Aprenda 7 dicas simples de como ECONOMIZAR na Faculdade

Para o universitário, economizar, ou seja, lidar com o dinheiro acaba se tornando uma coisa sistemática.

Todo dia algum gasto surge, mas infelizmente dinheiro não aparece do nada. Não da pra sair gastando desenfreadamente.

Mas é fato que ao longo do curso você terá que investir parte do seu dinheiro em alguns pontos.

Entenda cada um destes pontos, para que você possa fazer esse investimento da melhor maneira possível, sem desfalcar sua situação financeira e alcançando bons resultados para você.

Planeje seus gastos

Você mais do que ninguém sabe quanto de dinheiro tem guardado ou a receber, portanto, é imprescindível que saiba o quanto poderá gastar com comida, com baladas e com a própria faculdade.

Portanto, crie um planejamento no qual você determinará o limite dos gastos.

Deixe em tópicos cada ponto, por exemplo: alimentação, transporte, festas, academia, etc. Dessa forma terá uma visão mais ampla das suas finanças, saberá exatamente quanto poderá gastar em cada um dos tópicos.

Esse controle propiciará que o seu dinheiro seja gasto de uma forma mais equilibrada e consciente.

Evite comer fora

É óbvio que o universitário sente fome, quem não sente?

Mas cuidado com isso, aquele salgado ou lanche que você come todos os dias no intervalo, pode significar um grande aumento dos gastos no fim do mês, além de não ser muito saudável.

Procure preparar sua comida. Leve lanches e frutas para a faculdade, sucos ou água. Preparar a sua própria alimentação pode ser muito prazeroso e além disso, te renderá uma economia muito significativa.

Use a biblioteca e sebos

Ao longo do curso, inúmeros livros são pedidos pelos professores, para preparar teses, estudos para provas, sínteses. Mas não é motivo para você sair comprando livros novos.

A biblioteca da sua instituição está totalmente ao seu dispor, é gratuito e o acervo é amplo e sempre atualizado, utilize desse benefício.

Quando sentir necessidade de adquirir um livro, faça uma busca pelos “sebos”, a chance de você encontrar esse mesmo livro pela metade do preço é muito grande e você economiza muito ao deixar de comprá-lo em uma livraria comum.

É incrível a diversidade de livros interessantes que os “sebos” dispõem, aproveite.

Procure bolsas de estudo ou descontos na mensalidade

Muitas faculdades oferecem para seus alunos, algum tipo de auxílio, seja através de descontos na mensalidade, ou os bônus por pagamento antecipado da mensalidade. Procure se informar a respeito dessas possibilidades, na sua instituição.

Será muito importante para você que quer economizar, beneficiar-se destes bônus, pagando as mensalidades sempre no prazo correto.

Mas se o desconto na mensalidade não for o suficiente para você e ainda seja necessário economizar mais, talvez seja preciso se informar nos departamentos específicos de sua instituição a respeito de financiamentos e bolsas de estudo.

Utilize sua carteirinha de estudante

Essa é uma forma muito boa de economizar, pois o lazer é fundamental.

A carteira de estudante garante pagamento parcial, ou seja, de “meia” entrada, nos cinemas, teatros, shows, etc. Assim, você continua saindo, porém sem gastar o valor integral que boa parte das pessoas pagam.

A balada também é necessária, afinal, ninguém é de ferro, apenas planeje melhor suas saídas.

Vá de transporte público e caronas

Ir para a faculdade pode ser um problema também para quem quer economizar. Na condição de ter um carro, muitas vezes é melhor deixá-lo guardado, afinal os gastos com combustível pode ser maior do que você espera.

Nesse caso, procure utilizar transporte público.

Se informe se na sua cidade o estudante também pode pagar “meia” nas passagens de ônibus, ou se oferece transporte gratuito. Outra solução é pedir carona, aproveitar de conhecidos que moram por perto.

Dividir o combustível com amigo pode ser as vezes mais em conta do que pegar ônibus e também ajuda o amigo a economizar.

Vale a pena colocar todos essas ideias na ponta do lápis e então decidir o que é mais eficiente para a sua economia.

Uma outra ideia é ir de bicicleta, muitos jovens já aderiram à esta prática, que é barata, saudável e extremamente prazeroso.

Procure um emprego, estágio ou freelance

Não é impossível conciliar o trabalho e faculdade.

Na verdade é algo muito enriquecedor, afinal, o senso crítico e de responsabilidade que se ganha é muito grande e poderá ser aplicado no que você aprende na sala de aula.

Além de tudo isso, um trabalho, estágio ou freelance, te proporcionará o retorno financeiro que você está buscando.

Economizar e até poupar é a ordem e todas as dicas que nós demos aqui são possíveis de serem seguidas.

Com o passar do tempo, você estará adequado à sua realidade e economizar e poupar passará a ser um hábito.

Conclusão

A faculdade requer sim, muitos gastos, mas isso não é motivo de sofrimento. Lembre-se de que é uma situação passageira e logo você estará colhendo seus frutos.

No dia a dia, lembre-se que tudo tem uma solução, um caminho alternativo. Basta você procurar e se atentar, como por exemplo, para os pequenos gastos com efeito cumulativo.

Se sua grana é propiciada por sua família, ou mesmo que você trabalhe, ou tenha qualquer outra fonte de renda, permaneça firme nas nossas dicas.

Afinal, elas não servem apenas e exclusivamente para te fazer economizar, mas sim para te dar uma noção de administração financeira, que fará muito bem, para você e para seu futuro!

Agora que já sabe como economizar na faculdade, que tal “investir no próprio negócio?”.