Como apresentar um seminário: confira dicas valiosas!

Como apresentar um seminário: confira dicas valiosas!

As mãos suam e você sente seu estômago revirar só de pensar em apresentar um seminário? Não se preocupe, neste post apresentamos dicas para te ajudar a superar esse desafio!

Muitos estudantes universitários sentem aquele frio na barriga quando precisam apresentar um seminário. Isso porque há o medo de falar em público, o receio de não atender aos critérios de avaliação do professor, além da insegurança em não entender profundamente do assunto.

Infelizmente, na escola não nos ensinam como apresentar um seminário, portanto, chegamos na universidade sem desenvolver essa competência. Então, na hora da necessidade, temos que correr atrás e buscar ajuda para vencer o frio na barriga, preparar um seminário de qualidade e fazer uma boa apresentação.

Apesar de desafiador, é perfeitamente possível – e importante – elaborar estratégias que te deixem mais confiante e tranquilo durante todas as etapas do processo, desde a preparação, até a apresentação do seminário, seja ele presencial ou virtualmente.

Para te deixar mais tranquilo e confiante, preparamos dicas valiosas sobre como apresentar um seminário. Com elas, temos certeza que você irá fazer algo com facilidade suas próximas apresentações! Confira a seguir!

A importância de apresentar um bom seminário

Aprender como apresentar um seminário te ajuda a desenvolver habilidades como falar em público e trabalhar em grupo, pré-requisitos essenciais para se destacar no mercado de trabalho e conseguir a vaga de emprego dos seus sonhos.

Além disso, o estudo e aprendizado durante o preparo e apresentação de seminários acontece de forma ativa. Isso porque você precisará pesquisar, compreender e preparar todo o conteúdo para fazer uma boa apresentação em público.

Assim, você pode utilizar essa oportunidade de aprendizado ativo para vencer o medo, a insegurança, e a falta de confiança. Não se preocupe, apresentar um seminário é um desafio para todos nós, mas com estratégia e prática você irá descobrir que não é um bicho de sete cabeças!

Como apresentar um seminário

Para apresentar um bom seminário, pesquisar o tema com antecedência é fundamental, pois assim você aprofunda seu conhecimento no assunto e fica mais seguro para falar sobre ele diante do público. E por falar em público, aposte em uma sequência de slides criativa, que atraia atenção de todos.

Confira como colocar essas orientações em prática:

Entender bem o assunto

Faça uma pesquisa extensa sobre o assunto da apresentação de seminário e solucione todas as suas dúvidas antes da apresentação. Verifique as fontes de pesquisa para garantir a confiabilidade das informações que está adquirindo e apresentando ao público. Isso é muito importante!!!

Montar uma apresentação bem interessante

A apresentação em slides deve refletir a qualidade da pesquisa que foi feita. Separe as informações de maneira clara e priorize utilizar recursos imagéticos como figuras e gráficos. Os textos (em quantidade mínima, de preferência), devem ser legíveis para quem está assistindo à apresentação de seminário.

Para ter resultados ainda melhores, aplique as dicas que daremos a seguir! Elas te ajudaram a evitar as armadilhas da memória e da ansiedade para falar em público! 

Confira as dicas valiosas para apresentar um seminário

estudante relaxando antes de apresentar um seminário

A apresentação de seminários pode ser simples e descomplicada, desde que você se prepare adequadamente. Nessa hora ajuda muito ensaiar o que for falar, preparar-se  para responder às dúvidas de colegas e questionamentos do professor. 

Selecionamos aqui algumas dicas para você poder lidar com essas etapas, e relaxar no momento da apresentação. Veja a seguir.

Dica 1: Ensaiar o que vai falar

Para que a apresentação de seminário seja tranquila e você se sinta seguro e confiante, elabore um roteiro e ensaie – muito – antes da apresentação. Esteja inteirado sobre tudo que for falar, a sequência e o vocabulário. Assim, você conseguirá lidar com os possíveis “brancos” que surgirem mais tranquilamente.

Além disso, uma apresentação de slides objetiva, com ganchos e palavras-chave para te ajudar a recordar e articular seus argumentos é de grande valia! Use esse instrumento como guia!

Dica 2: Se preparar para dúvidas

Uma boa forma de se preparar é realizar uma pesquisa sólida em fontes confiáveis. Em seguida, monte um roteiro de apresentação, investigando quais pontos podem gerar dúvidas na audiência. Se for possível, aplique a dica do ensaio com um colega, e peça-lhe para te indicar se tiver alguma dúvida.

Estar munido com as respostas dos questionamentos potenciais te trará tranquilidade tanto na apresentação, quanto no momento final, em que o professor pode abrir para o público fazer perguntas. 

Dica 3: Relaxar antes da apresentação

Quando estiver pronto, é importante dar uma breve relaxada antes de iniciar a apresentação de seminário. Afinal, a dificuldade da maior parte das pessoas é o medo de enfrentar a audiência (mesmo que sejam nossos colegas e amigos!). Ficar ansioso é normal, mas existem formas de reduzir a tensão.

Por exemplo: você pode respirar profundamente 3 vezes, ou quem sabe tomar alguma bebida lentamente. Pode ser água, chá ou suco, mas evite cafeína, pois ela pode aumentar o nervosismo inerente a situação. Relaxe e concentre-se para fazer uma boa apresentação, pois você se preparou e está no controle!

*

Quando for apresentar um seminário, encare o processo como uma oportunidade de desenvolver habilidades, como falar em público e trabalhar em grupo. Você consegue vencer os seus medos e ir além das suas inseguranças. Confie e acredite no seu potencial!

E aqui vai uma dica bônus: caso queira saber mais como apresentar um seminário e desenvolver sua oratória, leia o livro “TED Talks: O guia oficial do TED para falar em público”. Vale a pena investir nessa habilidade!

O que achou desse artigo? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para vencer os seus medos e ter um excelente desempenho acadêmico. Explore o nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *