Como começar se preparar para a faculdade ainda no ensino médio?

Como começar se preparar para a faculdade ainda no ensino médio?

O ensino médio é o momento onde começam a surgir as primeiras dúvidas a respeito da faculdade e alguns estudantes podem se sentir perdidos. Ou até mesmo ansiosos, diante dessa nova fase que se aproxima de sua vida acadêmica.

Provavelmente você deseja aproveitar ao máximo o ensino médio para estar preparado e chegar bem na faculdade. Por isso, é importante estar atento e saber pequenas coisas que são essenciais para nossa formação como alunos.

Mas afinal, o que você precisa saber para começar a se preparar para a faculdade ainda no ensino médio?

Fique com a gente que preparamos dicas especiais para você.

Faça um teste vocacional

Teste vocacional é um teste que é feito para descobrir, através de seus interesses e aptidões, quais são as possíveis vocações profissionais que você pode seguir.

Ter esse tipo de informação antes de começar a faculdade é extremamente útil. Pois sabendo a área profissional que deseja seguir, você poderá se aprofundar mais em estudos específicos da profissão que quer seguir.

Dessa forma, construindo uma bagagem de conhecimento que pode facilitar sua vida quando for fazer o curso desejado.

Conheça as universidades

Agora que você já sabe qual área irá cursar. O próximo passo será escolher uma universidade que melhor atenda suas necessidades e se encaixe melhor com seu perfil.

Primeiro ponto a ser observado é a infraestrutura do campus.

Veja como são as instalações, os equipamentos que você terá a disposição, laboratórios, a biblioteca e materiais como computadores, por exemplo. Isso vai garantir que você não cometa uma má escolha e decepcione depois.

Quer saber se o curso que deseja nessa universidade é realmente de qualidade?

Uma boa maneira de descobrir isso é pesquisando sobre a avaliação da instituição no MEC. Essa nota pode ser conferida no site EMEC.

As notas vão de 1 a 5 e uma universidade é considerada boa se estiver com nota 3 ou acima.

Mas isso ainda não é o bastante, então converse com ex-alunos, amigos, familiares e principalmente como essa empresa é vista no mercado de trabalho. Não valeria a pena estudar em uma faculdade que não é bem reconhecida no meio profissional.

Procure saber quantos docentes têm mestrado, doutorado. Leia também seus currículos para saber um pouco mais sobre a experiência profissional de cada um.

Verifique também a grade curricular da universidade. Se as matérias são atualizadas e acompanham o ritmo do mercado de trabalho. Pois isso fará toda a diferença no momento de procurar um estágio.

Se você estiver com dúvidas sobre estudar em uma universidade pública ou particular.

Confira esse post sobre os 10 mitos e verdades sobre universidades particulares.

Aproveite as matérias relacionadas ao curso de seu interesse

Depois de decidir qual faculdade cursar, chegou a hora de se aprofundar mais na área escolhida.

Se optou por Ciências da computação ou Engenharia, por exemplo, reforce a atenção nas aulas de matemática. Seja mais participativo e se torne próximo desse professor, ele terá muito a transmitir e contribuir.

Outro exemplo seria para quem escolhe cursos de comunicação, como Publicidade e Propaganda, Marketing e Jornalismo.

Esses precisam aumentar o foco em português, principalmente em temas como redação e interpretação de texto.

Tudo o que você aprende no ensino médio está ligado a um requisito de determinada faculdade. Então verifique a área de atuação do seu curso e quais são as matérias que você pode dar mais ênfase durante o colégio para chegar bem preparado na fase universidade.

Empenhe-se mais do que nunca

A faculdade possui uma dinâmica completamente diferente de colégios comuns, como por exemplo, suas aulas, professores, provas, didática entre outras características que está acostumado a ver.

Seu aprendizado e avanço ao decorrer do curso dependerão unicamente do seu esforço e empenho com as aulas e estudos.

Aproveite o ensino médio para se disciplinar e dar o seu melhor em cada matéria da escola, demonstrando mais interesse e explorando todo o seu potencial como estudante.

Além disso, tenha sempre o hábito de fazer seus trabalhos para valer.

Infelizmente é muito comum que alguns alunos se aproveitem da facilidade que o universo online oferece e entreguem trabalhos e pesquisas copiados da internet.

Na faculdade as punições para esse tipo de prática são severas e além disso, você pode ter problemas com a lei. Já que plágio é considerado crime. Então fique bastante atento para que isso não aconteça com você de maneira alguma.

Dedicando-se de verdade em seus trabalhos, você além de dominar o conteúdo que estuda, se tornará também disciplinado.

Conseguirá realizar as próximas tarefas com mais agilidade e facilidade do que antes

Ame os seminários

São eles que vão melhorar a forma com a qual você aprende a dominar um conteúdo estudado e pesquisado. Mas também a transmiti-lo de maneira clara e objetiva.

Conheça mais sobre as boas práticas na hora de realizar uma apresentação. Os equipamentos utilizados e a postura que deve adotar ao falar em público.

Na faculdade é muito comum a realização de seminário. Inclusive é o método de avaliação do TCC no momento em que apresenta sua tese para a banca avaliadora.

Entendeu a importância?

Estude em dobro nas provas

Muitos alunos possuem o hábito de estudar apenas na véspera da prova. Isso talvez funcione no colégio. Porém, na faculdade é preciso levar a coisa um pouco mais a sério.

Começa a estudar mais para as provas, leia bastante sobre o tema e pesquise o máximo que puder a respeito do assunto.

Se fizer isso durante o ensino médio, estará bem mais preparado para as provas da faculdade, que possuem um grau de dificuldade maior e consequências mais duras caso vá mal.

Se deixar para estudar apenas na véspera das provas na faculdade, correrá o risco de receber notas bem baixas e poderá ir direto para a DP.

Por isso, sempre estude em dobro, pesquise além do material que possui. Busque informações em outras fontes e revise tudo o que conseguiu aprender um tempo antes da semana de provas.

Pode ser necessário reforçar os estudos e você vai querer ter tempo para estudar mais.

Reforçando os estudos durante as semanas de provas no ensino médio, você também estará se preparando para os vestibulares e isso pode garantir o seu ingresso em uma boa universidade.

Mantenha o foco!

Agora você já sabe qual área profissional deseja seguir e para qual universidade deseja ir após concluir o ensino médio.

Então aproveite ao máximo o seu tempo no ensino médio e desenvolva suas habilidades para chegar na faculdade com tudo em cima!

Quer aprender mais sobre o universo acadêmico?

Então confira nosso blog! Veja dicas indispensáveis que te ajudarão a chegar na faculdade preparado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *