5 cursos para quem deseja prestar concursos públicos

Existem graduações adequadas para quem gostaria de seguir uma carreira pública. Aqui nesse conteúdo, vamos mostrar 5 cursos para concursos públicos.

Na hora de escolher uma profissão, existem diversos fatores que impactam. Quais são as suas aptidões, habilidades, realização pessoal e financeira. No final, o leque torna-se restrito, ainda mais quando avaliamos quais são as alternativas de egresso no mercado de trabalho.

Nesse ponto em específico, a carreira pública destaca-se como sinônimo de um emprego estável, remuneração condizente e benefícios. Se essa é a sua pretensão e motivação profissional, escolher uma graduação com esse fim é um passo importante.

Aqui neste post, vamos apresentar cinco graduações indicadas para quem deseja seguir a carreira pública. Vamos a elas:

Cinco graduações indicadas para a carreira pública

Escolher um curso superior pensando na carreira pública é estratégico. Primeiramente, porque existem graduações que possuem uma grade curricular com conteúdos programáticos que usualmente caem nas provas dos concursos públicos.

Depois, existem opções que abrem portas e caminhos diferentes, tratando-se de demandas e abertura de editais. Por isso, escolher determinadas graduações potencializa as chances de ascender às carreiras públicas.

Conheça quais são:

Direito

Ser bacharel em direito abre um amplo leque de possibilidades de atuação dentro do serviço público, desde magistratura, delegado federal ou civil, defensoria pública, entre outras carreiras.

Assim, ser formado em na área jurídica aumenta as chances de participar de
diversos editais de concurso. Sem contar que muitas provas cobram conteúdos estudados durante a graduação, como aplicabilidade das leis, direito civil, legislação entre outras disciplinas.

Administração

A faculdade de administração oferece uma grade curricular com conteúdos costumeiramente exigidos nos concursos públicos. Assim, essa graduação desponta com uma formação valiosa para quem almeja um concurso público.

Durante o curso, são abordados conhecimentos bastante abrangentes que constroem uma boa bagagem para ser aplicada em provas e se destacam em concursos públicos.

Enfermagem

Uma área bastante requisitada é a graduação em enfermagem, uma faculdade bem interessante para quem deseja trabalhar em cargo público. Por ser uma das profissões mais proeminentes, é frequente a abertura de vagas em esferas municipais, estaduais e federais.
Engenharia
Muitos setores públicos necessitam da formação em engenharia, independentemente da especialização. Órgãos e instituições como companhias elétricas, setores de desenvolvimento urbano necessitam constantemente de profissionais de diversos segmentos da engenharia.

Por isso, qualquer curso nessa área desponta como uma boa indicação para quem deseja prestar concursos públicos.

Pedagogia

A pedagogia em si, trabalha com o ensino-aprendizagem de crianças até determinada idade. Como toda cidade e estado precisa de professores nessa linha, por aí já tira porque essa carreira é uma opção interessante para quem quer construir uma carreira pública.

Outra opção é que permite que você trabalhe na área da educação é a licenciatura em qualquer graduação, como Geografia, História, Biologia ou Matemática.

Odontologia

Uma carreira que oferece boas opções e editais é a odontologia. Você pode trabalhar em prefeituras, em postos de saúde ou hospitais. Fora as amplas possibilidades dentro da esfera pública, a odontologia é uma profissão valorizada e possui um piso salarial elevado.
Ciências Econômicas
Ciências Econômicas pode ser uma excelente formação para dedicar a uma carreira pública. É um curso bastante amplo, onde são apresentados conceitos como legislação, cálculos e estatística que normalmente são cobrados nas provas de concurso.

Em termos de possibilidades profissionais, é um curso que permite que você possa trabalhar na área de comércio exterior, considerada uma promissora carreira pública.

Você tem agora a seu dispor cinco opções de cursos para concursos públicos condizentes com seus objetivos de prestar concurso de nível superior, passar em um concurso público e começar a construir uma carreira nesse setor.
Agora, é só correr atrás dos seus sonhos. Aqui, no blog da Unicep, você encontra dicas e informações para aumentar sua empregabilidade, estudar e aprender mais rápido e avançar na sua trajetória profissional. Explore!