade é o momento onde você exercita a sua tolerância e abre a cabeça para conceitos novos.

5) Aposte no networking

Aproveite cada oportunidade de criar vínculos e fortalecer a sua rede de contatos. É legal diversificar os lugares que você frequenta, mesclando aqueles puramente sociais, como bares e festas com ambientes mais educativos, como workshops, eventos e palestras.

E ai? Preparado? Com essas dicas você vai sentir menos impacto quando começarem as aulas e conseguir desfrutar uma das melhores épocas da sua vida. No fundo, para adaptar-se a vida universitária, o importante é relaxar e desfrutar ao máximo do que essa nova fase tem a oferecer.

Explore conhecimento, descubra novas ideias, cresça e evolua como pessoa e profissional. Desenvolva sua autonomia, crie responsabilidades e claro, divirta-se.

E caso precise, procure ajuda. Independentemente da profissão que você escolheu, os professores e funcionários vão empenhar-se para te proporcionar uma boa experiência na vida universitária. Siga essas dicas que você irá longe.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que acabou de entrar na faculdade e iria adorar receber essas dicas? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!