Como começar se preparar para a faculdade ainda no ensino médio?

O ensino médio é o momento onde começam a surgir as primeiras dúvidas a respeito da faculdade e alguns estudantes podem se sentir perdidos — ou até mesmo ansiosos — diante dessa nova fase que se aproxima de sua vida acadêmica.

Provavelmente você deseja aproveitar ao máximo o ensino médio para estar preparado e chegar bem na faculdade, por isso, é importante estar atento e saber pequenas coisas que são essenciais para nossa formação como alunos.

Mas afinal, o que você precisa saber para começar a se preparar para a faculdade ainda no ensino médio? Fique com a gente que preparamos dicas especiais para você.

Faça um teste vocacional

Teste vocacional é um teste que é feito para descobrir, através de seus interesses e aptidões, quais são as possíveis vocações profissionais que você pode seguir.

Ter esse tipo de informação antes de começar a faculdade é extremamente útil, pois sabendo a área profissional que deseja seguir, você poderá se aprofundar mais em estudos específicos da profissão que quer seguir e assim construir uma bagagem de conhecimento que pode facilitar sua vida quando for fazer o curso desejado.

Conheça as universidades

Agora que você já sabe qual área irá cursar, o próximo passo será escolher uma universidade que melhor atenda suas necessidades e se encaixe melhor com seu perfil.

Primeiro ponto a ser observado é a infraestrutura do campus. Veja como são as instalações, os equipamentos que você terá a disposição, laboratórios, a biblioteca e materiais como computadores, por exemplo. Isso vai garantir que você não cometa uma má escolha e decepcione depois.

Quer saber se o curso que deseja nessa universidade é realmente de qualidade? Uma boa maneira de descobrir isso é pesquisando sobre a avaliação da instituição no MEC. Essa nota pode ser conferida no site EMEC. As notas vão de 1 a 5 e uma universidade é considerada boa se estiver com nota 3 ou acima.

Mas isso ainda não é o bastante, então converse com ex-alunos, amigos, familiares e principalmente como essa empresa é vista no mercado de trabalho. Não valeria a pena estudar em uma faculdade que não é bem reconhecida no meio profissional.

Procure saber quantos docentes têm mestrado, doutorado e, ainda, leia seus currículos para saber um pouco mais sobre a experiência profissional que acumularam ao longo dos anos.

Verifique também a grade curricular da universidade, se as matérias são atualizadas e acompanham o ritmo do mercado de trabalho, pois isso fará toda a diferença no momento de procurar um estágio.

Se você estiver com dúvidas sobre estudar em uma universidade pública ou particular, então nesse caso, confira esse post sobre os 10 mitos e verdades sobre universidades particulares.

Aproveite as matérias relacionadas ao curso de seu interesse

Depois de decidir qual faculdade cursar, chegou a hora de se aprofundar mais na área escolhida. Se optou por Ciências da computação ou Engenharia, por exemplo, reforce a atenção nas aulas de matemática, seja mais participativo e se torne próximo desse professor, ele terá muito a transmitir e contribuir.

Outro exemplo seria para quem escolhe cursos de comunicação, como Publicidade e Propaganda, Marketing e Jornalismo. Esses precisam aumentar o foco em português, principalmente em temas como redação e interpretação de texto.

Tudo o que você aprende no ensino médio está ligado a um requisito de determinada faculdade, então verifique a área de atuação do seu curso e quais são as matérias que você pode dar mais ênfase durante o colégio para chegar bem preparado na fase universidade.

Empenhe-se mais do que nunca

A faculdade possui uma dinâmica completamente diferente de colégios comuns, como por exemplo, suas aulas, professores, provas, didática entre outras características que está acostumado a ver.

Seu aprendizado e avanço ao decorrer do curso dependerão unicamente do seu esforço e empenho com as aulas e estudos. Aproveite o ensino médio para se disciplinar e dar o seu melhor em cada matéria da escola, demonstrando mais interesse e explorando todo o seu potencial como estudante.

Além disso, tenha sempre o hábito de fazer seus trabalhos para valer. Infelizmente é muito comum que alguns alunos se aproveitem da facilidade que o universo online oferece e entreguem trabalhos e pesquisas copiados da internet.

Na faculdade as punições para esse tipo de prática são severas e além disso, você pode ter problemas com a lei, já que plágio é considerado crime. Então fique bastante atento para que isso não aconteça com você de maneira alguma.

Dedicando-se de verdade em seus trabalhos você além de dominar o conteúdo que estuda, se tornará também disciplinado e conseguirá realizar as próximas tarefas com mais agilidade e facilidade do que antes

Ame os seminários

São eles que vão melhorar a forma com a qual você aprende a dominar um conteúdo estudado e pesquisado, mas também a transmiti-lo de maneira clara e objetiva.

Conheça mais sobre as boas práticas na hora de realizar uma apresentação, os equipamentos utilizados e a postura que deve adotar ao falar em público.

Na faculdade é muito comum a realização de seminário, inclusive é o método de avaliação do TCC no momento em que apresenta sua tese para a banca avaliadora. Entendeu a importância?

Estude em dobro nas provas

Muitas alunos possuem o hábito de estudar apenas na véspera da prova e isso talvez funcione no colégio, porém, na faculdade é preciso levar a coisa um pouco mais a sério.

Começa a estudar mais para as provas, leia bastante sobre o tema e pesquise o máximo que puder a respeito do assunto. Se fizer isso durante o ensino médio, estará bem mais preparado para as provas da faculdade, que possuem um grau de dificuldade maior e consequências mais duras caso vá mal.

Se deixar para estudar apenas na véspera das provas na faculdade, correrá o risco de receber notas bem baixas e poderá ir direto para a DP. Por isso, sempre estude em dobro, pesquise além do material que possui, busque informações em outras fontes e revise tudo o que conseguiu aprender um tempo antes da semana de provas, pode ser necessário reforçar os estudos e você vai querer ter tempo para estudar mais.

Reforçando os estudos durante as semanas de provas no ensino médio, você também estará se preparando para os vestibulares e isso pode garantir o seu ingresso em uma boa universidade.

Mantenha o foco!

Agora você já sabe qual área profissional deseja seguir e para qual universidade deseja ir após concluir o ensino médio. Então aproveite ao máximo o seu tempo no ensino médio e desenvolva suas habilidades para chegar na faculdade com tudo em cima!

Quer aprender mais sobre o universo acadêmico? Então confira nosso blog e veja mais dicas indispensáveis que te ajudarão a chegar na faculdade preparado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *