7 séries que todo empreendedor deveria ver

7 séries que todo empreendedor deveria ver

Essas sete séries irão te ajudar a desenvolver habilidades importantes para o empreendedorismo e se divertir ao mesmo tempo!

O empreendedorismo é um sonho para a maioria dos brasileiros. Ser dono do seu próprio negócio significa autonomia, independência, realização e salários mais justos. Para muitos, isso é a tradução de sucesso.

Como tudo na vida, o empreender tem prós e contras. Existe liberdade, no entanto, vem acompanhada de uma série de incertezas. Você desenvolve habilidades de gestão, porém, as frustrações estão constantemente presentes nesse processo.
É fundamental lidar com cenários imprevisíveis e ser resiliente. Para isso, é importante contar com habilidades interpessoais como negociação, pensar estrategicamente, ter capacidade de diálogo, firmar parcerias, entre outros.

No ensino do Brasil, são priorizadas competências técnicas enquanto as socioemocionais são, muitas vezes, deixadas de lado. Uma forma de aprendê-las é por meio de livros, filmes, séries e reality shows sobre o assunto.

Para ajudá-los nessa missão, recomendamos as séries a seguir para te inspirar. Vamos lá?

Dicas de séries inspiradoras sobre empreendedorismo

Shark Tank

É natural que você acredite no quanto a sua ideia é inovadora. O difícil é convencer as pessoas do mesmo e, mais do que isso, investir dinheiro.

Para estimulá-lo a entender como funciona a cabeça dos empresários e quais são os critérios avaliados, o reality show “Shark Tank” é altamente indicado.

Nela, os empreendedores precisam convencer os investidores em poucos minutos de que a sua ideia vale a pena. E recebem feedbacks construtivos sobre as apresentações.

O sócio

O processo de empreender envolve ter a ideia, convencer de que vale o investimento e executá-la. Além disso, é importante experimentar caminhos diferentes e analisar constantemente o resultado. Essa trajetória é a essência desse reality show.

Considerada uma inspiração para quem busca a melhoria contínua, a série mostra como o investidor Marcus Lemonis ajuda a pequenas empresas a recuperar negócios à beira da falência.

Além de trazer respostas, “O Sócio” trabalha novas ideias, apresenta lição para quem atua neste ramo e enfrenta desafios diariamente.

Game of thrones

Quem não ouviu falar de Game of Thrones (GoT) não viveu os últimos anos no planeta Terra. Uma parte do sucesso da saga baseada na obra de George R. R. Martin deve-se ao jogo político, as alianças e estratégias de conquista de poder.

A história é uma guerra de diferentes reinos dos continentes de Westeros e Essos pelo Trono de Ferro. A narrativa é indicada para empreendedores porque retrata a importância de uma rede forte de contatos e como a informação pode ser uma verdadeira vantagem.

Além disso, mostra a imprevisibilidade da vida e a mudança repentina de cenários, a realidade por detrás do empreendedorismo.

Ozark

Depois de ver seu sócio ser assassinado por um cartel de drogas, o consultor financeiro Marty Byrde é obrigado a mudar-se com a mulher e os filhos para Ozark para sobreviver.

Na pequena cidade no interior dos Estados Unidos, sua missão é lavar quantidades absurdas de dólares e explorar possibilidades de negócios ainda intocadas.

Assim como GoT, essa série aborda o jogo de poder, cenários políticos e como ter uma boa argumentação é favorável em momentos de conflito. Também ensina sobre resiliência, sobrevivência e as duras regras do mundo real.

Billions

Os dois personagens principais dessa série disputam em lados opostos da lei.
Chuck Rhoades é um promotor de um dos distritos mais importantes de Nova York enquanto Bobby Axelrod lidera uma empresa do mercado financeiro envolvida em ilegalidades.

Esse é o plano de fundo de “Billions”, um retrato do mundo das finanças nos Estados Unidos. A série é interessante para empreendedores porque ensinam sobre as regras do jogo de maneira instigante.

A complexidade das transações comerciais e das leis e as linguagens usadas pelos personagens, são ótimas referências de quem não conhece o universo das finanças.

House of cards

Apesar de mostrar a ambição excessiva pelo poder de um político, House of Cards é recomendável porque mostra a importância de articulações, parcerias, network e estratégia.

Para chegar à presidência dos Estados Unidos, o congressista Francis Underwood e sua mulher, Claire, ultrapassam limites para conquistar seus objetivos, independentemente do que aconteça.

Trazendo para o cenário empreendedor, a série mostra o jogo de poder e como funciona a influência em alto nível, além de instruir sobre técnicas avançadas de persuasão.

Suits

Harvey Specter é um bem-sucedido sócio de um escritório de advocacia em Nova York e para manter-se nesse posto, utiliza uma série de jogadas e negociatas a seu favor. Dessa maneira, com poder e inteligência conseguem o que querem.

Suits é uma série que todo empreendedor precisa ver porque mostra como
conduzir negociações. Além disso, mostra como a autoconfiança é uma habilidade chave para enxergar possibilidades onde todos veem obstáculos.

Isso é fundamental para momentos de crises, onde mesmo em cenários áridos e nas crises, as possibilidades são infinitas.

Gostou dessas dicas? Aqui no blog da Unicep você encontra dicas de empreendedorismo dentre outros temas atuais. Explore nosso conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *