6 filmes sobre BIOLOGIA que todo estudante deveria assistir

Existem milhões de pessoas pelo mundo que são apaixonados por biologia, pelos seus mistérios, suas curiosidades.

A biologia está presente em tudo: na chuva, nos animais, plantas, no dia, na noite.

Mesmo as pessoas que não são fãs dessa matéria, não deixam de se impressionar pela sua grandeza e por seus mistérios.

Por outro lado, neste mesmo mundo, existem pessoas apaixonadas por filmes, pelos seus enredos, suas curiosidades.

Cada obra conta uma história diferente, com um clímax, que desperta no público, sentimentos que no dia a dia ficam escondidos.

Quando essas duas paixões se comunicam, filme e biologia, grandes obras surgem como resultado.

Para todas as pessoas fascinadas por filmes ou por essa matéria encantadora, separamos algumas obras que reúnem o melhor dos dois mundos.

1. Splice – A Nova Espécie

Neste filme, dois engenheiros genéticos trabalham na criação de novos animais, reunindo e misturando o material genético de cada um.

O propósito desses engenheiros era descobrir soluções para fins medicinais.

Porém, esse estudo foge do controle, uma espécie híbrida -feita a partir do DNA humano surge e passa a impor sua existência no mundo.

2. A Ilha

Imagine o planeta Terra após ter sofrido uma catástrofe ambiental.

Onde parte de sua população morreu devido à uma contaminação decorrente do acidente.

Além disso, parte dos sobreviventes passam a viver em uma instalação temporária, cheia de regras, onde as pessoas praticamente abdicam de sua liberdade.

Lá, essas pessoas vivem os dias aguardando o momento de serem transferidos para “a ilha”, o único lugar seguro do planeta.

Porém, os personagens fazem descobertas que colocam em dúvida a existência da tal ilha e então partem para um plano de fuga.

3. Jurassic Park (todos os filmes)

O primeiro filme trabalha com dois paleontólogos e um matemático que são chamados para visitar o parque.

Esse parque tem como atrações, os extintos dinossauros, recriados a partir do DNA pré histórico encontrado na ilha.

Apesar do bilionário proprietário do parque, garantir a segurança do local, alguns acontecimentos provam o contrário.

A partir daí, toda a equipe é colocada em risco, à mercê de grandes predadores à solta no parque.

Os demais filmes se apresentam como continuação ao primeiro, apresentando novos enredos, porém abordando com força a genética, paleontologia e a evolução.

4. Osmose Jones

Visitando o zoológico, um homem acaba contraindo algumas bactérias que começam a afetar seu corpo.

O filme então se torna uma animação, demonstrando o interior deste corpo humano, como se fosse uma cidade.

Será preciso resolver o problema e salvar a saúde desse homem, como também, manter a ordem na “cidade” que existe dentro dele.

É assim que o personagem Osmose Jones e seu amigo Drix partem para uma grande aventura, dentro do corpo humano.

O filme Osmose Jones, além de bem divertido, mostra as funções do nosso corpo, tudo que nos compõem.

O que ajuda e muito na compreensão das crianças em relação ao corpo humano. Tornando cada órgão interno, parte de uma grande “cidade biológica”.

5. Planeta dos Macacos: Origem

O filme planeta dos macacos aborda uma experiência que teve como resultado, um chimpanzé muito inteligente.

Esse animal viveu com um humano, até que a sua inteligência começou a gerar um conflito interno, entre suas próprias crenças.

O que é certo, o que é errado. Um choque de pensamentos que o faz questionar tudo que havia aprendido até então.

Após isso, o filme se desenrola de tal maneira, que o chimpanzé passa a liderar uma revolução entre macacos contra os humanos, a fim de dominar a Terra.

Para os que gostam desse tipo de enredo, que abordam assuntos como evolução e revolução, todos os demais filmes da saga são recomendados.

6. O Físico

Filme que se passa no século XI, época em que a medicina ainda estava bastante atrasada.

Rob Cole, personagem do filme, tem muita vontade de entender o corpo humano e sua funcionalidade.

Em uma viagem para a Ásia, descobre como diagnosticar a apendicite.

Porém, não tem a chance de exercer sua função, pelo risco de ser queimado em praça pública.

Tanto o cinema como a biologia se mostram extremamente versáteis, na medida que apresentam filmes que misturam os dois universos das mais diversas formas, como:

“Ficção científica, drama, desenho e até terror, para o deleite dos apaixonados”.

Comprovando que para gostar de biologia, basta ter a cabeça aberta para perceber o quão incrível ela pode ser.

Enquanto o cinema, continua entretendo milhões de pessoas,  apresentando enredos que muitas vezes as pessoas nem imaginavam que gostavam tanto.

Afinal, essa é a magia dos filmes.

Capaz de proporcionar momentos únicos, ainda mais quando aliado a uma matéria tão fascinante quanto essa.

Agora que se distraiu com alguns filmes sobre biologia, aproveite para conhecer alguns excelentes filmes sobre física.