Cargos de administração: conheça mais sobre a área e possibilidades

Veja quais são as possibilidades de cargos de administração e saiba mais sobre a graduação na área, os objetivos e conteúdos estudados.

Cargos de administração

De acordo com o Censo da Educação Superior, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o curso de administração de empresas está em segundo lugar no número de matrículas na rede federal de ensino superior.

Por que existe esse interesse? Uma das razões é a grande oferta de cargos de administração no mercado de trabalho.

Neste artigo, mostraremos quais são as possibilidades oferecidas pela área administrativa. Além disso, falaremos sobre a graduação em administração: objetivos e conteúdos estudados.

Acompanhe os próximos tópicos!

 

O que é a área de administração?

Podemos dizer que a área administrativa é bem versátil, democrática e repleta de possibilidades de carreira. Isso acontece porque é difícil pensar em um setor empresarial que não precise de um administrador. Não importa se é uma grande empresa ou pequeno negócio, farmácia ou restaurante; esse profissional se torna indispensável para a organização, eficiência e produtividade interna.

Entre os principais setores econômicos que necessitam de um administrador, podemos destacar:

  • Comércio;
  • Indústrias;
  • Consultorias;
  • Administração pública;
  • Cooperativas;
  • Organizações não-governamentais (ONGs);
  • Serviços.

Dentro dessas áreas, muitos formados em administração de empresas são utilizados em posição de liderança, como: presidente, vice-presidente, diretor, gerente e chefe de área. Quanto a média salarial, segundo a Glassdoor, os ganhos são de R$ 2.020,00. À medida que progride na carreira, o profissional eleva esse rendimento.

Por outro lado, a área administrativa se encaixa bem no perfil dos que desejam empreender, ou seja, serem donos do próprio negócio. Afinal, gerenciar uma empresa exige conhecimento técnico sobre finanças, logística, vendas, economia, recursos humanos, etc. — áreas estudadas no curso de administração.

 

O que é estudado em administração?

Como acontece em outros cursos superiores, o de administração de empresas tem níveis de especialização, como: graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado. Com respeito aos conteúdos estudados, podem diferir um pouco de uma instituição para outra. Mas os principais são:

  • Administração Estratégica e Financeira — desenvolvimento de estratégias, técnicas e sistemas administrativos, estudos de teorias organizacionais e gerenciamento de recursos internos;
  • Análise Organizacional — cultura e clima organizacional, gestão estratégica de pessoas, liderança, políticas de remuneração e recompensa, capacitação de desenvolvimento de pessoas, recrutamento e seleção de talentos;
  • Ciências Sociais — economia brasileira, pensamento político, didática, teoria das relações internacionais, sociologia, filosofia, ética geral e diversidade étnico-cultural;
  • Comércio Exterior — economia internacional, gestão das relações humanas, legislação no comércio exterior, marketing internacional, direito internacional público e privado;
  • Competências Gerenciais — gestão estratégica de RH e competitividade, liderança nas organizações contemporâneas, identificação e gestão de talentos, bem como desenvolvimento de equipes;
  • Comunicação Empresarial — gestão do conhecimento, endomarketing e exomarketing, media training, era da informação, capital intelectual, paradigma tecnológico e sociedade da razão;
  • Contabilidade — auditoria contábil, controladoria, análise de demonstrações contábeis, análise de custo, capital de giro, contabilidade fiscal, planejamento tributário, análise de investimentos e fontes de financiamento e teoria da contabilidade;
  • Direito Empresarial — evolução do direito empresarial, estrutura jurídica da empresa, agentes jurídicos da empresa, tipos de sociedade no mercado, direito comercial, direito tributário, o empresário e suas sociedades, títulos de crédito;
  • Economia — história econômica geral, macroeconomia, microeconomia, ciência política, economia industrial, internacional, quantitativa, política e do setor público;
  • Empreendedorismo — plano de negócios, fundamentos financeiros, conceito de negócio, pesquisa de mercado, plano de marketing e o ato de empreender.

Deu para perceber que o curso de administração de empresas é bem completo. Por isso, o estudante se torna um profissional com uma ampla visão corporativa, aberto a novos conhecimentos e preparado para os desafios impostos pelo moderno mercado de trabalho.

Os cargos de administração

Uma vez formado, o profissional tem diante de si a oportunidade de optar por vários cargos de administração. Quais são eles? Vejamos os principais.

Auditoria

O cargo de auditoria tem a função de avaliar os procedimentos da empresa quanto a qualidade, adequação aos padrões internos e as legislações. Além disso, o auditor analisa se as metas organizacionais estão sendo atingidas, orienta e corrige falhas identificadas. Dessa forma, a empresa melhora a eficiência e os resultados.

Consultoria

Atuando como consultor, o administrador auxilia no planejamento de projetos, definição de metas e otimização das estratégias internas.  Outra função é acompanhar e mensurar os resultados obtidos, bem como apontar as melhores alternativas para investimentos, políticas, ações e programas de expansão de mercado.

Logística

A função de logística é voltada para a administração do fluxo produtivo que abrange os processos de produção, estoque e transporte. Na prática, o profissional gerencia todas as etapas da cadeia de suprimentos. O objetivo é obter o melhor custo-benefício, evitar desperdícios, garantir processos alinhados com as normas de qualidade e segurança.

Gestão financeira

Na gestão financeira, o administrador é responsável pelo gerenciamento das receitas do negócio. Considerando o orçamento interno, esse profissional controlará as despesas, analisará os custos e lucros de investimentos. Além disso, fará a elaboração de relatórios com todas as movimentações mensais e anuais.

Gestão de marketing

Já na área de gestão de marketing, o administrador atua no relacionamento entre a empresa e os clientes, investidores e parceiros de negócios. A finalidade é fortalecer a reputação da marca, atraindo novos consumidores e retendo os antigos. Atualmente, esse profissional trabalha bastante na gestão das mídias sociais e outros canais digitais das empresas.

Gestão ambiental

Devido à importância da sustentabilidade e suas práticas (eficiência energética, gestão de resíduos e produtos renováveis), muitas empresas contratam administradores especializados em gestão ambiental. Entre as funções exercidas, estão: identificação de riscos ao meio ambiente, obtenção de licenças ambientais e criação de práticas internas sustentáveis.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico está entre os cargos de administração que se posicionam na linha de frente das empresas. Sendo assim, o profissional que exerce essa função é responsável pela definição de metas e estratégias a serem alcançadas pelo negócio em curto, médio e longo prazo. Ademais, analisa e monitora os resultados, bem como revisa as metas de acordo com as mudanças ocorridas no mundo empresarial.

Recursos humanos

O administrador de recursos humanos ajuda na gestão de pessoas da organização. Nesse contexto, lida com demandas dos processos de recrutamento e seleção, planos de carreira, treinamento de colaboradores, admissão, demissão e criação de ações que melhorem a experiência dos profissionais (employer experience).

De acordo com o livro “Introdução a Teoria Geral da Administração”, escrito por Idalberto Chiavenato, o profissional de administração tem um papel fundamental em ajudar as empresas a sobreviverem diante das transformações vividas no mundo corporativo. Sem dúvidas, vale a pena exercer um trabalho tão importante e nobre.

*

O que achou do nosso artigo? Gostou de conhecer os cargos de administração disponíveis no mercado de trabalho? 

Então, continue bem informado. Acesse outros conteúdos publicados pela Unicep. Aproveite também para conhecer melhor o curso de administração que oferecemos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *