9 Dicas para estudar em casa e tirar o maior proveito!

9 Dicas para estudar em casa e tirar o maior proveito!

Selecionamos as melhores dicas para estudar em casa e garantir um bom desempenho, motivação e foco! 

Desde o início da pandemia, alunos de todo o mundo tiveram que estudar em casa. Mesmo com as escolas e universidades reabrindo suas portas, o ensino à distância ou híbrido deve continuar. Existem vantagens nesse formato, porém algumas pessoas têm dificuldades em permanecer motivadas nos estudos.

Embora pareça conveniente, estudar em casa pode ser difícil lidar com  procrastinação e distração. Mas com um pouco de planejamento e organização, é possível adequar seu espaço e rotina para que os estudos sejam proveitosos. 

Está difícil resistir a tentação de passar o dia maratonando séries na Netflix, tirar uma soneca ou navegar pelas redes sociais? Não esquenta! Para te ajudar a permanecer produtivo durante o período de ensino remoto, compilamos 9 dicas para estudar em casa – aproveite ao máximo!

1 – Crie uma rotina

Muita gente associa rotina ao tédio. Mas a verdade é que a rotina fornece uma estrutura para fazer as coisas, evitar que as pequenas coisas se coloquem no nosso caminho rumo aos nossos objetivos. Se você não estabelecer uma rotina, pode se distrair facilmente e perceber que um dia inteiro se foi e você não fez nada.

Em primeiro lugar, é importante saber qual rotina funciona melhor para você. Portanto, faça uma autoavaliação e seja honesto consigo mesmo. Se você sabe que é alguém que funciona melhor pela manhã, certifique-se de ajustar o alarme e comprometa-se em acordar cedo. Disciplina e consistência são essenciais!

Percebeu que a noite você é mais produtivo? Sem problemas! Crie sua agenda em torno disso. Apenas se certifique de que isso não afete seu sono, pois descansar é fundamental para reter as informações estudadas. Ah! Nada de estudar na cama, hein! 

2 – Crie metas para serem alcançadas

Independente do horário que for começar sua sessão de estudos, liste tudo o que pretende concluir durante este período. Você está se esforçando para passar no vestibular? Você precisa entregar um trabalho? Certifique-se de listar seus objetivos que serão a base para seu cronograma de estudos que irá apoiá-los.

Após definir suas metas, escreva as etapas que executará para alcançá-la. Uma boa fórmula é estabelecer metas que sejam SMART: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com limite de tempo. Você também pode escrever submetas que o ajudam a definir resultados mensuráveis.

Embora nossos celulares e computadores sejam ótimas ferramentas, a boa e velha agenda de papel (ou até mesmo uma folha de sulfite) irá te ajudar a estabelecer uma conexão física com as tarefas. Além disso, você poderá consultar suas metas sem cair na armadilha da distração online.

3 – Tenha horários fixos para cada assunto

Tenha horários fixos para estudar em casa

Agora você tem em mãos a base para criar um excelente cronograma de estudos. Para alcançar suas metas e objetivos, você precisa ter foco e dedicação. Na nossa primeira dica, você já estabeleceu qual período do dia funciona melhor para estudar, certo? Mas agora vamos ser mais específicos.

Antes de construir um cronograma, olhe seu calendário e determine quantas horas você terá para concluir as tarefas. A partir disso, vincule seus horários a uma atividade específica (por exemplo: “30 minutos para realizar exercícios de trigonometria”).

Se já identificou que tem dificuldades em gerenciar o tempo, você também pode considerar o uso de um cronômetro de contagem regressiva. Isso o ajudará a permanecer comprometido com seu trabalho sem distrações. 

4 – Escolha um lugar apropriado

De todas as dicas para estudar em casa, essa é mais importante do que você imagina! Escolher um espaço adequado, bem iluminado, arejado e dispor de uma mesa e cadeira confortáveis pode fazer toda a diferença nos seus resultados.

Além disso, a organização do seu espaço pode afetar sua concentração. Um espaço limpo ajuda a pensar com clareza e foco. A bagunça vira até motivo para procrastinar. Certifique-se de ter tudo o que precisa ao alcance. Isso inclui desde o material de estudo, até uma garrafa de água e um lanchinho.

Em seguida, crie uma atmosfera que o ajude a estudar. Elimine ao máximo as fontes de distração e ansiedade.  Seu quarto até pode funcionar como espaço de estudo, mas nunca a cama, pois isso pode confundir o horário de sono do seu corpo.

5 – Evite as distrações

Você pode estar se perguntando como irá eliminar as distrações. Vamos começar pelo maior vilão do nosso foco, o celular. É quase impossível se concentrar quando o aparelho próximo a você não para de receber notificações de redes sociais, aplicativos, ligações…

A melhor coisa que você pode fazer é desligar o telefone ou colocá-lo no modo silencioso. A melhor estratégia é deixá-lo fora do alcance de sua mesa de estudo. Lembre-se de que você não quer ser interrompido. 

No entanto, se você precisa de algo mais para ajudá-lo, existem aplicativos que podem auxiliá-lo a se concentrar a se manter longe do telefone e das redes sociais. 

6 – Faça anotações

Experimente estudar ativamente e faça anotações. Antes de se debruçar sobre os livros, aqui vai algumas técnicas que você pode aplicar:

  • Pergunte-se o que você já sabe sobre aquele assunto e anote tudo que lembrar;
  • Faça perguntas enquanto lê;
  • Anote os pontos principais com suas próprias palavras;
  • Faça um resumo, flashcards ou mapas mentais para suas revisões futuras;
  • Faça o máximo de exercícios possíveis e anote as dúvidas que surgirem para consultar o material, colegas ou o professor.

Isso auxiliará não apenas no direcionamento de sua sessão de estudo, mas também ajudará a reter melhor o conhecimento. Fazer anotações durante as aulas remotas online também contribui para voltar sua atenção para o conteúdo da que está sendo apresentado.

7 – Utilize a tecnologia a seu favor

A principal reclamação durante o período de isolamento social é a falta de interação com familiares, amigos e colegas de trabalho/classe. Se você sente falta de estudar em grupo, a tecnologia pode te ajudar – e muito! Por que não organizar uma sessão de estudo via Zoom ou Skype? 

Deixe o microfone desligado e simule uma biblioteca. Isso pode contribuir para a motivação. Além disso, as universidades e escolas têm muitos recursos online para mantê-lo conectado com seus estudos. Não hesite em entrar em contato com professores pelas plataformas disponibilizadas pela instituição de ensino.

8 – Alimente-se bem e descanse!

Seu corpo e cérebro também precisam de combustível e descanso para manter sua mente saudável e ativa. Certifique-se de comer alimentos saudáveis ​​e evite aqueles ricos em açúcar e bebidas energéticas. Quer um cafezinho para despertar? Sem problemas, mas com moderação!

Quando for montar seu planejamento e cronograma de estudos, não esqueça de acrescentar pausas entre as sessões. Deixe indicado o horário de descanso, uma soneca restauradora ou um momento de autocuidado. 

Especialmente quando você está preso em casa, é importante não ser muito duro consigo mesmo respeitar seus limites. Certifique-se de tirar um tempo longe de seus livros para cuidar da mente e do corpo! 

9 – Exercite-se!

exercício físico ajuda nos estudos

Ao fazer qualquer tipo de atividade física intensa, seu o sangue fluirá para o cérebro, ativando seus neurônios. Isso significa que apenas 20 minutos de exercício antes de estudar podem melhorar sua concentração e ajudá-lo a focar seu aprendizado.

Ademais, você aumentará seu nível de endorfina, hormônio produzido pelo cérebro e pela medula espinhal. Essa substância consegue reduzir o estresse e promove a sensação de bem-estar. Portanto, se você estiver se sentindo sobrecarregado, algumas sessões de exercícios regulares irão ajudar!

Dica bônus: seja gentil consigo mesmo! Estamos todos passando por um momento muito difícil. Não se cobre em colocar em prática todas as dicas deste post. Comece gradualmente e implemente aquilo que faz sentido para você! O mais importante é não desistir! Bons estudos!

Gostou das nossas dicas para estudar em casa? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de como entrar na faculdade e como ir bem nessa nova fase, por exemplo, como os podcasts podem te ajudar. Explore!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *