Anatomia humana: seis cursos para estudar na faculdade

Anatomia humana: seis cursos para estudar na faculdade

Aqui nesse post, vamos mostrar seis cursos de graduação que destacam-se por estudar a anatomia humana. Confira!!!

O corpo humano é uma máquina perfeita e saber mais sobre o funcionamento do organismo é um atrativo para quem decide seguir a área de Ciências Biológicas. Algumas vezes, esse até é o motivo para a preferência.

Por mais que Medicina seja a primeira faculdade que vem à mente quando falamos sobre anatomia humana, existem diversas carreiras ligadas a essa área.
Assim, muitas vezes, as pessoas ficam em dúvida sobre qual curso escolher.

Para ajudá-lo nessa decisão (e mostrar outras opções) vamos mostrar seis cursos de graduação que destacam-se por estudar a anatomia humana. Vamos lá?

Seis cursos para estudar anatomia humana na faculdade

1. Biologia

A biologia é uma ciência que estuda a vida e a constituição dos seres, desde os microscópicos até os complexos como os humanos. Dentre suas atribuições está a compreensão do funcionamento dos organismos, a sua relação com outros da sua espécie e o ambiente em que vivem. No meio das espécies estudadas estão os seres humanos e para compreender a sua formação e os seus hábitos é necessário estudar profundamente a anatomia humana.

2. Biomedicina

Estudar os microrganismos que causam doenças e buscar tratamentos/vacinas são as principais atribuições de quem escolhe o curso de biomedicina. Para entender melhor como os vírus e bactérias agem no corpo e como combatê-los com eficácia é fundamental conhecer todos os detalhes sobre a anatomia humana.

3. Fisioterapia

Identificar lesões e doenças, além de tratá-las por meio de técnicas avançadas como massagens, sessões de laser e aplicação de pressão térmica (frio e calor). Essas são as principais atribuições de um fisioterapeuta o que, por si só, já demonstra a necessidade de ter conhecimento sobre a anatomia humana.

4. Educação física

A manutenção da qualidade de vida envolve atividade física e o profissional que conduz esse processo é o educador físico. Existem diversas frentes de atuação para quem escolhe essa carreira. Desde motivar, promover e supervisionar a prática de esportes até ir para uma linha mais de entretenimento. No entanto, todas possuem um fator comum: é necessário conhecer a fundo a anatomia humana para garantir bons resultados e a segurança nas práticas dos exercícios.

5. Nutrição

Os nutricionistas promovem a alimentação saudável e elaboram opções dietéticas de acordo com as condições físicas de cada pessoa. Para isso, precisam entender a reação dos alimentos em cada tipo de corpo e descobrir quais são as mais indicadas. Aí entra o estudo da anatomia e de que maneira os alimentos afetam cada aspecto do corpo humano.

6. Psicologia

A carreira de psicologia consiste no entendimento do comportamento e das motivações humanas por meio do estudo da mente. Em grande parte dos casos, avaliar as funções motoras é fundamental para um diagnóstico assertivo.
Assim, conhecer a anatomia humana é essencial para orientar o processo de avaliação e identificar sintomas psicológicos.

*

O corpo humano desperta a curiosidade de muitas pessoas e quem interessa-se por esse assunto termina buscando uma carreira relacionada às ciências biológicas. Mesmo que medicina seja a mais conhecida, existem ainda muitas profissões interessantes que estudam profundamente a anatomia humana.

Assim, se ser um médico não está nos seus planos, saiba que existem outras opções. Cada uma tem suas características e linhas de atuação e, com certeza, existe alguma indicada para o seu perfil.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que gosta de anatomia humana e gostaria de ler essa lista? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *