Como a engenharia de produção pode alavancar minha carreira?

Como a engenharia de produção pode alavancar minha carreira?

Interessado em fazer engenharia de produção? Aqui nesse post, vamos contar um pouco sobre como essa graduação pode impulsionar a sua carreira

O curso de Engenharia de Produção é uma graduação que cria as competências necessárias para os profissionais conseguirem gerenciar os recurso de uma empresa, sejam eles humanos, financeiros ou materiais, em nome do aumento da produtividade e da rentabilidade.

Dessa forma, a pessoa chega no final do curso dotada de uma sólida formação multidisciplinar e altamente capacitada para adaptar-se rapidamente às situações particulares encontradas nas empresas.

Assim, vale a pena ressaltar que o engenheiro de produção é uma figura de destaque dentro das mais diversas organizações e setores econômicos, principalmente, em termos de aumento da competitividade, elaboração e resolução de questões referente ao sistemas de produção de bens e serviços.

Agora que estamos na mesma página, vamos abordar nos próximos tópicos como a Engenharia de Produção pode alavancar a sua carreira e abrir portas dentro do mundo corporativo.

Engenharia de produção: uma área muito ampla

Partindo das premissas apresentadas na introdução, podemos ressaltar que além da base curricular comum a todas as engenharias, existem matérias específicas como pesquisa operacional, planejamento e controle de produção, planejamento estratégico, gestão da qualidade, engenharia da sustentabilidade, entre outras.

No decorrer do curso, a grade curricular da Engenharia de Produção afunila-se em áreas mais específicas, com conhecimentos aplicáveis aos processos industriais, às linhas de produção do chão de fábrica e aos processos gerenciais, como gestão financeira, estratégica e operacional.

Alguns cursos, especificamente, possuem ênfases em outras áreas, como construção civil, mecânica, automotiva, agroindústria e confecção industrial.
Por isso, é uma graduação que abre diversas portas depois da conclusão do curso.

Engenharia de produção: opções de especialização

Por isso, vale a pena lembrar que o mercado de trabalho é extremamente diverso e, assim, profissional estará habilitado a atuar desde hospitais, passando por bancos e empresas industriais.

Essa versatilidade espelha-se nas especializações possíveis, desde como fazer o planejamento de diferentes sistemas produtivo, como otimizar os recursos naturais necessários no processo.

Confira abaixo outras especializações para os profissionais de engenharia de produção:

  • Descarte de materiais;
  • Tratamento de resíduos;
  • Processos e produtos sustentáveis;
  • Responsabilidade social e ambiental;
  • Aumento da eficiência da produção e redução de desperdícios.

Engenharia de produção: profissional valorizado

Como é de se esperar, por ser um profissional que administra os processos produtivos, gerenciando a cadeia, otimizando os recursos e diminuindo os custos, é uma pessoa extremamente valorizada pelo mercado de trabalho.

Por ser alguém com habilidades ligadas à autonomia, criatividade, capacidade e liderança, trabalho em equipe, com embasamento tecnológico e quantitativo, assim como conhecimentos e atitudes sociais, são requisitados em quase todas as indústrias e empresas de referência.

Assim, dotados de senso de empreendedorismo, os bacharéis de engenharia de produção podem especializar-se em diversas áreas o que os tornam profissionais requisitados dentro do amplo leque de opções.

Na hora de avaliar o seu egresso no mercado de trabalho, leve em consideração quais são as áreas aquecidas, quais são as habilidades e competências do futuro para assim, explorar o máximo desse aprendizado em nome da sua empregabilidade.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como manter um grupo de estudos durante a quarentena, como sair da zona de conforto e como ir bem nessa nova fase. Fique atento aos novos posts!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *