Biomedicina: o que faz e qual a importância dessa área? Saiba tudo sobre!

A biomedicina é uma das profissões do futuro. Saiba mais sobre essa carreira e quais são as principais responsabilidades e linhas de atuação. Saiba mais!

Biomedicina o que faz

Pesquisa e inovação: essas são as palavras-chave para quem opta pela carreira de biomédico. A biomedicina é um ramo das ciências médicas que apresenta franca expansão, e possui aplicações em diversas áreas da saúde.

Existe um ranking elaborado pela Technology Review, revista do prestigiado Massachusetts Institute of Technology (MIT), que identifica as 50 empresas mais capazes de combinar tecnologias inovadoras com um modelo de negócio eficaz: neste top 50, 11 empresas lidam com biomedicina. 

Este número confirma que o setor está crescendo rapidamente e que o interesse pela biomedicina é cada vez maior, abrindo as portas do mundo do trabalho para especialistas em biomedicina e suas aplicações, especialmente as inovadoras. 

Quer saber mais sobre biomedicina, o que faz, onde cursar e se você tem o perfil adequado para a carreira? Prossiga a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é Biomedicina?

A biomedicina é um campo da medicina que aplica os princípios da biologia e das ciências naturais à prática clínica. Portanto, qualquer pessoa especialista nessa área tem conhecimento em processos fisiopatológicos e está envolvida na pesquisa e compreensão das consequências das interações entre moléculas, com o objetivo de desenvolver novas técnicas de diagnóstico e terapêutica.

Portanto, existem muitos campos de aplicação e patologias específicas para as quais a aplicação inovadora de tecnologias biomédicas pode ser necessária, tanto no setor público quanto no privado. 

Alguns exemplos de aplicação podem ser: gestão de serviços como laboratórios de análises, certificação e controle de qualidade e segurança de produtos de origem biológica, pesquisa inovadora de técnicas de diagnóstico de doenças e terapias relacionadas. 

A biomedicina também pode encontrar aplicação nos campos nutricional e dietético. Por isso é uma área que oferece importantes oportunidades de trabalho e crescimento profissional no presente e no futuro. 

Mas essas descobertas que melhoram a qualidade de vida das pessoas dependem, em grande parte, do trabalho de pesquisa realizado por especialistas altamente qualificados e treinados.

Diferenças entre Biomedicina, medicina e biologia

Na relação entre biologia, medicina e biomedicina, o que faz a diferença é o foco tanto da formação quanto da prática profissional. O biólogo tem a formação mais ampla e genérica, relacionada a diferentes formas de vida e outros estudos da natureza. 

Por sua vez, a formação em medicina é mais especializada e seu principal objeto de estudo é o corpo humano e as enfermidades que podem acometê-lo. Assim, a função do médico é avaliar, diagnosticar e propor tratamentos para restaurar a saúde humana.

Logo, podemos dizer que a biomedicina está na intersecção entre essas duas áreas. Ou seja, o biomédico tem uma formação voltada para a pesquisa e desenvolvimento de mecanismos para a promoção da saúde e bem-estar. 

Portanto, os especialistas dessa área pesquisam microrganismos causadores de doenças e colaborar no desenvolvimento de vacinas e medicamentos. Também pode atuar fazendo análises laboratoriais para dar suporte ao trabalho do médico.

Biomedicina: o que faz um profissional formado no curso 

O profissional formado no curso de biomedicina tem uma ampla gama de opções para exercício da profissão. De forma geral, podemos dizer que a prática da biomedicina está sempre atrelada, direta ou indiretamente, à saúde humana. Veja alguns exemplos das atividades exercidas por um biomédico: 

  • Estudo e pesquisa de doenças e suas particularidades;
  • Análise e identificação de patologias que afetam a saúde humana;
  • Testes e desenvolvimento de tratamentos para patologias identificadas;
  • Elaboração de procedimentos e metodologias diagnósticas;
  • Concepção de exames e análise de resultados clínicos;
  • Desenvolvimento e produção de medicamentos e vacinas;
  • Exame do metabolismo de animais e vegetais.

Claro que os campos de atuação do biomédico não se restringem aos itens dessa lista. Se você quer saber mais sobre as áreas de atuação da biomedicina, confira esse conteúdo: Conheça 12 áreas da Biomedicina para atuar.

Biomedicina: importância da área

Os últimos anos são uma prova real da importância da biomedicina. Diante de uma pandemia como a da COVID-19, a sociedade como um todo precisou unir esforços para encontrar soluções, tratamentos e formas de reduzir a taxa de contágio. O principal desafio, claramente, foi o desenvolvimento de uma vacina eficaz em um curto período.

Graças ao esforço de diversos especialistas, dentre eles muitos formados em biomedicina, conseguimos encontrar um caminho viável para reduzir o número de mortes e complicações em decorrência do vírus. 

Mas a biomedicina não é fundamental apenas em momento de crise. Os estudiosos e pesquisadores da área estão permanentemente à procura de soluções para melhorar a saúde e o bem-estar humano. 

Por exemplo, existem biomédicos dedicados a pesquisar doenças genéticas, como o câncer, através do mapeamento de DNA. Assim, é possível identificar se um paciente tem a informação genética que pode levá-lo a desenvolver determinado tipo de câncer, como o de mama.

Qual o perfil de um Biomédico?

Diante de tudo isso que apresentamos, você deve ter notado que o trabalho do biomédico está estreitamente relacionado à pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados à melhoria da saúde humana. Desse modo, um pré-requisito fundamental é a curiosidade e o desejo de pesquisar. Ademais, é crucial a capacidade analítica, perfil metódico e cooperatividade. 

Por se tratar de uma área que trabalha com tecnologia de ponta, desbravando os limites da ciência na busca de inovações, é importante também ter domínio da língua inglesa, pois a maior parte dos resultados e divulgação de pesquisa são publicados em revistas internacionais, em inglês.

Além disso, novos métodos surgem diariamente, e para acompanhá-los é preciso ter excelente compreensão escrita, tanto em português, quanto em língua inglesa.

Conheça o curso de Biomedicina da Unicep

Se você acredita que tem o que é necessário para desafiar as fronteiras da ciência com sede por conhecimento, essa é a área para você brilhar! Além de ser uma carreira promissora, ainda possibilita a contribuição para melhorias de vida da sociedade como um todo.

Por isso, a biomedicina é uma área que oferece importantes oportunidades de trabalho e crescimento profissional no presente e no futuro. Quer se tornar um especialista altamente qualificado e treinado para atuar no mercado de trabalho? Então, conheça o curso de Biomedicina da Unicep!

Ainda está em dúvida sobre qual curso tem a sua cara? Explore o blog da Unicep para encontrar conteúdos excelentes que podem te guiar nessa escolha tão difícil! Está inclinado a fazer um curso na área da saúde, este artigo pode te ajudar: Área da saúde: conheça carreiras que são alternativas à Medicina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *