4 dicas para fazer boas APRESENTAÇÕES na faculdade

As apresentações de faculdade possuem um papel fundamental para a evolução do estudante. É através desses momentos que o aluno desenvolve o senso crítico, analítico, postura, capacidade de negociação e argumentação.

Tudo isso vem com o tempo, conforme os anos se passam e os trabalhos começam a ficar cada vez mais intensos, tensos e cheios de conteúdo.

A cada trabalho apresentado, as pessoas envolvidas adentram ainda mais no seu ramo de atuação, cada vez mais se aproximando do prático, mas nunca deixando o teórico.

Portanto, para que você tire o máximo de proveito dessas situações, disponibilizamos dicas, para que sua apresentação seja sempre muito boa e para que você continue em uma constante evolução.

Olho nas dicas:

1. Roteiro da apresentação

Independente do tamanho de sua apresentação, é interessante desenvolver um roteiro. Um guia que te mostrará passo a passo todas as etapas da apresentação.

É esse planejamento que garantirá o seu sucesso, o estudo e a compreensão da apresentação completa, desde à Introdução até a Conclusão, é o que permitirá que você não se perca durante o processo.

Mesmo que o nervosismo ataque, você estará tão por dentro de cada etapa, que se sentirá mais seguro e conseguirá dar conta do recado!

2. Slides minimalistas e legíveis

Esse é um tópico que atrapalha muito as pessoas.

Afinal, mesmo com recomendações, existem alunos que sobrecarregam os slides com textos. Isso faz com que as pessoas que estejam assistindo tenham dificuldade em ler o que contém no slide, como também faz com que ela se sinta desconfortável ao tentar ler.

As cores dos slides também dizem muito na hora da apresentação.

Não dá para colocar um fundo branco com palavras em amarelo, essa combinação não dá leitura, dificultando também para o público que está assistindo. Ao fazer certas escolhas, imagine-se leitor, pe a melhor dica.

Mas, se você gosta de se utilizar de slides nos trabalhos, saiba que existem famosos programas para te ajudar a fazer esses trabalhos.

Grande parte deles você consegue com acesso gratuito.

Pela internet, você consegue encontrar tutoriais e até slides pré projetados para download, para você aprender a fazer ou baixar o de sua preferência.

3. Sem enrolação

A hora da apresentação não é momento de enrolar.

Os seus professores são os jurados. Eles passaram semanas, meses, ensinando matérias para que você e sua equipe realizem a apresentação.

Querem ver o seu melhor, pra se certificarem que fizeram um bom trabalho na sala de aula.

Então, se o seu plano é enrolar na frente de todos, saiba que seus professores perceberão, e isso vai depor contra você.

Seja direto e objetivo. A ideia é falar o menos possível, mas sempre que falar, seja o mais claro e conciso que puder. As pessoas precisam entender o que você está defendendo, mesmo que sejam pessoas leigas em relação ao assunto.

Para conseguir esta façanha, experimente colocar suas falas em um papel, reescreva até se convencer que está explicando tudo que deve ser explicado, sem muito rodeio.

Garanta que tudo que você disser, esteja em conexão com os seus slides. Dessa forma ficará bem explícita a sua tese, e você ajudará o público a compreender melhor seu raciocínio.

4. Conheça bem o assunto da apresentação

Quando apresentamos algo que não fizemos, ou que fizemos sem planejamento, ou apresentamos algo que não buscamos conhecimento – abrimos espaço para o famoso “branco”, esquecemos de tudo, ou melhor, não lembramos de nada.

Esse é um problema que deve e pode ser facilmente evitado, e que só depende de você. Basta que você saiba, entenda o que está fazendo.

Quando participamos da produção do trabalho, sabemos exatamente o que aconteceu nele desde o inicio.

Já foram repassadas todas as possíveis falhas, sabemos quais foram as ideias que motivaram o trabalho e de que forma concluímos. Isso é o “saber do que está falando”.

E faz toda a diferença.

Não só os professores, mas todas as pessoas que assistem, percebem quando um aluno fala com autoridade e quando outro fala com receio ou insegurança.

Portanto, faça sua parte bem feita, participe de sua produção do início ao fim e você estará apto a apresentá-lo.

Poderia disponibilizar outras várias dicas, mas só o que te apresentamos, já é mais que suficiente para você arrasar na sua apresentação.

Se realmente se empenhar, vai se sentir muito mais confiante e surpreender com o resultado.

Faça o roteiro nos mínimos detalhes para que você conheça a apresentação do início ao fim. Monte seus slides apenas com as informações necessárias e de modo que facilite a leitura.

Seja direto, objetivo e claro com o seu público. Envolva-se inteiramente, e o sucesso será questão de tempo.

Agora você já está pronto para se tornar um expert em apresentações, descubra então as “sete dicas para se dar bem na apresentação do TCC”.