Como conseguir um emprego em tempos de distanciamento social?

Como conseguir um emprego em tempos de distanciamento social?

Conseguir um emprego, mesmo em distanciamento social, ainda é uma possibilidade real se você seguir algumas dicas. Confira aqui!

A pandemia de Covid-19 causou impactos negativos na economia mundial, mas, você deve saber já que está aqui nesse post. No Brasil e em outros países, muitas pessoas perderam seus empregos.

Contudo, se você está em busca de um trabalho e percebeu que não pode esperar mais, fique tranquilo. Mesmo com as diversas incertezas em relação ao que acontecerá nos próximos meses, algumas empresas seguem contratando e absorvendo mão de obra.

Conseguir um emprego, mesmo em distanciamento social, ainda é uma possibilidade real se você seguir algumas dicas. Não vamos mentir, com certeza, será um desafio.

No entanto, existem formas de lidar com as adversidades da vida e essa situação é mais uma delas. A melhor maneira de aumentar as chances é aumentando seus conhecimentos, assunto que vamos conversar aqui nesse post.

Vamos lá?

Dicas de como conseguir um emprego em tempos de distanciamento social

1) Mantenha a calma

Um ano em que o mundo virou de cabeça para baixo. Em um momento onde todos estão ansiosos, destacam-se quem consegue manter a calma, concentração e serenidade.

Em resumo, a cabeça no lugar. Por mais clichê que possa parecer, leve esse conselho a sério. Não se desespere: isso faz com que não encontremos saídas e transforma qualquer caminho em labirinto.

Sabemos que ser racional é um desafio, mas, tente com todas a suas forças transformar a sua ansiedade em um plano de ação para conseguir emprego nos tempos de distanciamento.

2) Ative suas redes sociais

Uma das maneiras de conseguir um trabalho novo é reativar a sua rede de relacionamento. Agora, mais do que nunca, é hora de intensificar sua presença on-line e esse pode ser um bom período para conversar com antigas conexões ou até mesmo estreitar o vínculo com novos contatos.

Comece pelo básico: lembre-se dos amigos, ex-colegas, mentores, professores… São pessoas que podem sabe de alguma vaga aberta ou te apresentar para alguém que saiba. Outra dica é participar de eventos online e grupos de Facebook e WhatsApp que compartilham vagas de emprego.

Outra dica é passar um tempo nas redes sociais buscando empresas e segmentos que cresceram durante a crise e conectando-se com eles.

3) Atualize seu currículo

Atualize seu currículo! Reformule, acrescentando conhecimentos novos, experiências e aprendizados. Dedicar um tempo para desenvolver a narrativa da sua trajetória profissional oferece a oportunidade de destacar-se dos outros candidatos.

Se você ainda está confuso e não sabe como fazer isso, pode buscar na internet alguns modelos de currículos e começar do zero. Se, nessa análise do currículo, você percebe que precisa acrescentar mais conhecimento, cursos ou até um diploma, a hora é agora.

4) Faça uma graduação

Utilize esse momento de distanciamento social para aumentar seus conhecimentos. Algumas plataformas disponibilizam seus conteúdos de forma gratuita e pode ser uma boa oportunidade de aumentar sua qualificação e desenvolver novas habilidades.

Começar uma graduação também pode ser uma excelente ideia. Existem diversas instituições, como a Unicep, que oferece muitas possibilidades de cursos em EaD. Ter um diploma de graduação no currículo, com certeza, vai ajudar a diferenciar-se dos outros na hora de buscar um emprego.

Como conseguir um emprego em tempos de distanciamento social? Dicas extras

Uma orientação extra é procurar trabalhos como freelancer. Apesar de não ser uma ocupação fixa, pode funcionar como uma chance de enriquecer o currículo com outras experiências.

Assim, esteja aberto a essas alternativas de trabalho para aproveitá-las, caso apareçam. Para finalizar, vale a pena ressaltar que é importante ser paciente. Em momentos de isolamento social, incertezas e desemprego é normal que as coisas funcionem de maneira mais lenta do que o normal.

Como dissemos acima, esteja consciente que é momento difícil para todos. Profissionais e empresas estão se adaptando a uma nova realidade. Por isso, foco no presente e acredite que uma hora ou outras as coisas vão acontecer.

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *