6 vantagens dos cursos EAD para alunos com necessidades especiais

6 vantagens dos cursos EAD para alunos com necessidades especiais

Desde a inclusão social, passando pelo ensino personalizado, a EAD possibilita que o aluno especial consiga começar ou ainda retomar os estudos. Saiba mais!

O ensino online trouxe muitas mudanças na educação brasileira. Hoje em dia, muitos alunos podem estudar sem sair de casa: estima-se que cerca de 1.5 milhão de pessoas estão capacitando-se por meio da EAD.

Os motivos são variados, desde a dificuldade de deslocamento diário a um pólo físico até a instabilidade na rotina – o que impossibilita um horário fixo de aulas.

No entanto, existe uma parcela da população particularmente beneficiada com o ensino online: as pessoas com necessidades especiais. Desde a inclusão social, passando pelo ensino personalizado, a EAD possibilita que o aluno especial consiga começar ou ainda retomar os estudos.

Para entender melhor, vamos citar aqui nesse post as seis principais vantagens do ensino à distância para alunos com necessidades especiais.

No final, você vai compreender melhor porque essa modalidade de ensino traz possibilidades reais para os alunos especializarem-se, ampliarem seus conhecimentos e capacitarem-se para o mercado de trabalho.

Vamos lá.

Conheça seis vantagens da EAD para alunos especiais

1) Conteúdo online

As aulas da EAD são dispostas em um ambiente de aprendizagem (AVA) online, o que garante flexibilidade no consumo do material e otimização do tempo de deslocamento. Isso ajuda a alunos com dificuldades motoras a frequentarem um ambiente de ensino, sem precisar locomover-se todos os dias. No entanto, vale ressaltar que as provas das disciplinas são realizadas no pólo presencial.

2) Inclusão no processo de aprendizagem

Dentro do AVA, todos têm acesso ao mesmo material para o acompanhamento das aulas e as mesmas ferramentas de consulta. Para alunos com necessidades especiais, muitas vezes, esse é o principal empecilho para investir nos estudos e em capacitação profissional. Por isso, a EAD é uma modalidade inclusiva e preza pelo o que vale para um, vale para todos.

3) Flexibilidade de horários

Uma das vantagens do EAD é de que as pessoas conduzem seu próprio plano de estudo e assistem às aulas quando for mais conveniente. E para os alunos com necessidades especiais, essa vantagem é um divisor de águas, uma vez que, devido a tratamentos ou consultas marcadas, nem sempre os estudantes com necessidades especiais podem estar presentes nos momentos das aulas.

4) Ensino de acordo com necessidades

Outra característica inerente à educação a distância é de que os aplicativos, conteúdos e plataformas podem ser adaptados às necessidades especiais de cada aluno, sendo elas de ordem física ou cognitiva. Essa personalização do ensino é uma das vantagens da EAD para estudantes que precisam de que as aulas atendam às suas características individuais.

5) Tecnologia assistiva

Como dissemos nos itens anteriores, a inclusão é uma das principais vantagens da EAD. A ideia da sala de aula invertida aumenta o engajamento por parte dos alunos, o que termina empoderando os estudantes. Essa quebra de barreira é muito benéfica para os alunos de necessidades especiais. Ou seja, no ensino à distância, educação especial e geral são exercidas integralmente.

6) Aprendizagem no seu próprio tempo

Pelo fato dos materiais serem acessíveis quando necessário, o aluno conquista o direito de aprender no seu próprio tempo. O uso da tecnologia na área da educação torna possível a individualização do ensino. Ao passo que alunos têm seu ritmo de aprendizado respeitado, com ferramentas que permitem focar nos pontos mais críticos do processo, os estudantes são nivelados. Assim, todos têm acesso aos mesmos benefícios.

Dentre as principais características da EAD, a acessibilidade no ensino e a flexibilidade de horários (em especial, se tratando de pacientes ainda em tratamento) destacam-se. Afinal, no ambiente virtual, o tempo e espaço tornam-se relativos e todos os alunos estão na mesma posição em relação a colegas e professores.

É interessante notar a inclusão social que o ensino à distância traz ao aluno especial. Parte essencial de qualquer aprendizado, a estrutura do EAD proporciona o desenvolvimento de uma maior autonomia – algo extremamente benéfico, não apenas para esse público, mas, para todos os estudantes.

Além disso, permite crescimento pessoal e vantagens para a inserção no mercado de trabalho por deter características como responsabilidade e disciplina.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que gostaria de saber mais sobre como a EAD é inclusiva ? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *