Afinal, o hábito da leitura é fundamental para a universidade?

A leitura é fundamental para a universidade, porquê, entre tantas outras razões, a leitura desenvolve nossa imaginação e criatividade. É com a leitura que desenvolvemos nosso intelecto, que nos tornamos mais cultos e adquirimos conhecimentos diversos e enriquecemos nosso vocabulário e escrita.

Vamos abordar neste artigo a importância de ler e conhecer os livros indicados para os universitários, independente do curso de sua escolha. Além disso, disponibilizamos algumas dicas, caso você ainda não tenha adquirido o gosto pela leitura.

Por que é tão importante desenvolver o hábito da leitura?

Bom, assim como foi falado na introdução, o hábito de ler ajuda no desenvolvimento do cérebro, potencializando sua imaginação, a interpretação de fatos, além de fortalecer sua memória e deixar seu raciocínio mais veloz.

Fora isso, ler te ajuda a desenvolver uma maior capacidade de argumentação. Ou seja, os maiores críticos do mundo, da sociedade, são aqueles que possuem grande apego pela leitura, se tornando pessoas prontas para enfrentar qualquer problema e se posicionar em qualquer tema.

Para os que estão se preparando para o vestibular, o hábito de ler também pode ser um ótimo diferencial. Isso porque quem lê com certa frequência possui uma maior habilidade para formular textos, produzir redações e por consequência adquirir maiores notas.

Já os que estão dentro da universidade tiram proveito disso no momento do desenvolvimento de teses, trabalhos no geral e também na hora de realizar as necessárias apresentações. Afinal quem lê bastante, possui um vasto vocabulário e consegue formular uma oratória que seja concisa e eficiente.

Como adquirir o hábito da leitura

Ler é muito gostoso, mas para quem gosta de ler, obviamente. Entretanto, se você ainda não possui esse hábito, entenda que pode aos poucos se tornar um leitor assíduo. Entenda que essa é uma mudança extremamente importante para você, que só te trará benefícios.

Veja como proceder:

1. Comece por leituras mais agradáveis ao seu gosto

Nada de começar com leituras pesadas, extensas e complexas. Se você ainda não possui o hábito de ler, entenda que será um pesadelo ler um texto complexo, com palavras difíceis. Sua cabeça irá se cansar e ao invés de se divertir, você se irritará.

Então escolha um gênero que goste: suspense, terror, romance, quem sabe um livro que possua adaptação para o cinema. Escolher algo que desperte interesse é um ótimo começo para se tornar um bom leitor.

2. Escolha um momento do dia para a leitura

Quando queremos implementar algo em nossa rotina devemos ter constância. Ou seja, para que a leitura se torne um hábito, você precisará fazer com que isso aconteça todos os dias, em um momento padrão.

Estabeleça então o seu horário, pode ser vinte minutos após o almoço, ou antes de dormir. Mas leia todos os dias, faça disso sua rotina até que se torne algo natural e agradável.

Com o tempo, você aumentará o período do seu dia reservado para leitura, conforme seu gosto for desenvolvendo e se aprimorando.

3. Tenha sempre um livro por perto

Se você conseguir ler todos os dias em casa, um pouco que seja, já está ótimo. Porém, se você possui um dia muito corrido e anda de um lado para o outro o tempo todo, é interessante que você carregue consigo um livro, o tempo todo!

Assim, quando for ao banco aguardando na fila ou qualquer outra situação genérica, você poderá aguardar lendo um bom livro. Além de te ajudar passar o tempo, fará com que você adquira mais rápido o gosto da leitura.

4. Leia para relaxar e se divertir

A faculdade certamente irá recomendar inúmeros livros para completar o seu conhecimento universitário, abordando temas relacionados ao seu curso e o mercado de trabalho.

Caso você já tenha gosto por ler, comece então cada uma dessas indicações. Caso você ainda não goste, comece a ler em casa para se divertir: livros fantasiosos, engraçados, como preferir. Mas faça isso todos os dias e com o tempo toda leitura lhe será prazerosa, a partir daí ficará mais simples ler as recomendações dos professores.

Livros recomendados para universitários

• Como fazer amigos e influenciar pessoasDale Carnegie
  • A menina do Vale: Como o empreendedorismo pode mudar sua vidaBel Pesce
  • A Tríade do tempo: Um modelo comprovado para organizar sua vida, aumentar sua produtividade e seu equilíbrioChristian Barbosa
  • O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negóciosCharles Duhigg
  • Pai rico Pai pobreRobert T. Kyiosaki
  • Mentes BrilhantesAlberto Dell
  • Filhos inteligentes enriquecem sozinhosGustavo Cerbasi
  • A arte de fazer acontecerDavid Allen
  • Geração de valorFlávio Augusto

Cada um desses livros tem um propósito para ser lido, a maioria ensina como se relacionar com pessoas, social e profissionalmente. Assim como, transmitem conteúdos para que você se sinta mais preparado, com mais bagagem e confiança para tomar decisões. Fora esses, diversos outros podem ser recomendados, pesquise.

Todos que adquirem o hábito da leitura ainda quando criança, potencializam a criatividade, concentração, melhora o desempenho dentro da escola e futuramente, na faculdade.

Fora todos esses benefícios, ler ainda te ajuda a se tornar mais comunicativo e conhecedor de assuntos diversos, permitindo que você se sinta confortável para falar sobre qualquer coisa.

Veja bem, um estudo realizado nos Estados Unidos, pela Fundação Nacional de Leitura Infantil, demonstrou que as crianças de 0 a 5 anos que possuem contato com a leitura, aumentam sua renda anual de até 50 mil dólares no futuro. Ou seja, o sucesso não está garantido com a leitura, porém andam de mãos dadas.

Entendeu como ler pode te ajudar? Gostou das nossas dicas? Então leia mais no nosso blog e nos recomende para seus amigos.