5 motivos para escolher um curso EAD com polo presencial estruturado

Na hora de escolher o seu curso EaD, fique atento a esse critério para não cair em ciladas. As razões para isso você conhece nesse post!

A tecnologia ajudou a humanidade de diversas formas e, talvez, a principal foi o possibilitar o aprendizado por meio da Educação à Distância (EaD). Hoje em dia, uma pessoa conquista um diploma de ensino superior, por exemplo, utilizando os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). E assim, tem acesso ao mesmo ensino oferecido em uma sala de aula convencional.

Esse é um paralelo interessante: em relação aos cursos presenciais, a EaD não fica atrás em nenhum fator determinante. Seja qualidade de ensino, carga horária, corpo docente e validade do diploma, todos os quesitos são equivalentes.

Por isso, essa modalidade de ensino corresponde a 17,4% das matrículas no ensino superior privado, segundo censo realizado pelo MEC.

No entanto, é fundamental que instituições de curso online possuam um polo presencial estruturado. Na hora de escolher a sua EaD, fique atento a esse critério para não cair em ciladas. As razões para isso, você vai conhecer em seguida.

5 motivos para escolher um curso EAD com polo presencial estruturado

Demonstra credibilidade

Segundo a regulamentação para o EaD no Brasil, é obrigatório que as avaliações e as etapas do trabalho de conclusão de curso sejam realizadas nos pólos presenciais. Ou seja, possuir uma estrutura adequada para receber os alunos significa que a instituição é suficientemente séria.

Oferece suporte ao aluno

Como dissemos acima, uma das maneiras de avaliar os alunos na EaD é fazendo uma prova em um local físico. Além disso, é nesse espaço que vão acontecer as apresentações de trabalhos de conclusão de curso e de outras atividades. Por isso, é muito importante que, nessas ocasiões, o espaço seja bem estruturado para garantir todo o suporte para o aluno.

Atendimento ao público

Mesmo que a tecnologia tenha resolvido a vida de muita gente, ainda não substituiu por completo o componente humano. Ou seja, por mais que o ensino seja virtual, inevitavelmente, você vai usar a estrutura física para resolver algum problema, como de caráter administrativo. Nesse caso, os funcionários e tutores da instituição podem te atender.

Faz parte da experiência

Já mostramos que o termo “educação à distância” não pressupõe o aprendizado apenas no virtual. Muitas pessoas esquecem-se, de que em algum momento, terão que recorrer ao pólo de apoio da universidade EaD. Utilizar laboratórios de informática, biblioteca, sala de estudos faz parte da experiência de aprendizado.

Ajuda no aprendizado

Complementando o item acima, além de proporcionar uma experiência de ensino mais enriquecedora, um polo presencial bem estruturado oferece espaços que podem contribuir com a sua aprendizagem. Esse apoio é essencial para ajudar o aluno a dedicar-se e alcançar um bom desempenho.

Dessa forma, não caia nesse erro: antes de bater o martelo sobre onde fazer o seu EaD, visite o pólo presencial e analise toda a estrutura que pode ser oferecida. Mesmo que o ensino seja virtual, em alguns momentos, você terá que ir até o polo presencial, por isso, é bom verificar a localização física.

Uma instituição de ensino confiável possui um pólo presencial bem estruturado. Isso porque, além de ser uma exigência no MEC, mostra comprometimento com o processo de aprendizagem.

Mesmo que o ambiente de ensino seja virtual, possuir um apoio físico organizado é fundamental para oferecer suporte ao aluno, garantir uma experiência significativa e maximizar a absorção do conhecimento.

Gostou desses motivos para escolher um curso EaD com pólo presencial estruturado? Que tal comentar e começar a acompanhar o blog da Unicep! Aqui tem muitas informações sobre educação à distância. Continue conosco!