5 dicas de ouro pra deixar sua aula online mais divertida

Aqui nesse post, vamos dar cinco dias de ouro para tornar a sua aula no ambiente virtual mais interessante e leve. Vamos lá?

Flexibilidade de horários de estudo. Liberdade para escolher horários. Autonomia para consumir os materiais na hora que quiser. Esses são alguns dos atrativos da graduação à distância, uma modalidade de ensino que já faz parte da realidade de cerca de 1,5 milhão de brasileiros.

A EaD oferece a oportunidade de capacitar-se com ensino de qualidade sem sair de casa. No entanto, vale a pena ressaltar: não é por isso que é uma graduação mais fácil do que as demais.

Achar que o diploma conquistado em um ensino à distância não requer esforço é um erro. Assim como na modalidade presencial, a EaD demanda disciplina e obrigações do aluno.

Na maioria das vezes, planejamento e organização são essenciais, uma vez que o andamento da aprendizagem depende ainda mais do estudante.

Isso não quer dizer que estudar não possa ser divertido. Se você pretende entrar de cabeça em uma graduação ou em um curso à distância, saiba que por detrás de cada aula existe uma forma de tornar o aprendizado em algo prazeroso.

Como tornar a sua aula online divertida: 05 dicas de ouro

1) Leia com leveza

A leitura do material complementar da aula não precisa necessariamente ser necessariamente algo cansativo e demorado. O ensino à distância é uma modalidade mais dinâmica e, na maioria das vezes, o conteúdo disposto no ambiente virtual combina questões do cotidiano e visões práticas. Isso torna a leitura mais leve. De qualquer forma, nada impede de você acrescentar humor nos seus textos e transformar o aprendizado em algo descontraído.

2) Busque mais conteúdo

As aulas dentro do ambiente virtual são bem interativas, no entanto, o aprendizado não para por aí. O avanço dentro do processo de aprendizagem depende de muita leitura e estudos complementares. Na ampla maioria das vezes, os professores disponibilizam links no corpo do texto, os quais direcionam o aluno a buscar mais informações em outros meios. Por isso, uma maneira de tornar o seu processo de aprendizado mais descontraído é explorar esses conteúdos extraclasse e entrar de cabeça na matéria.

3) Abuse dos formatos de mídia

Conteúdo rico e diversificado torna qualquer aula mais interessante. Isso porque as imagens, quando estão em movimento, fazem com que o espectador fique mais atento à mensagem. Dessa forma, para aprofundar-se em um assunto transformar a sua aula online, explore várias possibilidades de mídias como:

filmes;
fotografias;
trechos de jornais;
artes;
músicas;
literatura;
e várias outras.

Guarde para sempre essa dica: uma linguagem mais diversificada e passível de reflexão é benéfico para qualquer processo de aprendizagem.

4) Interaja com a comunidade

Mesmo que a aula seja online, você pode interagir com os outros participantes e realizar atividades junto com eles. A aprendizagem no ambiente virtual é estruturada pensando em como estimular conversa entre os alunos após cada aula. Você pode fazer a sua parte, engajando com a comunidade e fazendo com que seu ambiente virtual seja mais atraente e motivador.

5) Compartilhe sua opinião

O ambiente virtual possibilita o feedback constante e, isso é importante para o aprimoramento do processo, aula a aula. Não perca a oportunidade de expressar-se, tirar dúvidas, ser presente em todas as interações. Acredite: isso será um diferencial na sua aula online.

Com essas dicas, suas aulas online, com certeza, se tornarão mais divertidas. Além disso, tenha em mente de que constância é mais importante do que velocidade. Por isso, a maioria dos cursos à distância permite que o aluno consiga acelerar o tempo de conclusão e estude mais de uma disciplina dentro do mesmo período. Isso pode ser estimulante e o mesmo tempo, prazeroso.

O segredo da EaD está em saber como gerenciar seu tempo, assim como ajustar a sua rotina e assumir esse desafio. Ao criar um cronograma de estudo e segui-lo, você pode estudar mais disciplinas e adiantar a graduação. E acrescentar leveza e dinamismo à experiência de aprendizado.

Gostou desse artigo? Conhece alguém que gostaria de conhecer essas dicas de como tornar uma aula online mais divertida? Compartilhe com seus amigos e amigas e fique de olho no nosso blog!