Como controlar a ansiedade antes das provas? Veja estas 5 super dicas!

Como controlar a ansiedade antes das provas? Veja estas 5 super dicas!

Aqui nesse conteúdo, vamos mostrar cinco super dicas de como controlar a ansiedade antes das provas. Confira!

Quem nunca ficou ansioso diante de uma prova que jogue a primeira pedra. Dor de cabeça e de barriga, falta de sono, irritabilidade, taquicardia, tremores, sudorese… Esses são apenas alguns sintomas desse estado emocional, uma reação natural do corpo para situações onde a pessoa sente-se impotente e indefesa diante de um futuro incerto.

A ansiedade é, na verdade, uma sensação de alerta. Diante de uma prova, por exemplo, é natural que a agitação física e mental aumente. Na prática, ninguém gosta de passar por esse desconforto, porém, existem formas de reduzi-la.

Aqui nesse post, vamos mostrar cinco super dicas de como controlar a ansiedade antes de uma prova. Confira!

5 super dicas de como controlar a ansiedade antes das provas

1) Pare de pensar que é uma prova

A primeira dica é encarar esse momento como uma circunstância natural e desconstruir a ideia de que é uma prova. O nome, por si só, já apavora e
lembra provação, algo ruim. Dessa forma, quando sentir a ansiedade aumentando, mentalize o pior que pode acontecer. Seria repetir o processo de estudo por mais um ano? Pode ser. Vai ser chato? Provavelmente sim. Mas você não vai morrer por causa disso e sua vida não se reduz a uma prova.

2) Respire nos momentos de tensão

Praticar exercícios respiratórios durante a prova é uma super dica. A meditação é uma arma estratégica e ajuda muito, tanto na concentração quanto no controle da ansiedade. Um exercício simples é inspirar o ar pelo nariz e expirar pela boca, o mais devagar possível. Faça isso de três ou quatro vezes e tire o foco do nervosismo. Essa é uma forma interessante de distrair a cabeça e controlar a ansiedade nos momentos de tensão.

3) Faça uma alimentação leve

Uma refeição muito pesada pode causar sonolência durante a prova, assim, uma super dica é investir em uma dieta equilibrada, de preferência feita em casa. Na hora do exame, o indicado é levar água e alguma coisa que seja muito prazerosa e fácil de comer, como um chocolate. Isso vai ajudar na queda de glicemia durante a prova. E claro, evite bebida alcoólica.

4) Relembre as pequenas conquistas

Estabeleça pequenas conquistas e faça com que o desempenho na prova final seja apenas uma consequência. Pense em uma rotina de estudos e relembre que o fato de conseguir cumprir as tarefas do dia já é uma vitória. Essa tática constrói resiliência e agilidade emocional de forma que, no dia da prova, sua mentalidade esteja treinada para todo o evento ser apenas mais uma conquista. Essa é uma forma estratégica de controlar a ansiedade na execução do exame.

5) Invista em atividades prazerosas

Muitas pessoas cometem um erro primário e mantém um ritmo frenético de estudos até o dia da prova. Preparar-se para um exame é um processo demorado e você não vai aprender o conteúdo em dois ou três dias. Assim, a recomendação é faça qualquer atividade que proporcione prazer e distração e relaxe. Alguns especialistas recomendam descansar o corpo e a mente na semana anterior ao exame, como controle da ansiedade.

Fazer uma prova que pode mudar a sua vida é um evento que causa ansiedade e isso é natural. É uma reação do corpo a um momento de atenção e fora da rotina, onde as pessoas são impulsionadas para fora da sua zona de conforto. A maioria dessas super dicas está relacionada com o controle da mente, tornando as perspectivas mais realistas e trazendo o foco para o momento atual.

Mantenha-se no presente e não acredite nos seus pensamentos. E coloque essas super dicas em ação. São boas estratégias para conter esse giro de ansiedade antes da prova e evitar que o nervosismo afete o seu desempenho.

Gostou dessas dicas controlar a ansiedade antes das provas? Que tal comentar e começar a acompanhar o blog da Unicep! Continue conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *