Como conseguir experiência profissional ainda na faculdade?

Como conseguir experiência profissional ainda na faculdade?

Aqui nesse post, vamos mostrar outras formas de como conseguir experiência profissional ainda na faculdade. Continue a leitura e saiba mais.

São mais de 1 milhão de profissionais graduados que ingressam no mercado de trabalho todos os anos. O mundo está competitivo e é necessário mais que
uma formação de qualidade para conseguir um bom emprego.

Assim, conseguir experiência na área é uma maneira interessante para melhorar o currículo e qualificar-se, aumentar a sua empregabilidade e ser mais atraente para as empresas. Existem maneiras de fazer isso mesmo que você ainda esteja na faculdade.

A primeira coisa é focar nas experiências práticas que você conquistou no decorrer da vida. Faça um balanço das suas habilidades e competências e identifique no que você ainda precisa melhorar. Com isso em mãos, busque outras oportunidades para diversificar o currículo e tornar-se um candidato mais completo.

Aqui nesse post, vamos mostrar outras formas de conseguir essa experiência ainda na faculdade. Leia até o final do post e saiba mais!

Dicas de como conseguir experiência profissional ainda na faculdade

Faça trabalhos voluntários

Um currículo que se destaca dos demais é aquele recheado tanto de qualificações técnicas quanto práticas. Ou seja, formação na área e experiências profissionais e habilidades socioemocionais, como empatia, autoconhecimento, pensamento crítico, autogestão, trabalho em equipe…

Ser um profissional completo engloba a soma desses fatores. Uma boa maneira de desenvolver isso é fazendo trabalhos voluntários. Essa experiência demonstra comprometimento, interesse pela realidade socioeconômica do País e capacidade de envolver-se em uma causa.

Faça trabalhos de campo

Para tornar seu currículo mais interessante, é aconselhável realizar trabalhos de campo com um viés mais prático. Como fazer isso? Um caminho é meio da própria instituição de ensino. Outro é procurar oportunidades em empresas privadas que atuem na área que faz sentido para a sua carreira.

Uma boa oportunidade de crescimento pode ser as instituições públicas. Trabalhos de campo é uma maneira de acrescentar experiência prática, facilitar a busca pela vaga desejada e ainda conhecer profissionais. Essa é uma boa maneira de montar uma rede de contatos e conseguir indicações, por exemplo.

Desenvolva de projetos na faculdade

Os projetos desenvolvidos durante a faculdade, nas disciplinas do curso, são muito úteis para acrescentar experiência no currículo mesmo durante a graduação. São basicamente atividades práticas, como projetos de extensão ou de iniciação científica, orientados por um tutor, professor ou profissional qualificado.

Com esses projetos, é possível aprender a pesquisa de forma crítica e analítica, além de ampliar os conhecimentos. Assim, mesmo sem uma vaga formalizada no mercado, a atuação em programas de pesquisa e extensão podem ser consideradas uma experiência comprovada.

Faça estágios

Estágios são ótimas opções para acrescentar experiência profissional no seu currículo mesmo enquanto você ainda está na faculdade. Algumas empresas até oferecem um programa de treinamento e ainda efetiva os estagiários com um melhor desempenho.

Vale lembrar que algumas empresas, depois de um tempo de trabalho. Uma oportunidade sensacional, não é?

Na Unicep, por exemplo, ainda pode prestar serviços em diversos setores da instituição, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas, em troca de uma bolsa de estudo/estágio na universidade. O termo de compromisso é válido por seis meses, podendo ser renovado de acordo com a indicação e/ou solicitação do setor assistido.

Agora você tem em mãos boas dicas e os caminhos mais certeiros para conseguir experiência profissional na faculdade. O que acha de tentar no próximo semestre?

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *