Áreas da contabilidade: saiba as possibilidades que estão em alta

As áreas de contabilidade são diversas e apresentam excelentes oportunidades para os que desejam fazer carreira. O primeiro passo em direção a esse objetivo é fazer uma graduação. Para isso, é necessário escolher bem a instituição de ensino. Dessa forma, você estará preparado e será um profissional diferenciado no setor contábil.

Áreas da contabilidade

Neste artigo, apontaremos as áreas de contabilidade que estão em alta no mercado de trabalho. Mostraremos também o perfil do profissional contábil e indicaremos uma graduação renomada para cursar. Confira os próximos tópicos!

O que é o curso de contabilidade?

Explicando de forma simples, o curso de contabilidade (ou ciências contábeis) forma bacharéis com capacidade de planejar e gerenciar a área contábil de empresas ou pessoas físicas. Na prática, por meio dessa qualificação, o profissional realiza o registro, controle de despesas, receitas e lucros. 

Outra prática aprendida é a administração do fluxo financeiro, elaboração de estratégias inteligentes e prestação de assessoria especializada. Após a conclusão do curso superior de contabilidade, o profissional pode se especializar em determinada área por meio de uma pós-graduação, mestrado ou doutorado.

Quais são as áreas da contabilidade que estão em alta

Podemos dizer que as áreas da contabilidade estão em um cenário de prosperidade. São inúmeros os setores de atuação. Sendo assim, os profissionais tem o privilégio de optar pela área que mais lhes interessa ou com o maior número de vagas de emprego. A seguir, alistamos os setores mais procurados pelos profissionais contábeis.

Contador em escritórios

Em geral, a carreira de um contador de escritórios se inicia na função de assistente contábil. Quando atinge o cargo de contador, o profissional se torna responsável pelos lançamentos de notas, cálculos de impostos, controle de receitas e gestão de obrigações acessórias. As oportunidades dessa área estão em empresas, comércios, hospitais, escolas etc.

Assessoria

O assessor contábil trabalha no suporte do serviço prestado pelo contador. Enquanto esse último é o principal responsável pelo planejamento estratégico da contabilidade de uma empresa, o outro atua nas rotinas relacionadas: escrituração contábil, serviços fiscais, tributários, cálculos trabalhistas, área de custos e gerenciamento das finanças.

Auditoria contábil

A auditoria contábil pode ser realizada de duas maneiras: interna ou externa. No caso da auditoria interna, o contador analisa os dados, verifica processos e lida com procedimentos contábeis de uma empresa. Na prática, o profissional será um colaborador efetivo de uma organização.

Por outro lado, o auditor externo realiza um trabalho temporário para a empresa. Por meio dessa contratação, o negócio entende se os contadores internos estão executando os procedimentos da maneira correta. Além disso, o auditor pode propor novas estratégias para melhorar a contabilidade interna.

Consultor trabalhista

No mercado de trabalho, o contador também pode ser um consultor trabalhista. Isso significa que o profissional será contratado pelas empresas para ajudar em diversos segmentos, como:

  • Tributos;
  • Comércio exterior;
  • Finanças;
  • Análise financeira;
  • Contabilidade internacional etc.

Para ter sucesso como consultor, o profissional precisa obter especializações, ter uma boa experiência na área de contabilidade e eficiência nos resultados. 

Perícia contábil

Essa área da contabilidade tem a função de verificar e comprovar o desvio ou a utilização incorreta das verbas financeiras tanto por órgãos públicos quanto por empresas privadas. Normalmente, esse profissional é contratado por uma das organizações que estão envolvidas em um processo judicial ou pelo poder judiciário.

Para atuar na perícia contábil, o profissional precisa se registrar no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Também é necessário que seja transparente, honesto e ético nas suas práticas.

Contabilidade pública

Outra área que precisa de contadores é a contabilidade pública. Nesse setor, estão incluídas as instituições públicas, como: Tribunal de Contas, Prefeituras, Governos Estaduais, Ministério Público, Tribunal Federal (ou Regional) do Trabalho etc.

Na prática, o contador público atua na organização das contas, análise dos dados financeiros, relatórios, gestão das movimentações patrimoniais e orçamentárias. Todas essas tarefas precisam ser realizadas conforme as legislações vigentes.

Como é o mercado de trabalho para o profissional contábil?

Podemos dizer que o mercado de trabalho para contadores está bem aquecido. Além de boas oportunidades espalhadas pelas regiões brasileiras, existem também as vagas para empregos internacionais. 

Segundo dados apresentados pelo site Salário, em um ano, a área contábil gerou 2.135 novos postos de empregos formais e registrou 34.100 contrações formais com carteira assinada. Quanto a média salarial, fica em torno de R$ 4.654,82 para uma carga horária de 43 horas semanais. 

Qual o perfil do profissional contábil que o mercado busca?

Existem algumas características que devem fazer parte do perfil de um profissional contábil. Dessa maneira, é possível exercer as atividades com eficiência e progredir na carreira. No geral, o contador precisa ser ético, disciplinado, responsável, organizado, apegado as regras da legislação e ter facilidade (ou gostar) de lidar com números.

Além desses atributos, há outros que merecem um destaque mais especial. A seguir, apontamos cada um deles.

Conhecimento técnico

A formação acadêmica, cursos de qualificação e especialização profissional, são indispensáveis para o sucesso na carreira contábil. As empresas avaliam e valorizam o conhecimento técnico dos candidatos a uma vaga interna de emprego. Sendo assim, é importante investir no estudo e na atualização de técnicas ligadas a contabilidade. 

Fluência em inglês

Devido à globalização e a interconectividade vinda por meio da transformação digital, foi reduzida a distância entre as empresas (e profissionais) localizadas em várias partes do mundo. Atualmente, o idioma que “une” todo o mundo corporativo global é o inglês. 

Quando o contador tem fluência nessa língua, muitas oportunidades se abrem. Por exemplo: trabalhar em empresas multinacionais, conquistar clientes no exterior, fazer networking com profissionais de diversos países, obter uma promoção de cargo ou aumento na remuneração.

Multidisciplinaridade

Ser multidisciplinar significa entender como funciona várias áreas da contabilidade. Para o profissional da contabilidade, essa habilidade o capacita para atuar em diversos processos, ter uma visão mais abrangente sobre situações complexas e facilidade em propor soluções para os desafios do dia a dia.

Visão estratégica e comercial

O contador pode ser um empreendedor. Isso significa ser dono de uma empresa ou um profissional autônomo. Para ingressar nesse universo, é importante ter uma visão estratégica e comercial. 

Sendo assim, será mais fácil identificar boas oportunidades de negócios ou áreas da contabilidade que carecem de bons serviços. Desse modo, o profissional pode expandir a sua lucratividade. 

Conheça a graduação em Ciências Contábeis da Unicep e leia mais conteúdos do blog!

Para os que desejam ser contadores de alto desempenho e diferenciados, o melhor caminho é investir na graduação de Ciências Contábeis da Unicep. Ao realizar esse curso, o aluno:

  • Desenvolve habilidades profissionais necessárias para atuar na área contábil;
  • Obtém conhecimentos técnicos e científicos avançados;
  • Aprende a planejar, coordenar, analisar e controlar a área contábil de uma empresa ou do próprio negócio;
  • Se capacita para atuar nos mais diversos setores e áreas da contabilidade.

Além desses conhecimentos, a graduação da Unicep conta com um time de professores renomados e especializados. Sem falar que os nossos métodos de ensino são adequados para a realidade atual dos alunos e as exigências do mercado de trabalho. Sem dúvidas, estudar na Unicep é um estratégia inteligente!

O que achou de nosso artigo? Entendeu quais áreas da contabilidade estão em alta? Quer continuar bem informado? Então, acesse o blog da Unicep e leia outros artigos publicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *