Conheça os assuntos de Matemática que mais caem no Enem!

Conheça os assuntos de Matemática que mais caem no Enem!

Para a maioria das pessoas, estudar Matemática é um grande desafio. Mas, neste post você conhece os assuntos de Matemática que mais caem no Enem para arrasar nesta prova!

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tornou-se uma ferramenta essencial para o estudante conseguir bolsas de estudo e ingressar no Ensino Superior, tanto em instituições privadas quanto públicas.

Sabemos que, só de pensar no Enem, já dá um frio na barriga. Afinal, são meses (ou até anos) de preparação para este exame, cuja aplicação é dividida em dois dias, com cerca de 5 horas de duração cada. 

No blog post de hoje, vamos te mostrar quais são os assuntos de Matemática que mais caem no Enem, além de te apresentar algumas dicas sobre o que você pode fazer para aprender melhor a matéria.

 Então, pode ficar tranquilo e vem com a gente aprender mais sobre o Enem!

Quais assuntos de matemática você deve focar mais?

No segundo dia de provas do Enem, estudantes de todo país realizam as provas de Matemática e Ciências da Natureza.  O caderno de Matemática é composto por 45 questões objetivas, e costuma deixar os candidatos ansiosos.

 A melhor forma de enfrentar esse momento, é conhecendo o que vem pela frente!

O conteúdo de Matemática que se aprende no Ensino Médio é bastante extenso! 

Porém, não é necessário estudar e revisar todos os temas para fazer a prova do Enem. Isso porque, estatisticamente, alguns conteúdos têm maior chance de aparecer na prova. 

Separamos aqui sete dos principais assuntos de Matemática que mais caem no Enem para te ajudar a direcionar os seus estudos mais tranquilamente. Vamos começar?

Geometria

Cálculo de área, perímetro e arestas fazem parte da geometria, cujo objetivo é o estudo do espaço e das formas. Foque em estudar o triângulo, quadrado, retângulo e círculo, pois polígonos mais complexos, como o losango, não são tão comuns na prova de Matemática do Enem.

Assim como para todos os assuntos da prova, é importante revisar e treinar esse conteúdo! Você pode, por exemplo, calcular a área da pizza que você pede no fim de semana, ou até mesmo calcular o perímetro dos pisos e azulejos da sua casa. Conceitos teóricos aplicados à realidade ajudam a memorização.

Porcentagemmaemática para o enem

A porcentagem é amplamente utilizada na matemática financeira. Por exemplo, os preços de mercadorias em promoção, em geral, são representados como “10% de desconto”, “50% de desconto”, assim por diante. 

Aumentos de preço e de salário também são expressos em porcentagem “a inflação aumentou em 5%”, ou, “aumento de salário de 10%”, etc. Neste caso, você precisa saber interpretar as porcentagens indicadas. 

Então, você pode treinar calculando, por exemplo, quantos por cento representa o troco que você recebe ao comprar pão na padaria. Aproveite também e estude temas atuais, como a variação da taxa de desemprego. Conectar as áreas de conhecimento é uma excelente forma de aprender!

Trigonometria

A trigonometria é uma ramificação da geometria, direcionada ao estudo dos triângulos. Para o Enem, é importante conhecer os principais tipos de triângulos, como isósceles, equilátero e retângulo. É comum aparecerem exercícios de cálculo de ângulos e, claro, o famoso Teorema de Pitágoras!

Relações trigonométricas como o seno e o cosseno também aparecem na prova de matemática do Enem, porém, com menor frequência. Pense em uma rampa ou escada, como você calcularia seu comprimento? Que tipo de triângulo ela se assemelha? Quais são os seus ângulos? 

Uma dica: trigonometria é bastante aplicada nos exercícios de Física! Novamente, dar uma atenção a essa intersecção de temas pode ser muito bom para fixar o conhecimento –  por falar em intersecção, você se lembra da Teoria dos Conjuntos?

Funções

As funções matemáticas estão em todos os lugares! O movimento dos planetas, a taxa de crescimento de um bolo, a aceleração de um veículo, o custo de produção de uma empresa, etc. 

Ou seja, as funções matemáticas descrevem as relações entre cada um dos elementos de dois conjuntos distintos, como a relação espaço x tempo, por exemplo.

Funções de primeiro e segundo grau que representam, respectivamente, linhas retas e parábolas, são as mais cobradas no Enem! Então, vale a pena estudar bastante este tema e fazer muitos exercícios para ficar mais tranquilo na hora da prova.

Interpretação de gráficosinterpretação de gráficos

Um gráfico é a representação visual de uma função matemática, indicando, ponto a ponto, o comportamento da função, que pode ser de crescimento, decaimento, etc.

A prova de matemática do Enem não requer que o candidato desenhe funções, pois as perguntas são objetivas. Porém, é necessário interpretar  dados a partir de gráficos, como fazer estimativas de valores futuros, bem como o significado determinado valor representa.

Estatística e Probabilidade

Na Matemática, a Estatística diz respeito à coleta, análise, interpretação e apresentação de grandes quantidades de dados numéricos. Por exemplo, previsões meteorológicas, pesquisas eleitorais e os algoritmos das redes sociais são dados estatísticos.

Já a Probabilidade analisa as chances de um determinado fato acontecer e/ou de se alcançar um determinado resultado. No cotidiano, usamos a Probabilidade intuitivamente, por exemplo, para escolher se levaremos, ou não, o guarda-chuva na bolsa, com base na previsão meteorológica.

Para o Enem, é importante que você saiba interpretar as informações dadas nas questões que versam sobre esses assuntos. Como o Enem costuma cobrar matérias integradas, possivelmente conceitos de Biologia e Física aparecerão nas questões de Probabilidade e Estatística.

Razão e Proporção

Razão é o quociente da divisão entre dois números, e proporção é a relação entre duas razões. Por exemplo, uma receita de bolo em que se pede ½ xícara de açúcar para ⅓ de xícara de fubá. Ou seja, a proporção de fubá para açúcar no bolo é de ½ para ⅓.

Caso queira dobrar a receita, precisará fazer uma regra de três para saber quanto de açúcar e de fubá será necessário. Então, que tal estudar razão, proporção e regra de três para o Enem fazendo um bolo de fubá?  

Dicas para aprender melhor Matemática 

O que acha de usar algumas estratégias para potencializar seus estudos dos assuntos de Matemática que mais caem no Enem? A seguir, nós separamos três dicas que podem contribuir no aprendizado da matéria e te deixar mais tranquilo no dia da prova! Confira:

Dica 1: Faça bastantes exercícios 

Nós, seres humanos, aprendemos por repetição. Quanto mais exercícios de matemática você fizer, mais treinado o seu cérebro ficará, e mais você aprenderá! 

Refaça os exercícios do livro ou apostila de Matemática do ensino médio e busque por exercícios extras no Google. Não hesite em fazer muitas contas. Evite usar calculadora, pois ela não será permitida na prova!

Vale a pena vasculhar o YouTube, pois há uma infinidade de conteúdo de Matemática por lá! Você pode assistir vídeos curtos sobre temas específicos, assistir a resoluções de exercícios e até participar de desafios! 

O importante é exercitar o conhecimento! Assim, você ficará mais seguro, ganhará tempo na prova, e não dará chance para que aquele famoso “branco” aconteça. 

Dica 2: Estude de forma gradativa

Apesar da importância de resolver muitos exercícios de Matemática para estudar para o Enem, vamos com calma! Nem pensar em resolver, logo de cara, muitos exercícios por dia. 

Que tal começar estudando meia hora, depois aumentar para uma hora, e assim por diante? Ao longo de um mês você terá avançado muito!

O nosso organismo é inteligente e não aceita mudanças de hábitos bruscas. Ou seja, começar estudando três horas de Matemática por dia, pode ser exaustivo e desanimador. Vá com calma, comece devagar, e aumente o tempo de estudo com o tempo.

Dica 3: Revise provas antigas 

Essa é uma dica de ouro!!! No site do Inep você encontra provas antigas e seus gabaritos, e tentar refazê-las é uma excelente estratégia de estudo. Você pode, primeiro, resolver a prova e, depois, checar suas respostas no gabarito, revisando as questões que não acertou.

Dica bônus: tente simular ao máximo as condições de prova. Avise aos seus familiares para não te interromperem durante um determinado período. Use um cronômetro para controlar o tempo de resolução do caderno de questões.

Depois, confira seus erros e acertos e anote os temas em que teve maior dificuldade. Assim, você pode fazer uma revisão caprichada nos assuntos em que você não está tão afiado!

*

Viu como não é difícil estudar Matemática para o Enem? Quando for estudar, você pode começar pelos sete assuntos de Matemática que mais caem no Enem, apresentados neste post. 

Praticar muito, aumentar o tempo de estudo gradualmente, e revisar as provas antigas do Enem são estratégias que te ajudaram – e muito! – nos seus estudos. Monte um cronograma com base nas nossas dicas para estudar de modo planejado. Dedique-se e mantenha o foco, vai dar tudo certo!

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra essas e outras dicas de estudo para o Enem. Conheça nossos cursos e use a sua nota do Enem para entrar na faculdade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *