6 filmes para entender melhor a área de Psicologia

6 filmes para entender melhor a área de Psicologia

Um dos cineastas mais famosos de todos os tempos, Federico Fellini, afirmou que “o cinema é um modo divino de contar a vida”.  Já Orson Welles, diretor do filme Cidadão Kane, considerados pelos críticos como o melhor filme da história da humanidade, disse: “o cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho”.

Realmente, filmes imitam a vida, ajudam a entender as nossas questões humanas e, assim como os sonhos, a compreender mais sobre a mente e a famosa psiquê.

Se você gosta de filmes e pretende enveredar pela área de psicologia, está no lugar certo. Fizemos uma curadoria de seis obras cinematográficas que ajudarão a entender melhor sobre como funciona a cabeça das pessoas. Vamos lá?

Conheça 6 filmes que ajudarão a entender melhor a área de Psicologia:

A complexidade do ser humana já foi retratada em diversas obras de artes e o cinema não ficou fora disso. As obras citadas aqui mostram um pouco do dia a dia da profissão, principalmente, porque envolvem personagens que sofrem de algum transtorno psíquico.

Se você está considerando a psicologia como sua futura profissão, essa listinha vai te ajudar a entender melhor sobre a rotina.

1) O Lado Bom da Vida

Por causa de algumas atitudes consideradas exageradas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de uma temporada em uma instituição psiquiátrica, vai morar com os pais decidido a reconstruir a vida. Em uma noite, conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma moça com problemas psiquiátricos que provocará mudanças significativas em seus planos.

2) Garota, Interrompida

Nos anos 60, Susanna Kaysen (Winona Ryder) é diagnosticada como vítima de “Ordem Incerta de Personalidade” e enviada para um hospital psiquiátrico. Lá, cria um vínculo e uma relação estreita com Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga. Essa atuação brilhante da atriz lhe rendeu um Oscar.

3) Uma Mente Brilhante

Nesse filme, ganhador do Oscar de Melhor Filme, o matemático John Nash, interpretado por Russell Crowe, é um gênio e extremamente arrogante. Um dia, recebe uma missão do governo envolvendo criptografia e torna-se obsessivo para conseguir resolver as respostas. Longe do convívio social, Nash entra em uma espiral paranoica e demonstra o que pode estar por detrás de uma  mente brilhante.

4) Cisne Negro

Natalie Portman interpreta uma bailarina obcecada em conquistar o papel principal na peça “O Lago dos Cisnes”. O desafio, no entanto, não está em interpretar o Cisne Branco, e sim, o Negro. Para acrescentar profundidade no personagem e compreender a dualidade dos dois papéis, ela entra em contato com seu próprio lado obscuro. Para acessá-lo, utiliza gatilhos traumático, herdados da relação com o professor abusivo, a mãe superprotetora e a rival sedutora. A atriz ganhou o Oscar pela sua atuação neste drama psicológico com uma pegada de thriller.

5) Para Sempre Alice

Julianne Moore ganhou o Oscar de Melhor Atriz pelo papel de uma professora de linguística de 50 anos, casada, com três filhos, dona de uma carreira invejável. Um belo dia, ela começa a esquecer coisas pequenas, como palavras e lembranças. Diagnosticada com Alzheimer precoce, ela mergulha em uma angústia profunda, atormentada pela rotina degradante de uma enfermidade que não tem cura.

6) O Discurso do Rei

O príncipe do Reino Unido, pai da Rainha Elizabeth II, George (Colin Firth) é gago desde os quatro anos. Quando seu irmão, herdeiro do trono, abdica do direito a coroa, o futuro rei se vê forçado a finalmente desenvolver autoconfiança e superar a dificuldade. Com a ajuda do terapeuta de fala de método pouco convencional, Lionel Logue (Geoffrey Rush), George prepara-se para o maior desafio da sua vida: discursar para a nação. Baseado em fatos reais.

Pronto! Com essas seis obras, você está apto a ingressar no mundo denso da psicologia e entender sobre as doenças mentais, a complexidade dos tratamentos, a superação e prepara-se para sua futura profissão.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que adoraria ver essa listinha de filmes e iria adorar receber essas dicas? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *