Bacharelado: o que é e suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho!

Quer aumentar suas chances de conquistar uma carreira de sucesso? O bacharelado é uma excelente opção! Saiba mais sobre o assunto aqui! 

bacharelado o que é

Bacharelado: o que é e como posso me tornar um bacharel? Se essa frase passou pela sua cabeça, você está no lugar certo! 

Antes de mais nada, aqui vamos falar um pouco sobre o conceito, o significado e as possibilidades de carreira desse título de graduação. 

Em suma, o bacharel é um profissional que se graduou em algum curso superior onde existe a opção da titularidade de  “bacharelado”. Na essência, é uma graduação concedida a quem termina a graduação depois de um período de quatro a cinco anos se aprofundando em algum assunto. 

Frequentemente, os estudantes que terminam o ensino médio ambicionam ingressar no ensino superior, em especial, num curso de bacharelado. E você, já está pensando em se preparar para o futuro? Quer aumentar suas chances de conquistar uma carreira de sucesso? O bacharelado é uma excelente opção!

Mas não vamos adiantar o assunto inteiro aqui logo na introdução! Se você quer saber mais sobre esse tipo de graduação e suas possibilidades no mercado de trabalho, continue lendo este post!

O que é bacharelado?

Como mencionado acima, esse título é conquistado por quem finaliza uma faculdade e dedica-se cerca de quatro a cinco anos para um determinado tema, especialidade ou assunto.

Como resultado, essa modalidade de curso é a mais tradicional no Brasil e está presente em quase todos os ambientes universitários. 

A pessoa passa por uma trajetória de aprendizado com conteúdos programáticos selecionados em uma matriz curricular específica. Assim, após completar o número de crédito, finalizando com um trabalho de conclusão de curso ou uma dissertação, a pessoa recebe a certificação e se torna um bacharel. 

Nesse sentido, o profissional está oficialmente habilitado para atuar como especialista em uma determinada área do conhecimento.

Do mesmo modo, também oferece a possibilidade de ampliar sua área de atuação e exercer a profissão em diferentes ambientes. Menos ministrar aulas, uma das principais diferenças entre ser um bacharel e exercer a licenciatura. 

Vamos falar sobre isso em seguida: 

Qual a diferença entre bacharelado, tecnólogo e licenciatura?

Ao procurar sobre estilos de graduação, você deve ter se deparado com essa diferença entre bacharelado e licenciatura.

A principal diferença, como comentamos, é justamente essa: as graduações de bacharelado não oferecem, necessariamente, formação sobre como funciona o processo pedagógico – disciplinas necessárias para exercer o papel de docência. 

Dessa forma, se uma pessoa com o diploma em Bacharel gostaria de dar aulas, precisa de uma segunda graduação ou ainda, de alguma formação pedagógica ou de um curso de pós-graduação – o que acontece no caso de mestrado e doutorado. 

Todavia, ainda vale dar um contorno sobre o que é o tecnólogo. Muitas pessoas se deparam com essa opção na hora de pensar em como se especializar – e aqui é importante falarmos um pouco sobre. Existe a opção de procurar um curso de rápida duração, criado em conformidade com as necessidades do mercado. 

Os conteúdos são práticos, voltados à rotina da profissão e, desse modo, possuem uma abordagem direcionada às necessidades.

Eventualmente, esse conteúdo prático permite os alunos a construírem uma visão empreendedora, capaz de compreender quais são as competências fundamentais para o mercado de trabalho. 

A duração varia de dois a três anos e é destinado para quem gostaria de ingressar o mais rápido possível na vida profissional. 

Como é a estrutura do curso de bacharelado?

Essa é uma pergunta difícil de responder, porque, afinal, varia muito. Como dissemos acima, o curso de bacharelado é muito comum no Brasil e abrange quase todas as profissões: são quase 60% dos cursos, segundo o Censo da Educação Superior 2018.

Na essência, com exceção das carreiras voltadas ao ensino e educação, como História, Geografia e Letras, por exemplo, quase todas as graduações conferem o título de Bacharel. 

Logo, são muitas estruturas e muitas matérias envolvidas. No entanto, duas características são constantes: a duração de quatro a cinco anos e ter uma matriz curricular sólida, onde o tema é aprofundado gerando um conhecimento específico sobre a área de atuação. 

Além disso, outro ponto que merece destaque dessa titulação é que pode ser encontrada em diversos tipos de instituições, desde faculdades, universidades e centros universitários públicos e privados, como também possui uma variedade de modalidades tais como presencial, semipresencial e a distância (EaD).

Como é o mercado de trabalho para um bacharel? 

 bacharelado o que é

Você já sabe que o diploma de Bacharel significa que, em suma, a pessoa está oficialmente habilitada para exercer a profissão no mercado de trabalho como especialista em uma determinada área. 

No entanto, algumas profissões não exigem necessariamente o diploma de bacharel (Jornalismo, Administração, Publicidade e Propaganda…) enquanto outras, como Direito e Medicina, são obrigatórias. Veja abaixo uma lista das profissões cuja exigência da titularidade é necessária: 

Dentre de cada área, existe um amplo leque de possibilidades e caminhos para exercer as profissões. Algumas delas, você encontra aqui no blog da Unicep!

Lembrando que se você se interessa por uma profissão que não exija o diploma, o Bacharel possibilita tornar-se um especialista na área, ou seja, conhecimento sempre é bom e válido. 

Vantagens e desvantagens do bacharelado

O bacharel é um profissional que se graduou em algum curso superior onde existe a opção da titularidade de  “bacharelado”. Oferece a possibilidade de ampliar sua área de atuação e exercer a profissão em diferentes ambientes (menos dar aula, característica restrita aos cursos de licenciatura). 

Pode ser que, conforme acompanhe esse ponto, surge a dúvida de qual o melhor caminho a seguir. Portanto, separamos rapidamente em vantagens e desvantagens sobre o tema para ajudar: 

Vantagens do bacharelado

  • Formação mais ampla. 
  • Conhecimento aprofundado, ampliando as possibilidades de atuação. 
  • Variedade de instituições e modalidades (presencial, semipresencial ou EaD).
  • Diploma de ensino superior. 
  • Salários mais altos, na maioria das vezes, em comparação com licenciatura ou em curso tecnológico.

Desvantagens do bacharelado

  • Duração mais longa.
  • Investimento maior. 
  • Não oferece a habilitação de docência inerente à licenciatura. 

É isso aí!

Por fim, agora você sabe o que é o Bacharel e quais são as suas possibilidades de atuação.

Além disso, descobriu mais sobre o mercado de trabalho, o conceito e quais as vantagens e desvantagens. Esperamos que você, ao final deste post, possua mais informações para decidir sobre seu futuro. 

*

O que achou dessas orientações? Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para construir a carreira dos seus sonhos, tanto na esfera pública quanto privada. Explore nosso conteúdo e dê os primeiros passos rumo ao sucesso! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *