7 dicas para se preparar para o vestibular ainda em 2020

Quem pretende prestar vestibular esse ano, além de precisar de umas dicas, precisa também do apoio de todos a sua volta.

Sem contar toda estratégias e maneiras de estudar. Tudo isso sem deixar com que o estresse chegue a níveis muito extremos.

Todos sabemos que o vestibular é um dos momentos mais importantes para quem pretende realizar uma graduação.

Os estudantes em sua maioria se preocupam em garantir um lugar nas melhores universidades, mas isso não acontece de maneira fácil.

Esse estudante precisa seguir com precisão o conteúdo programático, além de precisar superar uma concorrência cada vez maior nas universidades do país.

Não sabe por onde começar ou como fazer? Fique tranquilo, pois separamos 07 dicas para se preparar para o vestibular ainda em 2020.

1) Se organize e elabore um planejamento

A primeira coisa que deve ser feita antes de partir para os estudos é, antes de tudo, um bom planejamento. Nessa etapa você deve olhar o edital e conferir quais são os assuntos que irão cair.

Um bom começo é organizar uma planilha com todos os conteúdos que precisará aprender, estudar e revisar.

Dependendo do curso que tiver escolhido, algum assunto pode ter mais importância que outro, por isso, priorizar o que lhe trará mais benefícios no futuro é uma boa escolha.

Organize também o espaço no qual será sua área de estudos, seja ele seu quarto, sala, ou qualquer outro espaço destinado a essa atividade.

Desligue também todos os aparelhos eletrônicos que não forem utilizados em seus estudos. Como TV, Celular e outras coisas que possam tirar sua concentração e te distrair do verdadeiro objetivo.

2) Foque nas matérias mais difíceis

Enquanto alguns alunos preferem e possuem mais facilidade com as matérias de exatas, outros se identificam mais com a área de humanas. Há ainda quem tenha mais domínio em matérias relacionadas às ciências biológicas.

Se existem disciplinas em que você possui mais dificuldade, o ideal é que o tempo dedicado a elas seja maior.

Liste os conteúdos mais complexos e buscar uma quantidade maior de material de apoio e claro, empenhe-se ao máximo para absorver essas matérias.

3) Faça simulados

Uma boa maneira de testar seus conhecimentos é fazendo simulados e provas anteriores.

Assim você consegue ter uma noção maior do tempo que será gasto efetuando a prova e o grau de dificuldade que irá enfrentar. Ajudando então a direcionar melhor seus estudos.

4) Treine a redação

A redação é um dos pontos que merecem extrema atenção quando o assunto é vestibular.

Além de servir para demonstrar sua capacidade de compreensão e argumentação sobre os mais variados assuntos, ele também é o item que possui um grande peso no momento da nota do vestibular.

Pesquise e aprenda como se faz a estrutura de um texto e como escrever um texto argumentativo dissertativo da maneira correta.

Pratique, faça redações de diversos temas e peça para outras pessoas lerem, isso irá te ajudar a escrever sobre qualquer assunto sem muita dificuldade.

Alguns erros de português são tão comuns que valem a pena estudar e tirar suas dúvidas sobre a maneira certa de escrevê-las. Aproveite esse momento para errar e aprender à vontade.

Pois não será legal perder a nota de um bom texto por conta de erros que poderiam ser evitados.

5) Atualize-se

Apenas estudar as matérias tradicionais jamais será o suficiente se você pretende se dar bem no vestibular.

Você precisará de repertório e por isso deve tirar um tempo para ficar de olho em todas as novidades e assuntos que estão em evidência no momento.

Procure sempre ir além daquilo que as salas de aula oferecem. Faça pesquisas aprofundadas sobre os temas que estão em alta. Isso ajudará a ter mais domínio e segurança quando for responder alguma questão.

6) Assista vídeo-aulas

Nem todo mundo possui condições para pagar um cursinho ou professor particular. Mas com a ajuda e toda facilidade que a internet nos oferece, somos capazes então de aprender sobre tudo que temos interesse com as diversas vídeo-aulas encontradas em canais do Youtube.

Ou mesmo cursos online gratuitos sobre matérias específicas. Em sua maioria essas vídeo-aulas são bem completas e possuem professores muito bons.

Mas vale lembrar, se mesmo assim tiver dúvidas, pesquise por respostas em novas fontes. A internet servirá muito bem esse propósito.

7) Durma bem e acorde preparado

Antes de tudo, se puder, faça uma visita ao local da prova. Planeje o trajeto que fará no dia, para não se perder ou errar o caminho por engano.

No caso do transporte público, saiba exatamente que linha(s) irá pegar e o horário de partida de cada uma.

Antes de ir dormir, tenha certeza de que deixou seus documentos e materiais prontos para o dia seguinte, evitando correria desnecessária.

Alguns vestibulares pedem foto 3×4 recente.

Confira tudo o que será necessário levar para não dar bobeira.

Acordar cedo é importante, pois te deixará com tempo e manterá você calmo, aproveite e se alimente bem. Fazer uma refeição pesada pode te dar sono ou até mesmo fazer você se sentir mal, por isso, evite.

Conclusão

Agora é só estudar bastante e seguir nossas dicas que com toda certeza irá se sair bem e garantir sua vaga em uma boa universidade.

Gostou dessas dicas?

E já que vai começar a faculdade, talvez goste do nosso post com dicas de como realizar trabalhos em grupo.