Atitudes sustentáveis: conheça as principais e a suas importâncias na agricultura

Atitudes sustentáveis servem para ajudar a preservar o meio ambiente e, por isso, elas são muito importantes para a agricultura. Descubra mais no artigo de hoje!

Atitudes sustentáveis

As atitudes sustentáveis, são uma prova de que a sustentabilidade tornou-se um assunto crucial. Isso se traduz em agir com objetivo de garantir o bem-estar da população mundial e suas necessidades alimentares e têxteis sem prejudicar as gerações que herdarão o mundo em que vivemos.

No que diz respeito à produção de alimentos, falamos em “agricultura sustentável”, mas muitas vezes empregamos o termo sem ter certeza do seu significado. Neste artigo, você encontrará as respostas para as principais dúvidas sobre esse assunto, que esteve no centro das discussões nos últimos anos. Para isso, basta prosseguir com a leitura!

O que é sustentabilidade?

A definição de sustentabilidade vem do relatório Brundtland (1987), que alertava para as consequências ambientais negativas do crescimento econômico e da globalização e buscava encontrar possíveis soluções para os problemas causados ​​pela industrialização e pela população em crescimento.

Dessa forma, de acordo com o relatório, o desenvolvimento sustentável é “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas”. 

Muitas vezes, o desenvolvimento é impulsionado por uma necessidade específica, sem considerar totalmente os impactos mais amplos ou futuros. 

Já estamos vendo os danos que essa abordagem pode causar, desde crises financeiras de grande escala, causadas por bancos irresponsáveis ​​até as mudanças climáticas globais, resultantes de nossa dependência de fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis. 

Mas e quanto à produção de alimentos? Qual a importância da sustentabilidade na agricultura? É o discutiremos a seguir!

O papel e a importância da sustentabilidade na Agricultura

A agricultura intensiva, como vem sendo praticada desde a década de 1960, certamente tem rendimentos extraordinários, mas esgota o solo e polui o meio ambiente. Para manter o nível de produção, as quantidades de insumos (água, equipamentos, defensivos e fertilizantes) devem ser sempre aumentadas. 

A recente consciência dos limites dos recursos naturais está empurrando para uma nova forma de produzir alimentos, a agricultura sustentável. Para se enquadrar no conceito de sustentabilidade, o cultivo da terra deve ser:

  • Economicamente viável, com sistemas de produção autônomos e econômicos, respeitando também os agricultores por uma renda digna.

  • Saudável para o meio ambiente, preservando a fertilidade do solo, a biodiversidade, as paisagens, a qualidade do ar e da água.

  • Socialmente equitativo, garantindo a partilha da riqueza, os direitos de produção e o poder de decisão, mas também a transferibilidade das explorações agrícolas e a manutenção do emprego agrícola. 

Por que é uma urgência discutir a agricultura sustentável?

Com uma população projetada para chegar a impressionantes 9,8 bilhões até 2050, os agricultores terão que produzir mais alimentos do que nunca. No entanto, infelizmente, os métodos agrícolas convencionais degradam o solo, reduzindo a produtividade das colheitas ao longo do tempo.

Consequentemente, os agricultores podem ser levados a derrubar florestas próximas em busca de novas terras férteis. Embora a derrubada de árvores em alguns acres de terra possa não acelerar as mudanças climáticas, esse não é o caso das mega culturas, como soja e óleo de palma. 

Dessa forma, algumas atitudes devem ser tomadas para não comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas.

 

Atitudes sustentáveis para a Agricultura

Atitudes sustentáveis na agricultura dizem respeito a: 

  • Redução da proporção de fertilizantes de nitrogênio mineral e o impedimento da disseminação de pesticidas.
  • Adoção de uma melhor gestão dos recursos hídricos reutilizando a água da chuva e evitando o bombeamento para as águas subterrâneas.
  • Conservação dos recursos genéticos (sementes).
  • Preservação da biodiversidade desenvolvendo pastagens naturais. 
  • Luta contra a desertificação.

Um exemplo específico de agricultura sustentável é a rotação de culturas, que ajuda a aproveitar o solo fértil. Outras práticas são:

Manejo integrado de plantas e pragas

A forte dependência de pesticidas e herbicidas traz altos riscos, e não apenas para os ecossistemas, pois esses produtos químicos agressivos também podem prejudicar a saúde dos agricultores e suas famílias. 

O primeiro passo, então, é eliminar gradualmente os produtos químicos mais nocivos e, em seguida, reduzir gradualmente os outros ao longo do tempo. O manejo integrado de pragas e ervas daninhas inclui a introdução de inimigos naturais de pragas comuns.

Conservação florestal e agrossilvicultura

Você sabia que a agricultura é responsável por 80% do desmatamento tropical? Quanto mais derrubamos florestas, mais aceleramos as mudanças climáticas. Essa é uma notícia terrível para todos nós, principalmente para os pequenos agricultores, cujas colheitas podem ser dizimadas por secas, inundações e pragas e doenças. 

Evitar o desmatamento e plantar novas árvores são passos cruciais para tornar a agricultura mais sustentável. Assim, cultivar as árvores existentes e plantar novas lado a lado com as culturas, uma prática chamada agrossilvicultura, também pode ser considerada como uma atitude sustentável.

Agricultura 4.0

A inovação tecnológica desempenha um papel essencial nos modelos de agricultura sustentável. A coleta e análise de dados em tempo real que as novas tecnologias disponíveis ajudam os agricultores a tomar decisões mais inteligentes e rápidas e, portanto, evitar desperdícios e danos às colheitas.

Essa transição para um futuro construído com atitudes sustentáveis é indissociável da evolução das técnicas e métodos de preparo do solo. Por isso, o campo de estudo e especialização em agronomia desperta o interesse de muitas pessoas. Atendendo essa demanda, a UNICEP oferece o curso de Agronomia.

Conheça o curso de Agronomia da Unicep

O curso está posto no cenário agrícola de grande expressão que tem na Região Central de São Paulo. Assim, deixa o objetivo de formar profissionais prontos para esses interesses e desafios sociais. Então, também acompanha a evolução da ciência e da tecnologia.

As tecnologias e atitudes sustentáveis para o ambiente é um dos temas que será estudado. Portanto, mantém a conduta sobre a ética de um profissional, bem como, conduta moral e respeito ao ser humano.

 

Um profissional da Agronomia

Esse aprendiz irá aprender tudo sobre acompanhar os processos produtivos. Além disso, envolve as melhores formas de preparar um solo e combater doenças. Mas, também se envolve com várias tarefas na Agronomia.

Precisa ter capacidade criativa e crítica para resolver qualquer problema. Mas, o mais essencial é entender mais sobre a sustentabilidade e entender sua importância. Dessa forma, se torna um profissional pronto para cuidar do futuro do meio ambiente.

Caso tenha gostado de saber mais sobre esse tema extremamente relevante, acompanhe outros conteúdos da Unicep e visite a página do curso de Agronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *