Descubra como ir bem na faculdade aproveitando ao máximo

Para te ajudar a encarar essa etapa com mais leveza, separamos cinco dicas de como ir bem na faculdade. Fique por dentro!

Você se lembra do primeiro dia de aula no colégio? Do frio na barriga, da ansiedade crescente, muitas vezes acompanhada de insônia? Até mesmo quem estudou no mesmo local por anos, sentia essa sensação esquisita quando pensava em reencontrar os velhos amigos e conhecer os novos professores.

Podemos dizer que esses sentimentos são os mesmos que antecedem os primeiros dias da faculdade. E gostaríamos de ressaltar de que é totalmente normal sentir um pouco mais de nervosismo, afinal de contas, estamos falando de uma nova fase.

O começo sempre é difícil, requer uma fase de adaptação, no entanto, depois que você se acostumar com o ambiente e a dinâmica das aulas, provavelmente será uma das melhores experiências da sua vida.

Começando a faculdade: dicas iniciais

Uma grande diferença entre faculdade e colégio é que agora, as pessoas estão mais focadas em construir uma carreira e tornar-se adulto do que perder tempo com outros assuntos considerados mais superficiais. Natural, uma vez que levar a universidade a sério é a base para a construção de um futuro profissional bem- sucedido.

Assim, a graduação é o ambiente perfeito para você reinventar-se e tornar-se cada dia mais autêntico. É durante esses quatro ou cinco anos da faculdade que você vai amadurecer, adquirir conhecimento e construir amizades duradouras. E o primeiro dia é só o primeiro passo dessa jornada emocionante.

Por isso, fique atento às dicas para se dar bem!

05 dicas para ir bem na faculdade

Desfrute da experiência

O primeiro dia de aula assusta mas não sofra por antecipação. Caso seja tímido, controle o nervosismo e esforce-se para ser simpático com quem se aproximar. Para manter a calma, lembre-se de que todos os outros estudantes estão na mesma situação. Use isso a seu favor e utilize essa oportunidade para fazer amizades, estreitar vínculos e construir um ambiente saudável para o seu aprendizado.

Explore o campus universitário

Utilize os primeiros dias na faculdade para ambientar-se e conhecer o campus com calma. Isso vai ser importante para aprender a locomover-se e evitar os
atrasos para as aulas.

Explore as instalações e descubra onde ficar os lugares estratégicos como a biblioteca e o xerox. Isso vai facilitar a sua rotina, uma vez que é comum que logo no primeiro contato, os professores já recomendem leituras e apostilas para as disciplinas.

Fora isso, foque nas lanchonetes e os restaurantes, os melhores locais para conhecer novas pessoas e enturmar-se. Aproveite para pedir ajuda para veteranos, professores ou funcionários e conheça as pessoas que farão parte do seu dia-a-dia.

Construa uma rede de apoio

A faculdade é um espaço de trabalho conjunto entre pessoas com um objetivo comum: tornarem-se profissionais de sucesso. Assim, uma das principais dicas para mandar bem nessa nova fase é dedicar-se a construir um networking. Ter uma rede de contatos é uma maneira inteligente para:

dividir experiências;
saber como lidar com professores;
repassar xerox;
oferecer informações úteis.

Pode parecer difícil conhecer pessoas de outros cursos, no entanto, na faculdade o ambiente é outro e as aulas misturam alunos de diversos semestres. Não tenha medo de fazer amizades com os veteranos, eles são uma fonte de experiência.

Organize-se

Todos os hábitos demoram para serem construídos, por isso, não perca tempo e crie sua rotina de estudo logo nos primeiros dias. Muitas pessoas assustam-se com o ritmo acelerado das aulas e com o volume de conteúdo oferecido, mas, organizando-se antecipadamente é totalmente possível criar uma rotina produtiva.

Mantenha uma agenda atualizada com todas as suas atividades diárias e crie um bom planejamento de estudos, levando sempre em conta, os momentos de lazer e descanso.

Comemore

Por último e não menos importante, comemore! É um início de uma nova etapa da sua vida, o começo da construção da sua carreira profissional, a oportunidade de dar o melhor de si e ultrapassar os obstáculos. Um período que deve ser encarado com leveza e sabedoria. E deve ser celebrado,

Como a vida é um equilíbrio, aproveite ao máximo essa jornada sem deixar de lado a sua responsabilidade com os estudos e com o seu próprio crescimento. Os momentos de lazer são muito importantes para contrapor os momentos de estudo, assim, divirta-se.

Gostou dessas dicas para mandar bem durante a nova fase da sua vida? Que tal comentar e começar a acompanhar o blog da Unicep! Continue conosco!