5 filmes sobre FÍSICA para você estudar comendo pipoca

5 filmes sobre FÍSICA para você estudar comendo pipoca

Tudo bem, eu concordo que física não é a matéria mais agradável no ensino médio. Mas sei que existem pessoas que gostam, outras eu diria até que amam.

Porém, para essas que possuem dificuldade, quais dicas poderia dar para reverter essa situação? Assistir filmes, sem dúvida!

A melhor forma para distrair, relaxar e aprender de uma forma descontraída.

E mesmo que física seja um assunto complicado e cansativo, ele é abordado nos filmes sempre de uma maneira impactante.

Contando histórias que nos mostram uma outra face da realidade, ilustrando coisas que jamais poderíamos imaginar.

Imaginar situações que não pensaríamos existir, mas que todos os profissionais no campo da física possuem autoridade para afirmar que existem sim.

É nesse momento que percebemos como essa matéria nos explica detalhes incríveis do nosso universo, da nossa galáxia.

Ou até mesmo sem ir muito longe, todas as curiosidades do nosso planeta.

Agora, sem mais demora, os 5 filmes sobre física para que você possa estudar comendo pipoca:

1. Interestelar

Uma das maiores produções cinematográficas que aborda a física em sua trama principal.

Mesmo que não contenha nenhum físico importante participando como personagem da história, ela se desenrola mostrando o planeta terra alcançado a escassez de água e alimento.

Logo, uma equipe de astronautas e cientistas se reúnem e trabalham na possibilidade de explorar Saturno, a fim de obter um novo planeta para ser habitado.

Esse filme aborda as questões físicas com muita precisão, o que traz para o longa, um aspecto extremamente realista, que muitas vezes acabam chocando o público com certas situações.

O filme é vencedor de um Oscar e em sua produção teve ajuda de Kip Thorne, um dia colega de trabalho de Stephen Hawking.

Exatamente por isso, questões como ondas gravitacionais, buraco negro e relatividade geral são tão bem explicados e aplicados nas cenas.

2. Apollo 13 (Do desastre ao triunfo)

Imagina você viajando pelo espaço e então o tanque de oxigênio de sua nave explode.

Esse é o filme Apollo 13, trata-se de uma história verídica passada em 1970.

A Nasa envia à Lua um grupo de astronautas, durante a viagem um acidente acontece, fazendo com que o tanque de oxigênio explodisse.

Sob essas condições, os astronautas se veem presos no espaço, afinal não teriam oxigênio suficiente para fazer a viagem de volta.

Com um elenco extremamente talentoso, o filme mostra como essa equipe dentro da nave e a equipe da Nasa, trabalharam juntos para resolver essa situação.

3. Perdido em Marte

Esse filme conta a história de um astronauta que é dado como morto durante uma tempestade em Marte.

Porém, Mark Watney, o astronauta, ainda está vivo, e você acompanhará a sua tensa história em Marte, onde ele tentará desesperadamente sobreviver e entrar em contato com o planeta Terra para ser salvo.

4. A Teoria de Tudo

Um filme que conta a história de ninguém menos que Stephen Hawking.

Um dos maiores nomes do século XX. Vemos com essa obra, a incrível inteligência desse físico, algo que foi estimulado muito cedo pelos próprios pais.

Além de abordar as extensões de sua inteligência, passando por toda sua vida e chegando em suas principais teorias, o filme ainda conta como ele precisou lidar com a descoberta de uma rara doença, que mudaria sua vida por completo.

5. Giordano Bruno

Uma produção italiana da década de 70.

Porém, um filme importantíssimo quando falamos de Física no cinema.

O enredo dessa história foca em um personagem, verídico, que trouxe inúmeros avanços na área da física para o mundo de hoje.

Quem da nome à esse filme é o teólogo e sacerdote, Giordano Bruno.

Mesmo sendo frade bateu de frente muitas vezes com a Igreja Católica, isso ainda no século XVI. Por esses e outros fatos, Giordano dedicou-se mais à cosmologia do que à religião.

O que o levou a ser reconhecido pela Teoria da Infinitude do Universo.

Fora isso, Giordano ainda foi conhecido por dar origem a outros conceitos utilizados até hoje pela Física Quântica.

Porém, o que mais marcou nesse filme, é como esse foi traído por um amigo íntimo e acabou sendo queimado em uma fogueira, tudo por recusar a negar aquilo que acreditava.

Conclusão

E você aí pensando que física era chato, não é mesmo? Garanto que após assistir esses 5 filmes vai acabar procurar mais.

Afinal, filmes que contam sobre avanços da física ou trazem aspectos físicos mesmo que em filmes de ficção científica, sempre acabam nos ensinando muito.

Assistindo cada um dos filmes listados, você conhecerá um pouco mais sobre a história da física.

Além de descobrir quem foram algumas das pessoas mais importantes que contribuíram com teorias e fatos reais que chocaram o mundo.

Essa é uma forma de te aproximar de uma matéria que você tem dificuldade… Talvez depois desses filmes você até mude de ideia e passe a gostar.

Conhece alguém que tem um certo probleminha com matemática? Temos um artigo para ele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *