Biomedicina ou enfermagem: quem ganha mais e quais as diferenças? Saiba mais!

Você já ficou em dúvida entre Biomedicina ou Enfermagem? Entenda de uma vez sobre cada um desses cursos e áreas de atuação: quem ganha mais e suas possibilidades!

Biomedicina ou enfermagem

Biomedicina e Enfermagem são duas áreas da saúde que possuem algumas semelhanças e com grande importância para a sociedade e o mercado de trabalho. No entanto, ambas diferenciam-se muito em suas práticas, objetivos, cursos e áreas de atuação.

Você está em dúvida entre Biomedicina ou Enfermagem? Conheça mais sobre cada uma dessas áreas nesse artigo!

Biomedicina ou Enfermagem: quais as diferenças?

A principal diferença entre Biomedicina e Enfermagem é que, enquanto a Biomedicina está mais voltada para o diagnóstico e o tratamento de doenças por meio de análises laboratoriais e pesquisas científicas, a Enfermagem tem um enfoque mais direto no cuidado com o paciente, atuando em diferentes áreas da saúde para promover e manter o bem-estar e a qualidade de vida dos indivíduos.

Biomedicina ou Enfermagem: quem ganha mais? 

O salário de um profissional de Biomedicina ou Enfermagem pode variar bastante de acordo com diversos fatores, como a região do país em que trabalha, a experiência profissional, o tipo de instituição em que atua, entre outros.

De acordo com a plataforma Quero Bolsa, o salário médio de um enfermeiro no Brasil é de R$ 3.136,50. Por outro lado, segundo informações do mesmo site, o salário médio de um Biomédico no Brasil é de R$ 2.581,82.

Conheça, agora, um pouco mais sobre cada uma dessas especialidades e atuações.

Como é o curso de Biomedicina? 

O curso de graduação em Biomedicina é uma formação de nível superior que tem como objetivo formar profissionais com conhecimentos técnicos e científicos para atuar na área da saúde, com ênfase na investigação, diagnóstico e tratamento de doenças.

A duração do curso de Biomedicina varia de acordo com a instituição de ensino, mas em geral é de 4 a 5 anos, divididos em períodos letivos. Durante a graduação, o estudante terá contato com disciplinas teóricas e práticas, que incluem anatomia, fisiologia, bioquímica, genética, imunologia, microbiologia, patologia, entre outras.

Além das disciplinas teóricas, o curso de Biomedicina possui uma forte componente prática, com a realização de aulas em laboratórios especializados, estágios supervisionados e projetos de pesquisa. 

O que faz o profissional de Biomedicina?

Um profissional de biomedicina é responsável por investigar e compreender os processos biológicos e fisiológicos que ocorrem no corpo humano. Eles utilizam técnicas e tecnologias avançadas para diagnosticar doenças, avaliar o estado de saúde dos pacientes, realizar pesquisas científicas, desenvolver novos medicamentos e terapias, e garantir a segurança e eficácia de produtos biológicos e dispositivos médicos.

Além disso, o profissional de biomedicina é responsável por desenvolver e implementar programas de prevenção e controle de doenças, coordenar equipes multidisciplinares, realizar treinamentos e orientações para outros profissionais da área da saúde, e promover ações educativas e de conscientização para a população em geral. 

Ou seja, a Biomedicina desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e no avanço da ciência e tecnologia médica.

Leia também: O que faz um biomédico? Entenda mais sobre essa incrível profissão

Áreas de atuação da Biomedicina

Existem diversas áreas da biomedicina, sendo algumas das principais:

Análises clínicas

Atuação em laboratórios de análises clínicas, realizando análises de amostras biológicas para auxiliar no diagnóstico e monitoramento de doenças.

Diagnóstico por imagem

Realização e interpretação de exames de imagem, como radiografias, ultrassonografias, tomografias e ressonâncias magnéticas.

Biologia molecular e genética

Atuação em laboratórios de biologia molecular e genética, realizando análises de material genético e desenvolvimento de testes diagnósticos.

Patologia

O profissional atua em laboratórios de anatomia patológica, realizando análises de amostras biológicas para auxiliar no diagnóstico de doenças.

Toxicologia

Área com foco em laboratórios de toxicologia, realização de análises de substâncias químicas e medicamentos para avaliar seus efeitos no organismo humano.

Imunologia

Especialização em laboratórios de imunologia, realizando análises de amostras biológicas para avaliar o sistema imunológico e desenvolver terapias imunológicas.

Banco de sangue

Profissionalização em bancos de sangue, realizando coleta, processamento e análise de sangue e seus componentes para transfusão.

Ensino e pesquisa

O profissional trabalha em instituições de ensino e pesquisa, desenvolvendo pesquisas científicas e lecionando em cursos de graduação e pós-graduação em biomedicina e áreas afins.

Estética

Especialidade que se dedica ao estudo e aplicação de técnicas e procedimentos estéticos que visam melhorar a aparência e saúde da pele e do corpo. A Biomedicina Estética envolve o uso de tecnologias avançadas para tratar problemas estéticos, tais como rugas, manchas, flacidez, celulite, estrias, acne, entre outros.

