6 carreiras que estarão em alta em 2025

A próxima década trará mudanças tecnológicas e sociais que irão afetar a natureza do trabalho como conhecemos, eliminando alguns empregos, mudando outros e criando novas oportunidades.

E é claro, uma nova economia exigirá dos profissionais novas competências e estratégias cada vez melhores para que se enquadrarem aos empregos que estão por vir. Como a área em que atua ou pretende atuar, estará em 2025? Pode se preparar para ambientes de trabalho mais internacionais, globais e multifacetados.

Se você pretende estar pronto para o futuro dessas profissões, confira no texto a seguir 10 carreiras que estarão em alta em 2025 e comece a traçar seus planos o quanto antes.

1) Medicina Geriátrica

O envelhecimento da população pode ser consequência de alguns fatores, como um maior desenvolvimento social, da expectativa de vida, do avanço nas condições de saneamento das cidades e também da redução na taxa de fecundidade, por exemplo. Essa longevidade é o motivo da Medicina Geriátrica ter sido considerada uma das profissões do futuro.

Medicina geriátrica ou geriatria é um ramo da medicina que estuda, previne e trata doenças e incapacidades em pessoas de idades avançadas. E por isso, profissionais que são responsáveis pelo atendimento médico a esses pacientes serão cada vez mais requisitados e valorizados no mercado por conta do aumento da expectativa de vida da população.

Equipes de apoio como profissionais especializados em Gerontologia, Fisioterapia e Enfermeiros também podem se beneficiar da visibilidade que essa área terá até 2025.

2) Cientista de Dados

Este profissional é capaz de lidar com big data, a enorme quantidade de dados disponíveis na internet, que pode tornar os processos internos mais eficientes, rentáveis e melhores.

Utilizando a análise de dados, conhecimentos sobre software, gestão comercial e noções de estatística e matemática para reunir uma grande quantidade de informações de big data disponíveis na internet e usá-las para pensar em soluções e possíveis melhorias em empresas, produtos e cadeias de distribuição.

E se despertou seu interesse, existem cursos específicos para essa área, assim como Engenharia e Gestão de T.I. Você encontra ambos os cursos na UNICEP.

3) Biotecnólogo

Este profissional tem destaque no mercado pois utiliza conhecimento específico para lidar com as novas possibilidades e que são diferentes entre si, como desenvolver produtos alimentícios, controle de pragas em plantações ou mesmo elaboração de medicamentos.

Essa é uma grande notícia para aqueles que planejam investir no futuro e cursar áreas como Ciências Biológicas ou Biomédicas.

4) Profissionais Criativos

Mesmo que 35% das habilidades mais procuradas pelo mercado de trabalho possam mudar até 2020, como apontado pelo relatório do Future of Jobs, do World Economic Forum, por sorte, profissionais inovadores e criativos sempre terão espaço.

“Por enquanto, os seres humanos ainda são melhores com criatividade do que os robôs”, afirma Martin Ford, autor de Rise of Robots: Technology and the Threat of a Jobless Future. Não surpreende que a criatividade seja a terceira habilidade mais destacada para 2025.

A economia criativa, como é chamada, são um conjunto de atividades capazes de gerar mais valor a um produto ou serviço e está em constante expansão no mercado de trabalho, que busca por profissionais inteligentes e que possam desenvolver alternativas criativas para a resolução de problemas.

Essa é a oportunidade ideal para quem deseja seguir carreira em Publicidade e Propaganda e se tornar um profissional com grandes capacidades criativas.

5) Advogado de Propriedade Intelectual e Direito Digital

Com o grande avanço da tecnologia e quase todos os trabalhos sendo realizados por meio digitais se torna indispensável que exista um profissional de direito capaz de auxiliar clientes na proteção e desenvolvimento de seus negócios, propriedade intelectual, tecnologias, conhecimento e inovações.

A demanda de especialistas em direito digital surgiu na necessidade de investigação de crimes cibernéticos, como a exposição de fotos íntimas, violações à propriedade intelectual e crimes antigos, mas que agora possuem sua atuação também na internet, como estelionato, calúnia, plágio, etc.

Se cursar Direito já fazia partes dos seus planos, agora você tem um motivo extra para se tornar um advogado.

6) Gerente Comercial

Não é de agora que enfrentamos crises, por isso, o país exige cada vez mais profissionais competentes que mantenham seguras as áreas de vendas e comércio das empresas.

O Gerente comercial é o profissional que basicamente gerencia as diretrizes e elabora estratégias para comercialização de produto e serviços. Os profissionais que podem se beneficiar com essa carreira são pessoas formadas em: Administração, Publicidade e Propaganda ou Engenharia.

Aprendizagem ao longo da vida

Por último, mas extremamente importante, está a aprendizagem ao longo da vida. O mundo muda em uma velocidade inacreditável e a classe trabalhadora precisa obrigatoriamente aprender coisas novas o tempo todo. É preciso alterar a forma como aprender, já que teremos tanta informação e novidades que mesmo os professores e os formadores terão dificuldades de se manterem a par das novidades.

A tecnologia será a fonte dos novos conhecimentos. Então esteja sempre preparado e estude sempre, pois somente o profissional que conseguir ser multidisciplinado, ou seja, com a capacidade de se adaptar, que terá um espaço no futuro próximo que é 2025.

A dica é procurar qual é sua área de interesse e fazer uma faculdade para se especializar ou se já estiver formado, uma pós graduação para aprofundar seus conhecimentos e se diferenciar ainda mais dos demais.

Gostou dessas dicas e quer saber por onde começar? Confira nossas dicas sobre como aproveitar a faculdade para conseguir um emprego melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *