5 razões para fazer um curso de extensão

O curso de extensão é uma forma rápida de adquirir conhecimento específico e destacar o seu currículo. Conheça sobre as razões aqui.

Você deve ter ouvido falar dos cursos de extensão, não é? Em algum momento da sua vida acadêmica ou profissional alguém, provavelmente, comentou sobre essa modalidade de ensino.

No entanto, ainda restam algumas dúvidas, como “o que é um curso de extensão?” ou “quem pode fazer esse tipo de curso?” ou ainda “quais as reais razões para se fazer um curso como esse?” – fique tranquilo.

Aqui, nesse post vamos mostrar algumas informações que irão te ajudar a conhecer mais a fundo sobre as razões para fazer um curso de extensão. Além disso, você vai descobrir porque pode ser uma opção interessante para alavancar seu currículo. Confira!

O que é um curso de extensão?

Basicamente, um curso de extensão trata de tema complementar às matérias ministradas na graduação. Por meio de atividades acadêmicas, o aluno tem acesso a um conhecimento específico em um curto espaço de tempo.

São oferecidos pelas universidades em diversos formatos, variando entre grupos de estudo, congressos e simpósios. A ideia é que nesse espaço, os alunos tenham contato aprofundado com o dia a dia da profissão.

Ao matricular-se em um curso de extensão, o aluno consegue se aprofundar em determinado tema, enriquecer seus conhecimentos e, consequentemente, ganhar mais destaque dentro do mercado de trabalho.

Quem pode fazer um Curso de Extensão?

Os cursos são destinados às estudantes de diversas áreas de atuação que queiram aprender sobre um assunto específico em pouco tempo. Também é recomendado para quem busca um rápido crescimento profissional e/ou querem se especializar-se em uma área específica. Ou ainda, para quem acredita na importância de valorizar-se no mercado de trabalho.

Vale a pena ressaltar que apesar de serem oferecidos pela universidade, os cursos de extensão não estão destinados apenas aos universitários. De uma maneira geral, é destinado a todos os interessados que já concluíram a graduação ou até mesmo a pós-graduação, mesmo que seja em outras instituições de ensino.

5 razões para fazer um curso de extensão

1) Carga horária

Como falamos acima, uma das vantagens de um curso de extensão e a sua curta duração. Por serem complementares à graduação, o conteúdo programático é idealizado por ser objetivo e traçar um paralelo rápido entre a teoria e a prática.
A duração varia de uma instituição de ensino para outra, porém, na maioria das vezes, demoram-se de um a dois meses.

2) Conhecimento prático

Como dissemos acima, os cursos de extensão aliam a teoria com a prática, o que garante conhecimento essencial para a rotina profissional. Isso é interessante porque nem sempre é possível encontrar estágios na área já que algumas faculdades possuem carga horária integral. Assim, as extensões universitárias despontam como uma opção ideal para os estudantes.

3) Investimento

Essa é uma razão e tanto para pensar em um curso de extensão: o investimento normalmente é menor do que outras opções semelhantes. É uma maneira mais acessível de adquirir conhecimento prático de forma rápida e, assim, destacar-se dos demais, conquistando melhores salários ou ainda avançando com um plano de carreira mais estruturado.

4) Melhoria do currículo

Mesmo que não tenha validade acadêmica, como acontece com a maioria das graduações e as pós-graduações, os cursos de extensão podem ser um verdadeiro diferencial no currículo. Alguns editais de concursos públicos, por exemplo, aceitam os certificados de cursos de extensão universitária como pontuação – o que pode ser um diferencial na hora de conquistar uma vaga.

5) Networking

Os cursos de extensão proporcionam oportunidades para quem quiser criar uma rede de contatos interessante, uma estratégia para profissionais de qualquer área de atuação que queiram crescer. Isso porque proporciona oportunidades para conhecer pessoas de diversas áreas, rende boas amizades, parcerias de trabalho e até mesmo, indicações de emprego.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que precisa descobrir mais sobre como funcionam os cursos de extensão? Compartilhem com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!