Indústria farmacêutica e de equipamentos médicos

Área voltada para empresas farmacêuticas e de equipamentos médicos, na qual desenvolve-se e avalia-se produtos para diagnóstico e tratamento de doenças.

É importante ressaltar que muitas dessas áreas possuem subespecializações, ampliando ainda mais as possibilidades de atuação na biomedicina.

Como é o curso de Enfermagem? 

O curso de Enfermagem é uma graduação na área da saúde que tem duração média de 5 anos. Durante o curso, os estudantes devem aprender teorias e práticas sobre a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde em diversas áreas, tais como clínica médica, cirúrgica, pediátrica, obstétrica, geriátrica, entre outras.

Os primeiros anos do curso de enfermagem geralmente são focados em disciplinas básicas, como anatomia, fisiologia, microbiologia, farmacologia e bioquímica, além de matérias como psicologia, sociologia e ética profissional. 

Além das aulas teóricas, a faculdade de Enfermagem deve contar com aulas práticas em laboratórios de anatomia, enfermagem, simulação clínica, além de estágios em unidades de saúde, onde os estudantes têm a oportunidade de vivenciar na prática o que aprenderam em sala de aula.

Ao final do curso, os alunos precisam elaborar um trabalho de conclusão de curso (TCC) e obter uma nota mínima para se formarem e receberem o diploma de Enfermeiro.

O que faz o profissional de Enfermagem?

A enfermagem é uma área da saúde que se concentra na promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde dos pacientes.

Os profissionais de enfermagem são responsáveis por fornecer cuidados diretos aos pacientes, colaborando com outros profissionais de saúde e prestando serviços de suporte em diversas áreas, tais como em hospitais, clínicas, postos de saúde, asilos e ambulatórios.

Além disso, os profissionais da área também estão envolvidos na:

  • Administração de medicamentos, 
  • Realização de curativos, 
  • Coleta de amostras para exames, 
  • Monitorização de sinais vitais,
  • Orientação 
  • Educação de pacientes e familiares, 
  • Além de contribuir para a prevenção e controle de infecções. 

Assim, a Enfermagem também desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças por ações educativas e preventivas.

Áreas de atuação da Enfermagem

Os profissionais formados em Enfermagem possuem uma ampla variedade de possibilidades de atuação em diferentes áreas da saúde. Algumas das principais opções são:

Enfermagem Hospitalar

A área é especializada para atuar em hospitais, clínicas e unidades de saúde, oferecendo assistência direta a pacientes internados ou em atendimento ambulatorial.

Enfermagem de Emergência

Especialização em serviços de pronto-socorro, os profissionais trabalham com atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU), resgate e salvamento, entre outros.

Enfermagem Obstétrica

Na Enfermagem Obstétrica, os profissionais atuam em maternidades, acompanhando gestantes e parturientes durante todo o processo de gestação, parto e pós-parto.

Enfermagem Pediátrica

Os profissionais da Enfermagem Pediátrica podem atuar em hospitais, clínicas e unidades de saúde que atendem crianças, oferecendo assistência direta a pacientes pediátricos.

Enfermagem Geriátrica

Nessa área, os profissionais podem trabalhar em hospitais, clínicas e unidades de saúde que atendem idosos, oferecendo assistência direta a pacientes geriátricos.

Enfermagem em Saúde Mental

Nessa área da enfermagem, os profissionais atuam em hospitais psiquiátricos, clínicas especializadas e unidades de saúde mental, oferecendo assistência direta a pacientes com transtornos mentais.

Enfermagem Comunitária

Na Enfermagem Comunitária, os especialistas trabalham em comunidades, oferecendo assistência à saúde em domicílio, em unidades de saúde da família, em campanhas de vacinação, entre outras ações.

Enfermagem na Educação

Com atuação em universidades, escolas técnicas e centros de formação, os profissionais trabalham como professores ou coordenadores de cursos de enfermagem.

Enfermagem em Pesquisa

Os pesquisadores de enfermagem podem atuar em centros de pesquisa e instituições de ensino superior, desenvolvendo pesquisas científicas específicas de suas áreas.

Essas são apenas algumas das principais possibilidades de atuação na enfermagem, sendo que existem diversas outras áreas e subespecializações que o profissional pode seguir, dependendo de sua formação e interesse pessoal.

Biomedicina ou Enfermagem? Conheça os cursos de graduação oferecidos pela Unicep!

O curso de Biomedicina da UNICEP possui conteúdo curricular no sentido de contemplar as várias possibilidades de atuação profissional do biomédico, utilizando-se de estratégias pedagógicas que desenvolvam os conhecimentos indispensáveis à formação de um profissional que se enquadra com o mercado de trabalho. 

Já o curso de Enfermagem oferecido pela UNICEP tem como objetivo o desenvolvimento educacional com foco na formação generalista, proporcionando aos alunos as condições gerais para um exercício pleno da profissão. 

Clique nos links e conheça mais sobre cada uma das graduações! 

Quer continuar bem informado? Então, leia outros artigos valiosos publicados no blog da Unicep!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *