Áreas de atuação Engenharia Civil: você conhece as principais? Saiba mais!

Está interessado no curso e quer saber quais são as áreas de atuação na Engenharia Civil? Descubra mais neste artigo!

Áreas de atuação Engenharia Civil

A engenharia civil é um curso muito procurado pelos estudantes com preferência pelas Ciências Exatas. Além de ser uma formação que abre inúmeras possibilidades na carreira, mesmo em períodos de crise econômica, ainda existe bastante demanda para os profissionais da área.

O setor de construção civil é fundamental para o desenvolvimento do país, sobretudo quando estamos nos referindo a obras de infraestrutura, como rodovias e hidrelétricas. Você tem interesse na graduação em engenharia civil e deseja saber em quais áreas poderá atuar após formado? Então, esse artigo é tudo o que você precisa. Confira!

O que é a Engenharia Civil e qual sua importância?

A Engenharia Civil é o campo de estudo que abrange todas as técnicas relativas à construção civil. Ou seja, essa graduação te capacitará a elaborar, coordenar e fiscalizar projetos, além de executar obras de construção.

Assim, os engenheiros civis são responsáveis ​​pela concepção, construção, exploração e reabilitação de obras e infra-estruturas urbanas, que gerem de forma a satisfazer as necessidades da sociedade, garantindo, simultaneamente, a segurança pública e a proteção do ambiente. 

O campo de aplicação da engenharia civil é muito vasto; inclui obras públicas e construção. Inclui em particular:

  • Obras estruturais, em geral, independente do tipo de construção ou edificação, como arranha-céus, edifícios industriais: fábricas, armazéns, tanques, etc.
  • Infraestrutura de transporte: estradas, ferrovias, estruturas, canais, portos, túneis, etc.
  • Construções hidráulicas: barragens, diques, molhes, etc.

Portanto, o engenheiro civil é indispensável para o desenvolvimento social e econômico do país. O que implica que ele lida com múltiplos interesses, que não são desprovidos de significado político: economia, energia, meio ambiente, habitação e dentre outros.

Áreas de atuação Engenharia Civil 

Muito variadas, as funções do engenheiro civil repartem-se, essencialmente, por oito grandes áreas de intervenção, as quais veremos com mais detalhes a seguir.

  • Construção civil

Pode soar como óbvio, mas precisamos falar sobre a mais tradicional área de competência dos engenheiros civis: a construção civil. Nesse âmbito, o engenheiro é responsável por todas as etapas de uma obra, desde o projeto, o dimensionamento, planejamento dos custos envolvidos, escolha de materiais utilizados na fundação até o acabamento. 

  • Saneamento

As obras de saneamento estão relacionadas ao tratamento e distribuição de água e do esgoto, incluindo o descarte de resíduos de forma a não agredir o meio ambiente. Essa área está diretamente atrelada a decisões de políticas públicas e, consequentemente, a qualidade de vida da população. 

  • Estradas e transportes

Essa é, certamente, uma das maiores e mais rentáveis áreas da construção civil. Inserem-se nela o planejamento, execução e acompanhamento da malha rodoviária e dos diversos sistemas de transporte, como ferrovias, aeroportos e portos marítimos. Além disso, envolve também a logística de tráfego nas cidades e nas estradas. Assim como o saneamento, é uma área importante para o desenvolvimento social e econômico do país.

  • Cálculo estrutural

Sem engenheiros dedicados ao cálculo estrutural, nenhuma obra sai do papel. Os profissionais dessa área são responsáveis por realizar todos os cálculos relacionados à fundação de uma construção. Logo, é imprescindível para a segurança e estabilidade da edificação, de modo que o engenheiro civil deve analisar desde as estruturas metálicas até concreto armado, entre outros materiais.

  • Segurança do trabalho

Pode ser surpreendente para alguns, mas a área de segurança do trabalho também emprega muitos engenheiros civis. As funções que o profissional executa nesse sentido concerne a fiscalização e proposição de soluções que viabilizem e garantam a segurança dos trabalhadores na obra. Além disso, também é sua responsabilidade verificar se a construção não está ferindo a legislação.

  • Geotécnica

A geotécnica é uma das áreas mais desafiadoras da construção civil. Para atuar nela, é preciso conhecer profundamente a geologia. Em geral, grandes obras de infraestrutura, como hidrelétricas e barragens, necessitam de especialistas em geotécnica para lidarem com questões que envolvem escavações e mecânica dos solos. A problemática da preservação do meio ambiente também está ligada a essa área, sobretudo no que diz respeito a projetos de aterros sanitários.

  • Hidráulica

Outra área fundamental da engenharia civil é a hidráulica. Aqui, a função desse profissional é realizar o planejamento hidráulico das obras, aplicando seus conhecimentos sobre mecânica dos fluidos. Trata-se, portanto, de uma peça fundamental nas construções, pois garante projetos mais seguros, evitando assim problemas estruturais que poderiam comprometer a integridade da edificação.

  • Perícia

A perícia é a área perfeita para aqueles engenheiros civis que não desejam ficar longos períodos em canteiros de obras. Ao se especializar nessa função, o profissional da engenharia será responsável por avaliar construções em andamento, bem como após a conclusão. É seu dever emitir laudos e pareceres técnicos, apontando eventuais irregularidades legais ou estruturais, identificando falhas que precisem ser corrigidas.

Como escolher a área de atuação de Engenharia Civil 

Enquanto alguns ficam entusiasmados com tantas possibilidades para atuar no ramo da engenharia civil, outros podem ficar aflitos na hora de decidir. Se esse é o seu caso, confira nossas dicas para escolher uma das áreas de atuação na engenharia civil.

“Conhece-te a ti mesmo”

O autoconhecimento é a principal forma de fazer escolhas assertivas para o seu futuro. Portanto, procure se autoavaliar e identifique se você possui um perfil mais analítico ou mais pragmático. Questione-se sobre o estilo de trabalho e rotina que você gostaria de ter na sua carreira, pois isso também será de grande auxílio para filtrar as opções, reduzindo-as àquelas que têm mais a ver com você.

Analise as disciplinas que mais lhe interessam durante o curso

Ao longo da graduação, você estará em contato com aspectos gerais de cada uma das áreas de atuação da engenharia civil. Nos últimos semestres, as disciplinas tornam-se mais específicas, e você poderá então identificar temas com os quais mais se identifica e que, portanto, gostaria de se aprofundar. Percebeu que uma das matérias se destacou? Que tal conversar com o professor responsável para saber mais sobre o campo.

Pense em suas habilidades e dificuldades

Todos temos aptidões que refletem na nossa maior ou menor facilidade de compreender determinados conteúdos, bem como colocá-los em prática. Portanto, reflita sobre quais são as competências e habilidades que você pode desenvolver da melhor forma possível para se destacar na vida profissional.

Considere suas ambições

Profissionalmente falando, onde você gostaria de estar daqui a cinco anos? Essa é uma pergunta recorrente nas entrevistas de emprego, principalmente porque a resposta pode revelar tanto as preferências quanto a ambição do candidato. Mas para fazer esse exercício por conta própria, pegue caneta e papel e anote seu projeto de vida. Quais decisões irão te levar a conquistar esses objetivos? Assim, você conseguirá reconhecer qual o melhor caminho para você.

Locais com oportunidades para profissionais da Engenharia Civil

Como vimos, as possibilidades de áreas de atuação da engenharia civil são amplas. Entretanto, no Brasil, algumas regiões e estados oferecem melhores oportunidades do que outras. De acordo com dados levantados em dezembro/18, as cidades que mais demandam mão-de-obra de engenheiros civis, são:

  • São Paulo, SP 
  • Rio de Janeiro, RJ 
  • Belo Horizonte, MG 
  • Porto Alegre, RS 
  • Curitiba, PR

Os principais contratantes dos habilitados na área são as construtoras e escritórios de projetos de engenharia civil. Contudo, você poderá encontrar muitas oportunidades também no setor público, e até mesmo ingressar na carreira militar como engenheiro. A média salarial é de R$ 7.325,00.

Existe ainda a possibilidade de se tornar um empreendedor na área, abrindo seu próprio negócio. Logo, se seu objetivo é se tornar um profissional autônomo, confira o conteúdo que preparamos especialmente para você: Escritório de engenharia civil: como montar e o que considerar.

Conheça o curso de Engenharia Civil da Unicep

E aí, qual foi a área da engenharia civil que mais te interessou? Se identificou com alguma das que apresentamos neste artigo? Independente da sua decisão, estamos certos que com uma formação sólida você alcançará seus objetivos e se tornará um engenheiro diferenciado e capacitado! Conte conosco!

O curso de Engenharia Civil da Unicep conta com corpo docente especializado e grade curricular sempre atualizada. Explore nosso site para conhecer mais sobre essa graduação. Sentiu que engenharia civil não é o curso certo para você? Não esquenta, aqui no nosso blog você encontra valiosos conteúdos para te ajudar na fase pré-vestibular e na vida universitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *