Benefícios da psicoterapia: saiba mais sobre!

Psicoterapia é um termo geral que abrange diferentes abordagens. Da psicanálise à arteterapia, quais são os benefícios da psicoterapia? Aqui você descobre!

Benefícios da psicoterapia

A psicoterapia é um ramo relativamente recente da psicologia. Além disso, não podemos realmente falar desse tipo de tratamento antes do último quartel do século XX, pois foi quando paramos de associar doenças mentais com forças sobrenaturais. 

No entanto, a sociedade sempre procurou explicar certos fenômenos que afetam as pessoas e para os quais era impossível encontrar uma causa biológica clara. 

Em todos os tempos e em todas as culturas existiram estudiosos interessados em entender a psique humana. Na Grécia Antiga, Aristóteles já descrevia o sonho como uma investigação psicológica. 

Por diversas vezes confundida com religião, medicina ou psiquiatria, hoje a psicoterapia é uma disciplina muito distinta, baseada sobretudo na escuta do paciente.

Seu propósito central é auxiliar o paciente a realizar mudanças nas atitudes, comportamentos, formas de pensar ou reagir, de modo a permitir que ela se sinta melhor, encontre respostas para suas perguntas, resolva problemas, faça escolhas, e obtenha autoconhecimento. 

No texto de hoje, explicaremos o que é a psicoterapia, seus objetivos, a quem ela se destina e quais os seus benefícios esperados. 

Portanto, se você está considerando fazer o curso de Psicologia ou apenas tem interesse no tema, fique com a gente pois esse conteúdo foi feito pensando em você! 

Boa leitura!

 

O que é psicoterapia?

A psicoterapia pode ser definida como tratamento psicológico para transtornos mentais, distúrbios comportamentais ou para quaisquer outros problemas que resultem em sofrimento ou angústia psicológica para a pessoa.

Para o paciente, o principal objetivo da psicoterapia é promover alterações significativas em seu funcionamento cognitivo, emocional ou comportamental, em seu sistema interpessoal, em sua personalidade ou em seu estado de saúde. 

Este tratamento vai além da ajuda em dificuldades pontuais do dia a dia ou de um aconselhamento, ou apoio emocional. Enquanto a psicoterapia trata os distúrbios por meio da fala, ela difere da psiquiatria, que trata os distúrbios estruturais de uma pessoa com a ajuda de medicamentos.

Se a psicoterapia é muitas vezes percebida como uma ajuda prestada às pessoas com patologias complexas, pode também servir àqueles que sofrem de perturbações “mais leves” que, no entanto, não lhes permitem se sentirem bem consigo mesmas e satisfeitas com a vida. 

Assim, a psicoterapia também pode tratar problemas relacionados ao gerenciamento de emoções, estresse recorrente ou fobias, transtornos pós-traumáticos, comportamentos de dependência emocional ou problemas derivados de relações tóxicas com manipulação mental e violência física.

 

Como surgiu a psicoterapia?

A psicoterapia tornou-se uma técnica terapêutica nova e independente no século XIX. Dessa forma, podemos considerar Philippe Pinel (1745-1826) como o precursor da psicoterapia moderna: “trate o homem e não mais sua doença!”. 

Este é o momento das primeiras entrevistas com os pacientes, como podemos observar nessa observação de Pinel: “A essência do tratamento consiste em uma conversa íntima e diária que é melhor para o paciente do que banho ou cloral…”.

Décadas depois, o médico Sigmund Freud (1856-1939) promoveu um desenvolvimento extraordinário do estudo da mente humana ao criar a psicanálise. Desde suas primeiras investigações, o inconsciente ocupou um lugar primordial e dinâmico para a organização da psique humana.

Outros estudiosos também fizeram grandes contribuições foram fundamentais para psicoterapia: CG. Jung (1875-1961), W. Reich (1897-1957) e J. Lacan (1901-1981). Entretanto, a psicoterapia atual não é apenas herdeira da psicanálise, outras correntes de outras ciências sociais como a sociologia, a filosofia e a etnologia influenciam profundamente a abordagem psicoterapêutica.

Para sermos concisos diante da proliferação de métodos, podemos citar alguns nomes entre aqueles que deram origem às correntes mais importantes:  J. Moreno (sociometria e psicodrama), C. Rogers (psicoterapia não diretiva), F. Perls (terapia gestalt) e G. Bateson (terapia sistêmica).

 

Para o que serve a psicoterapia?

O objetivo do tratamento psicoterápico é melhorar o estado mental da pessoa e/ou prevenir recaídas. Existem vários tipos de psicoterapia, dependendo da teoria utilizada. 

No entanto, todos são baseados no conceito de interação corpo-mente-ambiente. A técnica utilizada é escolhida de acordo com a necessidade e o tipo de sofrimento do paciente.

A psicoterapia é permitida a todos e não há restrições de idade. Pode ajudar qualquer indivíduo que experimente sofrimento psicológico que resulte em sintomas, como ansiedade, fobias, depressão, pensamentos suicidas, perda de autoconfiança, distúrbios alimentares, isolamento, distúrbios do sono, etc.

 

Quando buscar pela psicoterapia?

Cada pessoa reage de forma diferente às dificuldades. No entanto, se você julgar que tem sentimentos desagradáveis ​​que afetam seu bem-estar, é importante saber ouvir a si mesmo. 

Embora seja normal experimentar fases passageiras de tristeza, raiva ou medo, essas emoções podem causar transtornos quando duram muito tempo e causam reações excessivas: choro, distúrbios do sono, estresse, ataque de ansiedade, problemas de concentração e comunicação, dentre outros.

Além disso, é particularmente recomendável ser acompanhado por um psicólogo no contexto de um acidente ou de uma experiência traumática, como uma separação, a morte de um ente querido ou uma demissão profissional, se você tiver problemas para superar isso. 

Aconteça o que acontecer, a consulta a um psicólogo deve ocorrer quando a pessoa se sentir pronta para discutir o que está vivenciando.

Também é importante reservar um tempo para pesquisar e descobrir o terapeuta certo para você, ou seja, aquele com quem você se sente pronto para estabelecer uma relação de confiança e trabalhar – é essencial se sentir livre para expressar o que você deseja e sente.

 

Quais são os benefícios da psicoterapia? 

A psicoterapia produz uma mudança real em nós mesmos, na forma como sentimos e pensamos, na forma como nos relacionamos com os outros. Essa mudança não é apenas uma impressão pessoal, mas tem uma confirmação neurofisiológica, como veremos a seguir.

Mudanças no cérebro

Graças a tecnologia de exames de imagem, como a tomografia computadorizada, tornou-se possível estudar as alterações no cérebro após tratamentos psicoterapêuticos para transtornos de ansiedade, depressivos, obsessivo-compulsivo, dentre outros. 

Há evidências de que intervenções em psicoterapias produzem mudanças no tecido neural e nas conexões sinápticas. Ou seja, as atividades de reflexão propostas pelos psicólogos provocam uma reestruturação cognitiva. Isso significa que o tratamento contribui para mudanças significativas na mente e no biológico.

Melhore sua vida emocional

Durante o curso da terapia, desenvolve-se cada vez mais a capacidade de ler o próprio humor e o de outras pessoas. Assim, você aprende novas formas de dar significado e viver suas emoções, melhorando o bem-estar pessoal e seus relacionamentos interpessoais.

O propósito das emoções é nos guiar nas inúmeras escolhas diárias: entender (rapidamente) como uma situação nos faz sentir nos permite reagir adequadamente. Uma leitura melhor e mais acurada de nos mesmos nos permite ler o que está acontecendo de forma cada vez mais clara e não incorrer em erros de interpretação.

Melhore seus relacionamentos

O bem-estar psicológico alcançado graças às novas formas de sentir, dar sentido e vivenciar emoções, além da melhor consciência do próprio comportamento, possibilita relações interpessoais mais saudáveis. 

Durante um percurso terapêutico, a revisão das relações passadas permite evidenciar nossos padrões de funcionamento e, consequentemente, modificá-los, melhorando a forma como nos relacionamos no presente.

*

Por fim, agora você sabe o que é a psicoterapia e seus benefícios. Como vimos ao longo do texto, os efeitos da terapia podem ser percebidos a curto, médio e longo prazo. 

 Assim, a curto prazo, a psicoterapia permite ao paciente:

  • ser ouvido ativamente sobre seus problemas; 
  • sentir-se apoiado diante das dificuldades; e 
  • Trabalhar um problema com auxílio de um profissional, o que facilitará sua resolução.

A longo prazo, a psicoterapia permite, em particular:

  • ganhar mais autoconfiança;
  • assumir a responsabilidade e assim poder reajustar os padrões de comportamento que estão prejudicando sua vida;
  • desenvolver uma escuta mais atenta aos outros, mas também a si mesmo;
  • aprender a mobilizar melhor seus recursos pessoais para lidar com situações desestabilizadoras e estressantes; e
  • controle ou redução de transtornos de personalidade.

Portanto, se você estiver atravessando uma fase difícil na vida, não hesite em buscar pela ajuda de um terapeuta. A psicoterapia pode salvar e transformar vidas, sendo umas das profissões mais importantes – e belas – deste século! Então, quer saber mais sobre Psicologia e a carreira de psicólogo?

Aqui no nosso blog você encontra mais informações sobre a graduação em Psicologia da UNICEP. Descubra mais sobre nosso curso e explore todas as possibilidades de atuação na profissão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *