5 características que não podem faltar em uma boa universidade

Após escolher qual carreira irá seguir, é chegado o momento de pesquisar e analisar quais instituições de ensino são mais adequadas para realizar o curso pretendido.

Fazer uma faculdade exige muito tempo e esforço, por isso, você precisa escolher com cuidado, pois caso termine o curso com pouco aproveitamento, a má decisão pode te perseguir para o resto da vida.

Uma universidade de qualidade deve atender às condições e exigências do mercado de trabalho. Fique tranquilo que nós o ajudaremos a avaliar qual é a melhor opção para o curso desejado.

Confira no texto a seguir cinco características que não podem faltar em uma boa universidade e decida com sabedoria qual é lugar mais adequado para você.

Nota do MEC

O primeiro passo a ser tomado é descobrir qual é nota da universidade de acordo com o MEC (Ministério da Educação). Essa é a característica mais importante a ser avaliada, pois caso a instituição não tenha uma nota aceitável, ela não estará qualificada para ajudar você com seus objetivos.

O site Vestibular da UOL preparou uma dica em 4 passos de como você pode consultar essas informações de maneira bem simples e rápida.

Passo 1 – Como acessar

Entre no site http://emec.mec.gov.br, lá você encontra informações pertinentes sobre o curso e a instituição de ensino que deseja cursar. No site também é possível saber se a universidade é credenciada e se o curso é reconhecido pelo MEC.

Passo 2 – Consulta

Após acessar o site, clique então em “consulta avançada” nas abas superiores, selecione a opção de buscar por instituição de ensino superior e digite o nome ou a sigla da faculdade que tem interesse.

Passo 3 – Observando a nota

Na parte inferior, aparecerá o nome da universidade e um valor de IGC (Índice Geral de Cursos) que pode variar de 1 a 5. As notas a partir de 3 mostram que a instituição possui uma qualidade satisfatória.

Passo 4 – Outros pontos a serem analisados

Os cursos também são avaliados pelo MEC pelo CC (Conceito do Curso) ou CPC (Conceito Preliminar do Curso). As notas vão de 1 a 5 e são satisfatórios valores acima de 3.

Passado então essa etapa e confirmando que a instituição de seu interesse possui uma nota acima de 3, podemos então passar para o próximo ponto importante, o corpo docente.

Docentes Qualificados

De acordo com o Mundo Vestibular, se a escola não contar com professores de alto nível, de pouco adiantará ter os mais modernos laboratórios. Um ponto para avaliar a qualidade do corpo docente é se eles possuem a titulação de mestre e/ou doutorado.

Alguns cursos como Ciências Biomédicas, Ciência da Computação e Engenharia de Materiais, por exemplo, podem ser prejudicados se a grande maioria de seus professores não tiverem o título de doutor.

As constantes mudanças nessas e em outras áreas acontecem de maneira muito rápida, o doutorado é um bom meio de observar que os professores estão por dentros das principais pesquisas realizadas e, portanto, são capazes de trazer essas novidades para a sala de aula, assim como o domínio para transferir esse conhecimento com mais facilidade.

Algumas áreas, como por exemplo, Administração, Ciências Contábeis e as demais envolvidas em Comunicação, a experiência do professor no mercado de trabalho conta tanto quanto títulos acadêmicos e são um ponto de extrema importância para quem deseja aprender a realidade do mercado em que deseja atuar.

Estrutura da universidade

Além de avaliar a nota da instituição e o nível de preparo do corpo docente, existe também a necessidade de conhecer a estrutura da universidade, é chegado o momento de conhecer o campus e ver se ele atender a todas as suas necessidades.

Em cursos da área da saúde, arquitetura e de comunicação, por exemplo, laboratórios adequados são indispensáveis para que o estudante tenha conhecimento prático de qualidade e possa estar preparado para o mercado de trabalho.

De acordo com o G1 da Globo, a melhor maneira de ter uma avaliação real é procurando por alunos e ex-alunos. Por estarem inseridos naquele ambiente escolar, terão as informações quentinhas para compartilhar com você. Graças às redes sociais, você consegue realizar essa tarefa de maneira fácil e sem sair da sua casa.

Avalie o estado de conservação dos prédios, confira se as salas de aula são equipadas com materiais modernos, se possuem iluminação e ventilação adequadas e também se as condições de limpeza estão de acordo com seu padrão de exigência.

O ponto mais indispensável na estrutura da universidade é se ela possui uma biblioteca, com um grande acervo de títulos e se ela conta com um espaço para estudos e pesquisas em grupo.

Projeto Pedagógico

Um currículo de qualidade é aquele que acompanha as tendências que envolvem a profissão e abrange diversas disciplinas. Mesmo as graduações que oferecem uma formação mais generalista costumam ter uma série de disciplinas optativas que ajudam a manter uma diversidade na grade curricular e assim incorporando as novas tendências da área.

Verifique se o que a instituição oferece de palestras e seminários com profissionais conceituados, pois são tão importantes para o currículo quanto a grade, elas dão ao aluno uma primeira impressão do mercado de trabalho. Verifique também se a universidade mantém boas parcerias que facilitem sua participação em programas de estágio.

Flexibilidade de horário

Esse é uma vantagem que é oferecida principalmente pelas universidades particulares, já que você tem uma flexibilidade e pode escolher em alguns casos entre fazer um curso matutino ou noturno.

A primeira grande vantagem em cursar graduação à noite, é a oportunidade que a pessoa tem de conciliar os estudos com o trabalho. Há cidadãos que precisam de uma renda salarial para, entre outros motivos, custear a vida durante a faculdade e/ou pagar as contas de casa.

E mesmo que este não seja seu caso e sua situação seja diferente, essa flexibilidade de horário ainda é uma vantagem para você. O mercado de trabalho faz questão que estudantes recém-formados tenham experiência para começarem a trabalhar, experiência essa que se obtém através de programas de estágio.

Seria um tanto quanto complicado entrar em programas de estágio estando em uma universidade que exige 100% do seu tempo todos os dias. Por isso, se quer estar a frente no mercado quando se formar, é importante que realize o máximo de estágios que conseguir.

Conclusão

Agora você sabe o que é importante para que escolha uma universidade que esteja em perfeita harmonia com seus objetivos e metas, garantindo assim que desfrute ao máximo do aprendizado e chegue com tudo ao mercado de trabalho quando for dar início à sua carreira.

Gostou dessas dicas? Que tal conferir tudo o que uma universidade particular pode oferecer de vantagens e tornar essa decisão ainda mais precisa? Confira em nosso post sobre faculdades particulares e empregabilidade e veja tudo que precisa saber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *