Como desenvolver a sua criatividade no trabalho?

Como desenvolver a sua criatividade no trabalho?

Quer ter mais criatividade no trabalho? Com essas dicas, você vai aprender a desenvolver essa habilidade e praticar todos os dias.

Existe algo lá no fundo de cada ser humano, responsável por transformar e inventar. É o que te faz colocar um ingrediente diferente em uma receita, ou a criar uma nova forma de encarar a rotina. É o que guiou a humanidade no decorrer dos anos, criando máquinas e tecnologias.

O nome disso é criatividade. Ser criativo não é genética, não é dom, magia e muito menos sorte. Todas as pessoas possuem capacidade de serem autênticos e inovador. Ainda de conseguir imaginar, criar, produzir ou inventar conceitos e coisas disruptivas e inéditas.

Aqui nesse post, vamos conversar mais a fundo sobre o que é a criatividade, qual a sua definição, de que forma estimular em si mesma e como desenvolvê-la nas suas atividades rotineiras. Se você está buscando uma maneira de ser mais criativo, fique conosco. Esse conteúdo é para você!

O que é criatividade?

Nolan Bushnell, fundador da Atari, multinacional responsável por popularizar os vídeo games, uma vez afirmou que “todo mundo que já tomou uma ducha teve uma ideia. É a pessoa que sai do chuveiro, se seca e faz algo sobre isso que faz a diferença.”

Criatividade é mais sobre transformar sua percepção da solução de um problema ou dificuldade em realidade que ficar horas parado esperando uma ideia genial.

Nesse processo, a pessoa passa pelo pensamento, onde identifica padrões que estejam escondidos, estabelecem conexões entre fenômenos que não se conectam… e assim geram soluções.

Depois, passa pela produção, a aplicação na prática. Como dissemos acima, se você tem apenas ideia, mas, não as tira do papel, você é uma pessoa imaginativa. E não criativa.

Como desenvolver a criatividade no trabalho?

Agora que sabemos o que é a criatividade, está na hora de mostrar como desenvolver o pensamento criativo. Dentro do viés de um dia a dia de trabalho, está considerar algo, como um conflito entre funcionários, por exemplo, e trazer novas perspectivas de como resolvê-lo.

Hoje em dia, a criatividade no trabalho é a habilidade mais requisitada pelas empresas. E existe um mito que é uma característica nata, um dom – ou você nasce com ela, ou não tem mais jeito. No entanto, não é bem assim.

De acordo com uma pesquisa realizada por Harvard, a criatividade pode ser desenvolvida nos seres humanos na maioria das vezes, cerca de 85%. Como? Então entra esse post com algumas dicas essenciais sobre o assunto.

Vamos aproveitar para dar algumas dicas de como exercitar esse lado criativo presente dentro de você.

Dicas para desenvolver criatividade no trabalho

Construa uma mentalidade criativa

Uma planta só cresce em terrenos férteis. A mesma lógica se aplica ao desenvolvimento do pensamento criativo. Para conseguir desenvolver essa habilidade, é fundamental preparar o terreno. Em outras palavras, sua mente.

Você precisa eliminar algumas barreiras e crenças limitadoras, como medo de críticas, receio que suas ideias sejam rejeitadas e manter-se estagnado na sua zona de conforto. Ainda é importante estar antenado com as novidades e buscar novas referências para desenvolver sua criatividade no trabalho.

Busque inspirações

Para conseguir criar, é importante nutrir sua mente com coisas que possam te inspirar. Livro, música, filmes, pinturas, fotografias… qualquer forma de arte que desperte algo dentro de você. A humanidade está criando desde que existe, utilize essa bagagem da nossa espécie como combustível.

Algumas vezes, a simples observação do cotidiano pode pode ser o suficiente para despertar uma ideia criativa. No mundo atual, é frequente esquecermos de nos desligar das telas e reparar em toda a riqueza de informação que existe ao nosso redor. Estudar também é importante para se tornar mais criativo!

Questione

Leonardo Da Vinci foi um dos maiores inventores da humanidade e acreditava profundamente no poder da criatividade. Entre os seus rascunhos e diagramas, escreveu “Vaguei pelo campo buscando respostas para as coisas que eu não entendia”.

O pensamento criativo te faz questionar a realidade vigente. Indivíduos altamente inovadores sempre estão perguntando por que algo funciona de tal forma e por que as coisas são feitas de tal maneira. Quase nunca aceitam o mundo tal qual ele é. Por isso, questione!

Experimente

Lembra que falamos quanto é importante sair da zona de conforto para despertar uma mente criativa. Isso porque, para construir ideias únicas, é fundamental experimentar novidades. A criatividade no trabalho, ou em qualquer lugar não acontece do nada, é importante haver estímulos.

Por isso, abra-se para experiências e oportunidades novas. Saia do comum, da rotina, do conhecimento… Jogue-se em vivências únicas, esteja disposto a tentar algo pela primeira vez. Pode ser algo tão simples quanto provar uma comida diferente.

Aprofunde-se em um conhecimento

Abrir-se ao novo é importante para o corpo e para a mente e uma forma de continuar a desafiar-se constantemente. Viver coisas novas é uma das maneiras de estimular a sua criatividade, assim como aprofundar-se em um conhecimento também é.

Adquirir competências e desenvolver habilidades são formas interessantes de manter sua mente afiada. Além de ser uma oportunidade de desencadear um potencial criativo que você nunca soube que tinha. Assim, nossa dica final é: entre de cabeça em como aumentar seus conhecimentos!

Como fazer uma graduação pode te ajudar a ter mais criatividade no trabalho?

O dia a dia acadêmico transpira conhecimento até mesmo fora das bibliotecas e salas de aula. É um ambiente inspirador, onde a possibilidade de desenvolver sua criatividade surge a cada instante, até em uma conversa informal.

Fazer uma graduação estimula o pensamento criativo porque trabalha todos os itens anteriores. Envolve sair da zona de conforto, abrir-se à experiências novas, conectar-se com pessoas diferentes, com pensamentos inovadores e provocações questionadoras.

Uma das maiores vantagens de ingressar em uma faculdade é estabelecer uma rede de relações muito benéfica para a sua carreira. E claro, é uma maneira de aumentar a sua empregabilidade e alcançar um bom retorno financeiro.

Mais do que aumentar conhecimento, ampliar sua rede de contatos e garantir empregos melhores remunerados, uma graduação oferece experiências para toda uma vida criativa, inclusive no trabalho.

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *