Área da saúde: conheça carreiras que são alternativas à Medicina

Área da saúde: conheça carreiras que são alternativas à Medicina

Medicina não é a única escolha para quem gostaria de atuar na área de saúde. Conheça aqui quais são as carreiras alternativas à medicina!

Se você acredita que tem vocação para saúde, precisa saber que medicina não é a única opção. Muitas pessoas enxergam apenas esse caminho, no entanto, existem diversas profissões que estudam o corpo humano.

Na pandemia do novo coronavírus, em 2020, ficou claro como o bem estar coletivo e a saúde pública é resultado do trabalho de vários profissionais, atuando em conjunto.

Se você gosta da ideia de cuidar do próximo, vai bem em Ciências Biológicas, tem afinidade com anatomia e cuidado com o corpo, saiba que existem outras profissões para seguir além da medicina em si.

Aqui nesse post, vai conhecer mais sobre cada uma delas e escolher aquela que tem mais a ver com você. Cada profissão tem a sua beleza e saber que existem escolhas além da medicina é importante para planejar a sua trajetória profissional.

Vamos lá!

Profissões na área da saúde alternativas à medicina

Farmácia

A primeira carreira alternativa à medicina que iremos falar é a Farmácia. Desenvolver e manipular medicamentos para prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde humana é a essência da atuação do farmacêutico. Mas não para por aí. Suas atividades profissionais estendem-se às análises clínicas e toxicológicas e ao controle.

Planejamento, gerenciamento e desempenho da assistência são outros atributos da carreira. Na pandemia do novo coronavírus, a profissão ganhou destaque pela importância dentro das equipes multiprofissionais de saúde na pesquisa e tratamento da Covid-19.

Biomedicina

Estudar os microrganismos que causam doenças e buscar tratamentos/vacinas são as principais atribuições do biomédico. Se por acaso, você interessa-se por esse tema, a biomedicina pode ser uma boa opção.

A função principal do biomédico é entender como combatê-los. Pode ser considerada uma alternativa à faculdade de medicina, porque trabalha a fundo as aplicações práticas dos tratamentos, concentrando-se em pesquisas e ensaios laboratoriais.

Educação Física

Se seu foco está na manutenção da qualidade de vida, o educador físico desponta como uma boa oportunidade de carreira. A profissão de educação física conduz todo o processo da realização de uma atividade física.

Isso inclui motivar, promover e supervisionar a prática de esportes. Para isso, é importante conhecer a fundo a anatomia humana como garantia de bons resultados e assegurar a prática saudáveis dos exercícios.

Odontologia

Se você gosta de anatomia humana e cirurgia, a odontologia precisa estar no seu radar. Essa é uma uma das áreas das Ciências da Saúde que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento das alterações dentárias, da cavidade bucal e das estruturas anatômicas adjacentes.

É uma alternativa interessante à medicina porque envolve conhecer o corpo humano nos âmbitos teóricos, laboratoriais e clínicos. Ainda envolve atendimento ao público.

Ambas possuem uma linha de atuação semelhante, tanto que em outros países, a odontologia é uma especialização da faculdade de medicina.

Enfermagem

Um principais protagonistas do sistema de saúde, o enfermeiro é responsável por assistir os pacientes nos tratamentos, monitorando o progresso e os resultados desejados.
Atua lado a lado com os médicos ao desenvolver o plano de cuidados interdisciplinares e aprimorar a qualidade e a segurança dos envolvidos. Além disso, são peças-chave na atenção primária, na longa permanência, na assistência domiciliar e nos cuidados paliativos. Conheça o curso de enfermagem.

Fisioterapia

Se você gosta é apaixonado pela anatomia do corpo humano e suas aplicações, a fisioterapia pode ser uma boa opção de carreira. Dentre seus atributos está
identificar lesões e doenças para depois planejar o tratamento.

Para isso, o fisioterapeuta utiliza técnicas avançadas como massagens, sessões de laser e aplicação de pressão térmica (frio e calor). O contato com o paciente, a análise, diagnóstico e o prognóstico aproxima a fisioterapeuta da medicina.

Nutrição

Os nutricionistas promovem a alimentação saudável essencial para um estilo de vida saudável e a promoção do bem estar. Para isso, estudam profundamente o corpo humano e de que maneira os alimentos influenciam cada aspecto do corpo humano.

Com base nisso, a nutrição é responsável por elaborar opções dietéticas de acordo com as condições físicas de cada pessoa. Para isso, precisam entender a reação dos alimentos em cada tipo de corpo e descobrir quais são as mais indicadas. Devido à essas características, a nutrição pode ser uma boa alternativa à medicina.

Psicologia

Para fechar nosso conteúdo sobre carreiras alternativas à medicina vamos falar da psicologia. A carreira de psicologia consiste no entendimento do comportamento e das motivações humanas por meio do estudo da mente. Para isso, além de conhecer a anatomia humana a fundo, é importante orientar o processo de avaliação e identificar os sintomas psicológicos.

Dessa forma, aproxima-se da medicina porque, em grande parte dos casos, é fundamental avaliar as funções motoras em nome de um diagnóstico assertivo.

Pronto! Agora você conhece oito profissões consideradas alternativas à medicina. Todas as carreiras alternativas à medicina são focadas no cuidado ao corpo humano, levando em consideração a anatomia, a saúde mental e, muitas delas, existe um atendimento ao direto ao público, contato com pessoas.

Pense sobre suas motivações na hora de escolher a carreira. Se sua vocação envolve o cuidado com o corpo, nem sempre a medicina é o melhor caminho para você. Analise suas opções e esperamos que esse post tenha ajudado nisso.

Gostou desse post? Aqui no blog da Unicep, você tem acesso a diversas dicas e orientações profissionais para ajudar na escolha da sua carreira e nos seus planos de estudo! Fique conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *