Captar clientes na advocacia: veja tudo o que você precisa saber

Você quer saber o que é preciso para captar clientes na advocacia sem infringir as regras da OAB? Confira tudo no artigo de hoje!

Captar clientes na advocacia

Captar clientes na advocacia é uma prática que o profissional do Direito, recém-saído dos bancos da faculdade, terá que aprender a dominar. Aliás, todo profissional de qualquer área, precisa saber enfrentar esse desafio, no início de sua carreira.

No entanto, a falta de experiência, no caso dos advogados, é um agravante que pode influenciar muito, para conseguir suas primeiras oportunidades profissionais. Ainda por cima, a categoria  esbarra nas restrições que o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, impõe para a prática de captação de clientes. Isso porque, a OAB proíbe a prospecção ativa de clientes na advocacia.

Sendo assim, o que esse profissional, principalmente os iniciantes, podem fazer para captar seus primeiros clientes, já que essa é a principal forma de crescimento profissional e financeiro dessa profissão?

Nesse artigo, vamos falar sobre as dificuldades que o advogado que está dando seus primeiros passos no mercado jurídico, enfrenta para captar e fidelizar clientes sem ferir o Código de Ética da OAB. 

Também falaremos sobre como disputar seu espaço nesse mercado utilizando uma ferramenta, que está alavancando muitas profissões: a internet. Então, temos muita informação útil para você.

 

A OAB permite a captação de clientes na advocacia?

O Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, aprovado pela resolução N. 02/2015, em seu artigo 7°, é claro ao proibir a captação de clientes. Ele complementa o artigo 5°, que afirma ser incompatível o exercício da advocacia com a mercantilização de seus serviços.

Mas calma! Vamos entender melhor o que diz o documento. Para isso, veja o que diz o artigo 39, capítulo VIII: “A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade (…)”.

Sendo assim, o que entende-se é que o advogado pode, sim, utilizar a publicidade a seu favor, desde que não faça a captação ativa de clientes, para não configurar a mercantilização da profissão. 

Mas você pode me perguntar: como captar clientes para o meu escritório, se não posso abordá-lo diretamente através dos meios de comunicação?

O Código de Ética não impede você de utilizar os meios de comunicação para atrair clientes, sendo que um dos veículos mais indicados para isso, atualmente, é a internet.

 

Captação de clientes na advocacia: como usar o marketing digital 

Como já informamos, o Código de Ética da OAB permite que você utilize a publicidade na advocacia, desde que seja de forma discreta e sóbria. Uma das formas mais antigas de publicidade, mas que no entanto, ainda surte muito efeito, é o bom e velho “boca a boca”.

Assim sendo, essa técnica pode ser um grande diferencial para um advogado iniciante formar sua rede de contatos, que poderá sustentar seu negócio. No entanto, é possível otimizar essa prospecção de clientes e sair na frente da concorrência, disputando uma fatia desse mercado.

Nesse contexto atual, onde a pandemia da Covid-19 acabou afastando o advogado do contato direto com o cliente, esvaziando os escritórios, o marketing digital jurídico surgiu como uma ferramenta importante para promover os serviços da advocacia, atraindo possíveis clientes.

Importância de usar o marketing na atualidade

Enquanto alguns advogados passaram a utilizar a internet como uma ferramenta de trabalho indispensável, bombando suas redes sociais e abastecendo seu público-alvo com informações relevantes sobre o mundo jurídico, através de seus sites e blogs, outros continuam estagnados.

São advogados que ainda insistem em trabalhar apenas no offline, trancados em seus escritórios. Você imagina qual será a consequência dessa acomodação? Perda de mercado, de clientes, de espaço e falta de atualização. Esses profissionais ainda não entenderam que o marketing jurídico nunca foi tão importante.

Olha só, tem uma frase muito usada no marketing digital que diz “quem não é visto, não é lembrado”. Nesse sentido, o profissional do Direito deve avaliar introduzir o marketing digital em suas estratégias de trabalho, sempre atento para não infringir as regras do Código de Ética da OAB.

Foi pensando nisso, que trouxemos algumas dicas para você poder implementar, imediatamente, o marketing digital jurídico para sua exposição profissional, visando a captação de clientes e, trilhando o mesmo caminho que outros profissionais da área já fizeram.

Confira!

Mostre interesse pelos seus clientes

Cada cliente deve ser único para o seu escritório de advocacia. Sendo assim, dedique-lhe toda a atenção necessária. Isso porque, mantendo seus clientes atuais satisfeitos e bem atendidos, isso implicará em futuras indicações de novos clientes, como já falamos aqui, é o poder do “boca a boca”.

Contudo, e quem está começando nesse mercado e não tem clientes? Inicie, imediatamente, uma estratégia ancorada no marketing digital jurídico, visando aumentar sua visibilidade e autoridade. Use a internet a seu favor. Dessa forma, você será encontrado pelo seu primeiro cliente e o melhor, respeitando as restrições da OAB.

Invista em um escritório digital

O marketing digital possibilitou que muitos profissionais ampliem suas áreas de atuação pela web. Com o advogado não foi diferente. Diversos profissionais do Direito criaram seu “escritório digital”, onde é possível contactá-los, tirar dúvidas, prestar diversos atendimentos jurídicos e,dessa forma, atrair a atenção de seu público-alvo.

Portanto, é importante ficar atento para essa dica e implementá-la o mais rápido possível. Lembramos, no entanto, que esse tipo de atuação é restrito, sendo apenas de caráter informativo. Leve sempre em conta, as orientações do Código de Ética da OAB, e não faça propaganda de seu trabalho como advogado, não prospecte ativamente os clientes ou divulgue valores de serviços. 

Tenha um site jurídico profissional

Seja encontrado pelo seu potencial cliente, utilizando estratégias do marketing digital de  atração. E um  site jurídico profissional é uma ferramenta indispensável, pois dessa forma, você conquistará clientes, reforçando sua autoridade profissional e mostrando seus conhecimentos.

O site jurídico será o seu canal de comunicação com seu público-alvo, entregando para ele conteúdo de valor, personalizado e autoral. Essa estratégia irá transformar o seu escritório de advocacia em uma referência no mercado jurídico, gerando conteúdo de valor que pode fazer a diferença na hora da sua audiência optar pelos seus serviços.

Invista em networking

Trabalhe sua rede de contatos, ou seja, faça networking. Essa ferramenta é de extrema importância para todo profissional de qualquer área. Dessa maneira, o advogado precisa construir uma rede de relacionamentos com outros profissionais que possam ajudá-lo a expandir sua atuação nesse mercado.

Para um advogado em início de carreira, o networking tem uma relevância ainda maior, pois será dessa forma que ele poderá ampliar sua rede de contatos. Enfim, faça networking participando de eventos da sua área, como palestras e congressos, troque ideias com profissionais mais experientes e mantenha-se atento a tudo o que acontece nesse mercado. Seja visto para ser lembrado.

Prestação de consultoria jurídica

A consultoria jurídica é um atendimento especializado que o advogado pode prestar, utilizando  seus conhecimentos. Para isso, ele pode utilizar seu site ou escritório digital.  Através desse serviço, o advogado em início de carreira tem a possibilidade de criar autoridade no mercado, ao prestar apoio jurídico para sua audiência.

A consultoria jurídica se configura, assim, em uma excelente oportunidade de captação de clientes na advocacia. Invista em seus conhecimentos e faça do seu escritório digital uma vitrine para atrair clientes.

 

Conclusão

Por fim, o advogado que está entrando nesse concorrido mercado jurídico, tem o grande desafio de captar clientes na advocacia e fidelizá-los. Nesse processo, a internet tem se mostrado uma importante ferramenta para que o profissional do Direito se torne uma referência junto ao seu público-alvo.

No entanto, ressaltamos que o advogado deve observar o que determina o Código de Ética da OAB, e suas restrições quanto à prospecção de clientes, evitando assim a mercantilização da profissão. 

Aqui, mostramos também que é possível fazer publicidade na advocacia, dando visibilidade aos seus serviços jurídicos, sem infringir o Código de Ética.

Antes de você sair, gostaria de te dar uma dica: no site da  UNICEP – Centro Universitário Central Paulista você encontra muito conteúdo de valor para o seu crescimento profissional. Inclusive para você, que é um profissional do Direito.

Confira em nosso blog: Empreender na advocacia: possibilidades e tudo o que você precisa saber

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