Se você é estudante, muito provável que já tenha ouvido este termo técnico: “Análise SWOT”
Nada mais é do que uma importante ferramenta utilizada no planejamento empresarial, seja de pequeno, grande ou médio porte.
Para quem nunca ouviu o termo, é importante saber que sigla SWOT, deriva do inglês:
- Strenghts
- Weaknesses
- Opportunities
- Threats
Que traduzidas para o português, significam: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Ou seja, quando surge algo importante para ser decidido, as empresas precisam considerar alguns fatores, como:
“o ambiente interno (ou microambiente), estudando as forças e fraquezas da empresa, e, ao mesmo tempo, estudar o macroambiente (ambiente externo), para vislumbrar as oportunidades e ameaças que se apresentam no mercado”.
Porque utilizar a Análise SWOT?
O mercado é sempre competitivo, oscilante e desafiador, em todas as áreas.
Então, geralmente, quando algo sério ou diferente acontece no mercado, as empresas têm poucas opções:
“ou se adaptam e se acomodam à nova situação, ou realizam a análise SWOT, para vislumbrarem os caminhos seguros e promissores a serem seguidos”.
O resultado da análise é chamada de Matriz SWOT, que tem por função identificar os principais fatores internos e externos a serem trabalhados.
Após concluída a análise SWOT, o empresário (empreendedor) saberá decidir com maior segurança sobre todos os prós e contras das questões que envolvem os seus clientes, produtos, fornecedores, etc.
Ou seja, qualquer decisão, para ser bem tomada, pensada e esquematizada, requer entender seu próprio negócio e tudo ao redor dele.
Isso só é possível após a análise SWOT do negócio, caso contrário, será apenas uma decisão às cegas.
Como realizar uma Análise SWOT
É relativamente fácil produzir uma análise SWOT. O mínimo necessário, será entender o próprio negócio ou estar disposto a pesquisar um pouco do mercado.
Existem vários modelos de análise SWOT disponíveis na internet. São planilhas (ou tabelas) onde, estarão localizados estrategicamente os tópicos:
“Ambiente Interno” e “Ambiente Externo”.
Ambiente Interno
Ou microambiente, onde serão estudados:
1) Forças (pontos fortes), que geralmente são: atendimento de qualidade, localização privilegiada, marca forte e consolidada, etc.
2) Fraquezas (pontos fracos), que correspondem à: falta de treinamento, atendimento precário, produtos e serviços sem diferenciais, posicionamento estratégico confuso.
Ambiente Externo
Ou macroambiente, onde serão estudados:
3) Oportunidades: aqui podem aparecer inúmeras, as oportunidades a serem consideradas, como por exemplo, a saída de um grande concorrente do mercado, verão com muito sol, volta às aulas, tudo dependerá de qual for o ramo da sua empresa e o que ela considera “uma oportunidade” oferecida pelo mercado. Também pode ser considerada oportunidade a adoção de novas tecnologias, como a Indústria 4.0, caso sua empresa esteja inserida no contexto industrial.
4) Ameaças: Devem ser considerados, por exemplo, o alto nível da concorrência, o aumento do preço da energia/combustível, a inflação, a comodidade oferecida por aplicativos e que facilitam a vida dos consumidores, dentre outros.
Veja abaixo um exemplo da Matriz SWOT geralmente utilizada :

Assim como no ambiente interno, dependendo de qual for o ramo da sua empresa, os pontos considerados oportunidades e ameaças, podem mudar, concluindo-se, que cada análise SWOT é única.
Se a análise foi preenchida com responsabilidade, verdade e consciência, o resultado será surpreendente, pois demonstrará claramente, onde houve erros e onde houve acertos, na gestão da empresa.
Se você está atento ao mercado em que atua, realiza pesquisas com frequência, vai ser fácil pra você identificar neste seu mercado, onde e quando ele oferece oportunidades e ameaças.
A ideia é valorizar as suas “Forças”, corrigir suas “Fraquezas”, aproveitar as “Oportunidades” e evitar as “Ameaças”.
Sabendo tudo isso, o caminho estratégico que deve ser seguido se torna muito mais claro, é a análise SWOT cumprindo sua função!
Conclusão
Toda pequena e grande empresa deve se posicionar após realizar uma análise SWOT.
Na verdade, esse é um estudo que deve ser feito periodicamente.
Afinal, o mercado está em constante evolução, concorrentes não param de aparecer, então, nada melhor do que estar sempre preparado para novas decisões.
Agora você já sabe o que é e como funciona essa análise, cabe a você realizar o seu estudo, com consciência e responsabilidade, para as futuras tomadas de decisões.
Caso ainda esteja em dúvida sobre como desenvolver a melhor análise, continue pesquisando.
Existem várias formas para se fazer essa análise e todas elas levam para excelentes caminhos estratégicos.
Entenda agora “como abrir a sua primeira empresa como MEI” e faça a sua própria análise SWOT.